21

Viagem #02 - San Andrés - Kelly Silva


A segunda parada da viagem pelas terras colombianas foi na ilha conhecida pelo mar de sete cores: San Andrés. Em um voo de pouco mais de uma hora partindo de Cartagena, já era possível visualizar o mar que nos dava as boas-vindas a ilha.

De cara já notamos que o clima era diferente de Cartagena, bem mais ventilado, ufa! Chegamos lá em um domingo por volta das 17 h e nos surpreendemos com o aeroporto: bem pequeno, me fez lembrar o aeroporto de Porto Seguro (Bahia).

1º dia: Caminhada pelo centro: O centro de San Andrés ficava próximo da pousada em que estávamos, então resolvemos caminhar até lá assim que nos instalamos. Passamos por várias praias que não conseguimos apreciar como deveríamos porque já anoitecido, então ficaram como pendência para os próximos dias. Ao caminhar, encontramos o funcionário do aeroporto que tinha nos ajudado.


A parte engraçada do dia foi que não conseguíamos localizar táxi para voltar (não são identificados por cor, somente um adesivo escrito “taxi” no para brisa ou “servicio público”na parte de trás que normalmente você só visualiza quando já passou). Pedimos ajuda a um policial pensando que ele chamaria um táxi e nos surpreendemos demais quando ele ofereceu carona para nos levar a pousada. Encontrar o funcionário do aeroporto e o policial oferecer carona já demonstraram o clima de cidade pequena e tranquila de San Andrés.

2º dia: El Acuario / Manglares: De volta aos passeios de lancha, o encontro com o mar mais lindo que já vi na vida! Chegando lá, é possível ver a divisão entre os tons de azul certinho, em que segundo o guia, quanto mais escuro, mais fundo é. Encantados ao ver “el acuario”, fizemos mergulho com snorkel (vários peixinhos lindos, muito legal!) e um passeio no barco com fundo de vidro que também valeu a pena pela quantidade de espécies diferentes vistas.


À tarde tínhamos o passeio para ver as arraias, estranhamos ao voltar ao Acuario e ver somente uma arraia. Não era o que esperávamos (depois ficamos sabendo que havia outro passeio sobre arraias, diferente desse), mas tudo bem, fica como aprendizado. Na lancha, estávamos com um guia de 13 anos bem atencioso e engraçado, que pulou na água e em alguns minutos trouxe uma estrela do mar para que víssemos, impressionante! Fomos também a parte dos mangues (“manglares”), essa parte me deu certa aflição por imaginar a quantidade de animais por ali.


Tínhamos pensado em ir ao Jhonny Cay (uma das ilhas mais famosas de lá), mas não nos recomendaram pela minha deficiência e pela falta de acessibilidade ao descer da lancha lá, então descartamos a ideia.

3º dia: Aquanautas: Havíamos programado city tour pela ilha, que acabou não dando certo. Então decidimos pelo Aquanautas, atividade que não tive coragem de fazer, mas meu amigo adorou. É um mergulho sem cilindro, em que você utiliza somente uma espécie de “capacete” e visualiza muitos peixes. No parque em que está o Aquanautas, também há tobogãs e trampolins.


À tarde fomos à praia (peatonal) e compramos lembrancinhas no centro comercial, que tem opções de comida e também agência de viagens que fomos para pesquisar passeios. Como não curtimos muito a comida colombiana, nossa escolha para refeições era massa, lanches ou pizza.

4º dia: Caminhada a praias e city tour: Saímos da pousada e fomos conferir as praias que não havíamos visto no primeiro dia, mar como sempre lindo, em que contávamos as cores para confirmar se realmente havia as 7 cores!



Como havíamos fechado para fazer o city tour à tarde, fomos ao centro e esperamos por lá. Um detalhe importante é que o comércio de San Andrés fica fechado entre das 13 às 15 h, somente alguns restaurantes abrem, então é bom se programar contando com esse detalhe.  

