Meus Livros Favoritos Sobre Bullyng

quarta-feira, 10 de agosto de 2016


Oi gente que ama livros, hoje venho compartilhar com vocês, os meus livros favoritos que abordam o bullyng em seus enredos. O tema infelizmente nunca se desgasta porque é uma problemática recorrente da nossa sociedade, porém, acredito que se a leitura destes livros fosse obrigatória na escola e houvesse uma discussão sobre o tema em salas de aula, a conscientização seria maior.

Vamos conferir minhas escolhas:

A Lista Negra – Jennifer Brown
Essa é a história de Val e Nick. Eles são dois adolescentes que se conhecem no primeiro ano do ensino médio e se identificam de imediato. Val convive com pais ausentes, que brigam o tempo todo e só criticam suas roupas e atitudes. Nick tem uma mãe divorciada que vive em bares atrás de novos namorados. Os dois são alvo de bullying por parte de seus colegas do Colégio Garvin. Nick apanha dos atletas e Val sofre com os apelidos dados pelas meninas bonitas e populares. Ambos compartilham suas angústias num caderno com o nome de todos e tudo que odeiam, criando um oásis, um local de fuga, um momento de desabafo, pelo menos para Val. Já Nick não encara a lista e os comentários como uma simples piada. Há alguns meses, ele abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma co¬lega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista das pessoas e das coisas que ela e Nick odiavam. A lista que ele usou para escolher seus alvos.  
Resenha AQUI
Dezenove Minutos – Jodi Picoult
Sterling é uma cidadezinha comum do interior, onde nada acontece – até o dia em que a quietude é abalada por um terrível ato de violência. Peter, um adolescente socialmente isolado que há anos sofre bullying, um dia leva uma arma para a escola e abre fogo contra os colegas, matando dez pessoas. Narrações do passado revelam como as constantes provocações dos outros alunos levaram Peter a se isolar, buscando refúgio em jogos violentos de computador. Josie, filha da juíza responsável pelo caso e que já foi a melhor amiga de Peter, deveria ser a testemunha mais valiosa de acusação, mas não consegue se lembrar do que aconteceu bem diante de seus olhos – ou será que consegue? Conforme o julgamento avança, rupturas entre os adolescentes da escola e a comunidade adulta começam a se revelar, destruindo famílias e as amizades mais íntimas. 
Resenha AQUI
Eleanor & Park – Rainbow Rowell
Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo. 
Resenha AQUI
O Caçador de Pipas – Khaled Hosseine
Este é um romance emocionante, envolvente, que nos cativa logo nas primeiras páginas. Livro de estréia de Khaled Hosseini, 'O Caçador de Pipas' é uma narrativa insólita e eloqüente sobre a frágil relação entre pais e filhos, entre os seres humanos e seus deuses, entre os homens e sua pátria. Uma história de amizade e traição, que nos leva dos últimos dias da monarquia do Afeganistão às atrocidades de hoje. Amir e Hassan cresceram juntos, exatamente como seus pais. Apesar de serem de etnias, sociedades e religiões diferentes, Amir e Hassan tiveram uma infância em comum, com brincadeiras, filmes e personagens. O laço que os une é muito forte: mamaram do mesmo leite, e apenas depois de muitos anos Amir pôde sentir o poder dessa relação. Amir nunca foi o mais bravo ou nobre, ao contrário de Hassan, conhecido por sua coragem e dignidade. Hassan, que não sabia ler nem escrever, era muitas vezes o mais sábio, com uma aguda percepção dos acontecimentos e dos sentimentos das pessoas. E foi esse mesmo Hassan que decidiu que Amir seria, durante a batalha da pipa azul, uma pipa que mudaria o destino de todos. No inverno de 1975, Hassan deu a Amir a chance de ser um grande homem, de alterar sua trajetória e se livrar daquele enjôo que sempre o acompanhava, a náusea que denunciava sua covardia. Muito depois de desperdiçada a última chance, Hassan, a calça de veludo cotelê marrom e a pipa azul o fizeram voltar ao Afeganistão, não mais àquele que ele abandonara há vinte anos, mas ao Afeganistão oprimido e destruído pelo regime Talibã. Amir precisava se redimir daquele que foi o maior engano de sua vida, daquel dia em que o inverno foi mais cruel.
Resenha AQUI
Os 13 Porques – Jay Asher
Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento. 
Resenha AQUI
Perdão Leaonard Peacock – Matthew Quick
Hoje é o aniversário de Leonard Peacock. Também é o dia em que ele saiu de casa com uma arma na mochila. Porque é hoje que ele vai matar o ex-melhor amigo e depois se suicidar com a P-38 que foi do avô, a pistola do Reich. Mas antes ele quer encontrar e se despedir das quatro pessoas mais importantes de sua vida: Walt, o vizinho obcecado por filmes de Humphrey Bogart; Baback, que estuda na mesma escola que ele e é um virtuose do violino; Lauren, a garota cristã de quem ele gosta, e Herr Silverman, o professor que está agora ensinando à turma sobre o Holocausto. Encontro após encontro, conversando com cada uma dessas pessoas, o jovem ao poucos revela seus segredos, mas o relógio não para: até o fim do dia Leonard estará morto. 
Resenha AQUI

Estas foram as minhas escolhas dentro do tema e como é um tema que precisa ser constantemente pensado, gostaria de saber de vocês quais livros com este assunto, vocês me indicariam. Deixem nos comentários as indicações. Vou adorar conferir cada um deles!