Imaginei que faríamos o city tour com um grupo e me surpreendi ao perceber que éramos só nós e o motorista. Descobrimos que a ilha tem apenas 27 km de extensão e a primeira parada foi na Cueva Morgan”: lugar em que segundo disseram, o pirata Henry Morgan escondia seus tesouros. Há também o museu do coco e uma apresentação de dança típica. É um passeio rápido, necessário pagar entrada, mas achamos interessante.

O próximo lugar visitado foi o “Hoyo Soplador”:  Túnel subterrâneo formado por corais que expulsa água de acordo com o movimento das ondas. A próxima parada seria no West View”, mas descartamos porque já o havíamos visitado antes pelo Aquanautas. Assim, terminamos o passeio na Igreja Batista, local em que há o mirante da cidade.

À noite voltamos ao centro (com wi fi grátis do governo em quase todo lugar e vários banquinhos para descansar, observar o movimento ou tomar sorvete) e vimos um concurso de dança na rua, bem divertido!

5º dia: Praia e Noche Blanca: Último dia para mergulhar nas águas imensamente azuis de San Andrés, então fomos a praia, alugamos tenda e cadeiras e ficamos bem confortáveis, apreciando a vista linda! À noite fomos a “Noche blanca”, uma baladinha em um barco em que todos deveriam ir  vestidos de branco, com jantar incluído. Esse passeio só valeu a pena pela música latina que adoro, pelas risadas que demos e pelas pessoas que conhecemos, mas enquanto estrutura e comida, esperávamos MUITO mais, não recomendo!


6º dia – Despedida de San Andrés, tomamos café da manhã e já fomos para o aeroporto, nosso voo saía por volta das 12 h. Não imaginávamos que o voo sairia atrasado de San Andrés e perderíamos a conexão ao Panamá (mesmo com todo o esforço do funcionário no aeroporto de Bogotá), o que nos fez dormir em Bogotá e voltar somente no dia seguinte. Foi transtorno porque tínhamos compromissos no dia seguinte, mas a companhia aérea cumpriu com tudo o que foi prometido e pagou táxi, hotel, alimentação e reagendou a passagem, nos colocando em um voo direto.


A viagem de volta foi mega turbulenta, tanto que as comissárias não conseguiam servir as refeições, muito tensa para mim, considerando o medo de avião, mas chegamos bem!

Locomoção: Caminhamos bastante, já que não vimos muitos ônibus e era bem difícil localizar um táxi na ilha. Quando localizávamos, eram veículos bem antigos, mas que nos levavam ao destino, então tudo certo. Assim como em Cartagena, não possuem taxímetro, o valor é combinado antes da corrida.

Moeda: Mais uma vez o Bancolombia nos ajudou no câmbio. Ressalto que San Andrés é uma cidade mais cara do que Cartagena (no sentido de comida e compras), tivemos que efetuar saques lá, o que não recomendo pela cobrança do IOF. As pessoas comentam bastante na internet sobre os produtos sem impostos, há várias lojas de produtos importados, mas não notamos muita diferença dos preços daqui.

Temperatura: O sol brihou em todos os dias da nossa semana e pudemos fazer todos os passeios que queríamos. Normalmente a ilha é ensolarada e com vento agradável, mas caso chova (o que ocorreu na semana anterior a que fomos, como comentou o dono da pousada), acaba impactando os passeios, já que vários são feitos pelo mar.

Considerações finais: San Andrés é linda, as pessoas são tranquilas, mantém o clima de cidade pequena ainda que haja MUITOS turistas (maioria brasileira, argentina e chilena) e o mar é absolutamente incrível com seus vários tons de azul. Super vale a pena conhecê-la, recomendo! Que venha a próxima viagem! :)
Comentários
21 Comentários

21 comentários:

  1. Olá Kelly,
    Adoro ler postagens sobre viagens e fiquei super curiosa a respeito das praias. Fiquei ainda mais curiosa sobre a atividade, Aquanautas,,com certeza gostaria de fazer rs. Muito bom saber um pouco a respeito do clima, a população e sobre suas experiências. Viajar é mesmo maravilhoso! Então, que as próximas viagens continuem maravilhosas ;)

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que viagem maravilhosa, as paisagens são realmente lindas, parece até com algumas praias que temos aqui na Bahia,espero que tenha se divertido na viagem, beijos, e que a próxima a visitar esse lugar lindo seja eu, haha.