Beijos 
Comentários
17 Comentários

17 comentários :

  1. Olá
    os únicos que li foram Eleanor & Park e O caçador de pipas. Gostaria muito de ler A lista negra, Os 13 porques e Perdão, pois só escuto comentários positivos sobre eles. Ótimas redomwndacoes!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oie, ivi! Uau, só indicações boas! Desses eu já li a lista negra, dezenove minutos e o caçador de pipas, que é uma das minhas paixões de todos os tempos. Os outros eu só ouço falar mas ainda não tive a oportunidade de ler. No momento não me vem na mente indicações de livros envolvendo bulling, mas se lembrar volto para contar.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ivi.
    Eu ainda não li nenhum desses livros mas todos eles eu tenho um grande interesse já faz um bom tempo. Um dos livros que eu acho mais tristes é O Caçador de Pipas e por isso mesmo eu nunca tive coragem para ler. Meu pai me contou todos os detalhes e eu chorei muito com a cena do estupro, com o sangue pingando na neve, com ele entregando a pipa... Eu não sei se algum dia vou conseguir ler porque fiquei por dias sonhando com essa cena horrorosa.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ivi, tudo bem?

    Eu ainda não li nenhum dos livros, mas A Lista Negra está no "quero ler" do Skoob há muito tempo. Infelizmente o bullying nunca deixa de ser um assunto atual. Eu mesma sofri muito bullying quando era criança, foi horrível.
    Eu tenho vontade de ler O Caçador de Pipas também, mas já peguei tanto spoiler que até perdeu a graça.
    Adorei a postagem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Essa temática será sempre atual e deve ser debatida sempre. Acho lindo quando a literatura consegue expor coisas tão importantes, como o bullying. Eu já li Eleanor e Park e O caçador de pipas, ambos os livros me marcaram.
    Acho Extraordinário uma boa opção para discutir esse problema também.

    ResponderExcluir
  6. Olá Ivi,
    Adoro livros que falam de bullying, é um tema que marca, que é cruel. De todos os indicados, li apenas O Caçador de Pipas e é um ótimo exemplo desse terrível acontecimento. Concordo com a Thamiris em dizer que Extraordinário é um bom exemplo de livro com bullying. Acabei de ler um (o novo da Thalita Rebouças) que tem a temática, mas acho que não foi bem trabalhado.
    Dos demais, quero muito ler Os 13 Porquês.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Oi Ivi!
    Acho muito importante livros que abortam esse assunto tão sério que é o bullying.
    Desses que você citou só li "O Caçador de Pipas", que eu achei lindo e triste ao mesmo tempo.
    Tenho também aqui em casa "A Lista Negra", mas falta ainda ler.
    Os outros eu não tenho muito interesse em ler. Mas adorei a sua lista!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu adorei a ideia da postagem!
    Dos livros que você citou, eu li apenas Eleanor e Park e amei o livro!
    Também quero muito ler "Os 13 porquês" e "Perdão, Leonard Peacock". São livros que estão na minha lista há tempos e parecem ótimos!
    Realmente é um tema que deveria ser melhor debatido e abordado nos colégios para que houvesse uma maior conscientização.
    Adorei o post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Não li nenhum dos livros citados ainda, mas quero ler a maioria, pois livros com esse tema, quando bem trabalhado, são muito bons! Adorei a postagem.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  10. Oi Ivi, não li muitos livros sobre bullying, e dos que eu li, nenhum foi citado aqui. Tenho muito interesse neste livro Os 13 porquês, apesar dos outros sempre receberem boas resenhas também.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oie...
    Eu também já li muuuiiitos livros sobre bullyng! Esse tema é bastante pesado, mas, sempre rendem boas histórias. Assim como você, acho que esses livros deveriam ser trabalhados em escolas, pois, como a origem desse comportamento sempre se dá nesses locais seria como ter um tratamento logo na raiz, né?
    Dos mencionados, li "Eleanor & Park", "Os treze porques" e "Perdão, Leonard Peacock".
    Adorei o post

    ResponderExcluir
  12. Oi ivi,

    Eu já li várias livros que trabalham com bbullying também, principalmente os YA. Eleanor e Park é um deles e amo muito esse livro, o Caçador de Pipas também e foi um dos que mais me fizeram ficar na bad. Acho importante a discussão do tema. Adorei a sua lista. Quero ler alguns que estãi nela e ainda não li.

    beijo :)

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Confesso que ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro sobre este tema, e penso que deveria ser leitura obrigatória na nossa sociedade por diversos motivos. Amei o jeito que voce abordou o tema na sua resenha e todas estas obras me parecem ser fantásticas. O Caçador de pipas me deixou bem intrigada e com certeza irei lê-lo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    EU vou anotar todas as dicas, pois não li nenhum desses livros ainda. E olha que até tenho alguns aqui em casa, mas sabe quando você vai deixando para depois. Vou anotar, assim posso separá-los para ler \o/
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  15. Eu acho que bullyng é um tema muito relevante na atualidade, e fico feliz que existam livros de qualidade abordando o assunto. Os 13 porquês me parece tão triste, mesmo assim tenho vontade de ler. Quero ler O caçador de pipas também. A lista negra me parece muito bom também.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu gosto bastante de livros que abordem esse tema, por isso fiquei bem animada com seu post. Acredita que ainda não li nenhum dos indicados? Eu tenho curiosidade com A Lista Negra e também com Os 13 porquês, ambos parecem ser muito emocionantes.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  17. Eleanor & Park, o que eu chorei! Ainda não li o Os 13 Porquês, mas está na minha lista de espera! =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Twitter

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.