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Adorei sua postagem sobre essa viagem, é sempre bom conhecer outros lugares e se interessar por possíveis lugares aonde possa ir algum dia passear. Pelas fotos achei que San Andres é um lugar muito lindo e adoraria conhecer, principalmente para ver os peixes e corais, o que deve ser muito lindo e agradável.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Uau, que lugar lindo, deve ter sido uma experiência incrível. Fico encantada vendo postagens sobre viagens, além de ser ótimo para conhecer mais sobre lugares que antes se desconhecia, como atividades a serem feitas, clima... Dá mais vontade de viajar ainda, adorei a parte do lazer também, com toda certeza gostaria de conhecer! Amei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Kelly. Tudo bem?
    Guria, San Andrés é muito linda, fiquei apaixonada pelas imagens e pelas suas descrições. Imagina conhecer uma ilha onde um pirata escondeu seus tesouros? Ou entrar em um túnel mediterrâneo? Ou mergulhar e ver todos os peixinhos bem de perto? Que sonho! Eu sempre quis viajar o mundo inteiro conhecendo lugares como esse! Espero poder fazer isso um dia! *.*
    Beijões <3

    ResponderExcluir
  7. Oi Kelly
    Que lugar maravilhoso! Nunca tinha ouvido falar, mas fiquei encantada com seus relatos e as imagens. Coisa boa é viajar né?
    Espero um dia ter tempo e dinheiro para isso.
    Amei!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  8. Olá Kelly,
    Ler sobre viagens me fascina. Havia ficado bem interessada quando li seu primeiro post sobre a primeira parte da viagem e fiquei ainda mais. É uma pena que a locomoção não seja muito boa e que os produtos sejam mais caros.
    Em relação a essa horário, é bem engraçado e me lembra dos horários das coisa na minha cidade rs.
    Anotei a dica de destino.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Amei seu relato de viagem! O policial foi bem generoso, achei curioso essa informação dos taxis, com certeza ficaria perdida! Meu sonho é andar de lancha, pela foto deu para perceber que a praia é linda! Que a próxima viagem consiga ser tão divertida como essa aparentou ser

    ResponderExcluir
  10. Oi Kelly, tudo bem?
    Pelas suas descrições e pelas fotos, esse lugar parece incrível. Lendo tudo me deu uma vontade enorme de viajar, ainda mais sendo em outro país, que sonho! E também faz tanto tempo que não saio de casa. Vejo que tem sido muito proveitosa a sua viagem, ainda que tenha ocorrido certos imprevistos. Que pena que não tenha curtido tanto a comida colombiana. Adorei ler os seus relatos!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Que ligar paradisíaco é esse em? Rsrs, eu souuito fã de vianjens, pena queunha pobreza não colabora par a eu poder sair do país Rsrs, deve ser muito legal. Eu gosto muito de lugares assim, sem dúvidas viagens assim são inesquecíveis não? Adoro e ver suas foto e suas experiências sobre a mesma. Espero poder sair para fora do país em breve Rsrs. Até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
  12. Olá!!

    Confesso que nunca fiquei muito curiosa em relação a Colômbia, até mesmo pq as mídias só retratam assuntos da violência cultural, narcotráfico e etc. Entretanto, sua impressão sobre o local atraiu meu conceito pra uma área paradisíaca linda. As praias são maravilhosas e cativa qualquer um. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá!! :)

    Ainda bem que gostaste assim dessa viagem.... COnfesso que e um pais que nao me causa bastante interesse... Mas, claro, essas paisagens sao maravilhosas e dao uma vontade de apanhar o primeiro aviao para ai!!! :) ahah

    Bem, eu fico muito contente que tenhas gostado e que as condiçoes metereologicas tenham sido propicias a uma boa viagem e experiencia no meio de trantos turistas (ainda que menos nativos... ahah) :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Kelly, tudo bem?
    San Andres é linda, que passeio maravilhoso, mesmo com a dificuldade para localizar os taxis que bom que os habitantes da cidade são bem receptivos, como o caso do policial que ofereceu carona a vocês. Apaixonada com os tons de azul que esses mares apresentam, imagino que a experiência de mergulhar nessas águas seja realmente incrível.
    Que bom que a empresa de aviação cumpriu com todo o combinado sem problemas, oferecendo todo o suporte necessário, uma pena que vocês perderam os compromissos marcados no dia, fico feliz em saber que deu tudo certo.
    Com certeza pretendo conhecer San Andres algum dia, o lugar é realmente muito lindo.
    Beijos
    Um Rascunho a Mais

    ResponderExcluir
  15. San Andres parece ser um lugar encantador. Fiquei fascinada pela ideia de conhecer o lugar. Acrescentarei à lista de lugares que quero conhecer. Acredito que em um lugar com esse toque paradisíaco, nem faça muita diferença se há ônibus ou táxis em abundância, pois as caminhadas devem ser bem agradáveis. E que bom que não choveu enquanto estiveram lá. Pena terem havido alguns transtornos na volta, eu morro de medo de avião.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  16. Oie, Kelly.
    Que viagem, menina :) Estou encantada.
    Amei a postagem, faz tempo que não lia algo sobre viagem e acho muito legal isso, saber a experiência da pessoa que foi, se ela recomenda, os pontos altos e baixos e tal.
    Acho muito interessante.
    E San Andreas parece ser um lugar lindo, amei poder saber como foi sua viagem, as fotos que você postou também são incríveis. Com certeza, seria um lugar que eu gostaria de conhecer um dia.
    Espero que você faça muitas viagens maravilhosas e venha nos contar um pouquinho o que achou de tudo.
    Parabéns pela postagem, ficou muito legal e eu amei.

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bom? Pelas fotos pude perceber que San ANdreas é um lugar maravilhoso, e, que mar maravilhoso o da foto! Eu sempre quis viajar o mundo, conhecer diversos lugares e mares, nadar com peixinhos shajksjak. Então, te desejo muitas outras viagens incríveis como esta, e que seja cada uma melhor do que a outra. Amei a forma como você contou a viagem em tópicos com os dias, a postagem ficou muito organizada e interessante. Boa sorte! Beijoss

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bom? Pelas fotos pude perceber que San ANdreas é um lugar maravilhoso, e, que mar maravilhoso o da foto! Eu sempre quis viajar o mundo, conhecer diversos lugares e mares, nadar com peixinhos shajksjak. Então, te desejo muitas outras viagens incríveis como esta, e que seja cada uma melhor do que a outra. Amei a forma como você contou a viagem em tópicos com os dias, a postagem ficou muito organizada e interessante. Boa sorte! Beijoss

    ResponderExcluir
  19. Oi ^^

    Já tinha visto fotos de San Andres, mas até então nenhuma delas tinha me deixado tão encantada com o local. Acho que a descrição da sua experiência que deram este toque especial, pelo menos para mim.

    Fiquei com muita vontade de conhecer de perto este lugar e suas maravilhas. Se só de olhar por fotos eu já me apaixonei, imagina como vai ser de perto? <3

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia o lugar, gostei bastante, tô boba, tá todo mundo na Colômbia ♥ HAHAHA.
    Ano que vem vou estudar inglês e queria estudar espanhol quando voltar, mas, tá quase o mesmo preço, impossível. Mas, quero fazer um mochilao de qq jeito, conhecer a América do Sul sabe? Viu ficar acompanhando seus posts.

    ResponderExcluir
  21. Oii, tudo bem?
    Acredita que eu ainda não conhecia essa cidade? Mas eu estou em love com as foto e com o que você disse. Pode ter certeza que essa cidade vai entrar na minha lista de lugares para ir, e que cá entre nos, está ficando cada dia maior rsrs.

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014