29

Viagem #09: Zoológico de Luján - Kelly Silva



Já comentei sobre algumas cidades que visitei, mas dessa vez venho para comentar sobre um lugar específico, que é o Zoológico de Luján, localizado a aproximadamente 70 km da cidade de Buenos Aires, Argentina. É um lugar que gera bastante polêmica já que muitos acreditam na possibilidade de que os animais sejam dopados para que os visitantes possam tocá-los, mas eu tinha muita vontade de conhecer e fiquei bem feliz quando pude finalmente visitar o zoológico, em Março deste ano.

A primeira coisa a ser definida foi como nós (minha mãe, minha amiga Priscila e eu) chegaríamos lá. Vimos alguns passeios guiados, mas decidimos fazer tudo por conta própria e o transporte foi efetuado pela empresa Fabebus, citada também no site do zoológico. O trajeto de ida e volta custou 200 pesos argentinos por pessoa (R$ 43,00), com saída da Av. 9 de Julio, a mais famosa de Buenos Aires e super fácil de localizar, sendo que a viagem foi bem tranquila.


Chegamos e me surpreendi, porque o zoológico fica bem na estrada e somente uma placa indica a entrada. A entrada custou 400 pesos argentinos (R$ 86,00) e assim que entramos já visualizei uma lhama passeando livremente por lá. Como fomos em uma segunda-feira, não estava tão cheio, nos aproximamos a jaula dos tigres e esperamos a nossa vez.

Há tratadores em cada lugar e regras a serem seguidas: no meu caso, tive que entrar sem as muletas para não assustá-los e só podíamos tocá-los onde o tratador indicava. Enquanto o tocava e tirava fotos, o tratador o alimentava com leite, perguntou se eu queria alimentá-lo e colocou leite na minha mão para que o tigre pudesse lamber. Tive certa aflição porque a língua é bem áspera, mas a experiência foi bem legal!


Depois caminhamos em direção aos ursos pudemos alimentá-los também. Não há contato próximo como com o tigre, pois grades os separam dos visitantes. Logo chegamos a jaula do leão e me surpreendi quando o tratador sugeriu que eu me sentasse na mesa onde estava o animal. Foi um misto de medo e expectativa a cada momento que ele se mexia, mas deu tudo certo e eu gostei muito! Há caixinhas de contribuição para os tratadores em todas as jaulas, algumas pessoas contribuíam, outras não e os tratadores eram simpáticos e atenciosos com todos.


A próxima visita foi aos filhotes de leão, tão fofos que pareciam de pelúcia, queríamos trazê-los para casa! Novamente há regras e só era possível segurá-los na posição indicada pela tratadora.


A parte das aves é aberta e bem interessante, há várias espécies, sendo possível alimentá-las e tirar fotos livremente. O animal mais divertido de alimentar foi o elefante, já que ficávamos de costas e ele quem se aproximava para pegar o alimento.


Na área em que há uma cobra, não é permitido tirar fotos com câmera particular, somente o fotógrafo oficial, com a retirada da foto na loja do zoológico. Além dessa foto específica, os fotógrafos oferecem também as fotos tiradas nas jaulas, mas o serviço totalmente opcional, já que os tratadores tiram fotos normalmente com as câmeras ou celulares dos visitantes. Nós ficamos também com as fotos oficiais e as escolhemos antes que o CD fosse gravado. O valor do CD dependia da quantidade de fotos escolhidas e uma das fotos é entregue com um porta-retrato de papel do zoológico. Há várias lembrancinhas na loja, comprei um bloquinho com um tigre branco na capa, animal que eu esperava ver de perto, mas fui informada que os visitantes não podiam se aproximar devido a sensibilidade da visão dos tigres dessa espécie.

Além dos felinos que fazem a fama do zoológico, há outros animais como focas, veados, macacos e flamingos (lindos, adoro!). Já que o local é pequeno, em algumas horas é possível ver todos os animais. Em determinados momentos, os visitantes são convidados a participar de algumas atividades descritas em um alto falante. Há restaurante e alguns quiosques por lá (sorvete delícia!), além de mesas e bancos para que as pessoas possam descansar ou comer tranquilamente.

Uma dica importante é ir com um calçado bem confortável ou diretamente de tênis como nós fomos, já que o zoológico não é asfaltado. Ainda assim, é bem plano e não tive dificuldades em me locomover por lá. Outras informações podem ser vistas diretamente na página http://www.zoolujan.com.


O que posso dizer sobre o Zoológico de Luján é que vi animais bem tratados, tratadores atenciosos e a experiência de tocar nos animais selvagens e inclusive pegar um filhote no colo, foi sensacional!

Recomendo e faria de novo, adorei!  
Comentários
29 Comentários

29 comentários:

  1. Olá Kelly
    que viagem interessante, especialmente por ser num zoologico. Eu só fui uma vez em um e fiquei completamente apaixonada porque amo animais, então sei que é uma experiência muito válida. Que corajosa sobre o leão, hahah, não sei se teria coragem de bater foto tão de perto não. Adorei poder conferir seus relatos, e as fotos ficaram realmente incríveis. Bom, o que vale a pena é que os animais estão sendo bem tratados e você pode conferir isso de perto né?! Sensacional ♥
    Beijos, Fer
    www,segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Kelly.
    Sou louca pra conhecer Buenos Aires. É um dos meus destinos de viagem que está no topo da lista, mas com dois pequenos agora esses planos vão ter que ser adiados em alguns anos, rsrsrs.
    Confesso que não sei se teria a mesma coragem que você teve de alimentar um tigre ou sentar ao lado de um leão desse jeito, mas deve ser uma experiência incrível!

    Uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
  3. Que lugar interessante! Eu nunca fui muito chegada em zoologicos, porque ficava entediada de ver os animais de longe, mas esse pode chegar perto! Incrível! Eu acho que ficaria tremendo de medo, mas valerias as fotos hahaha. Adorei saber um pouquinho mais sobre a sua viagem!
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Poxa que aventura! Nunca fui a um zoológico e ia morrer de medo na hora de sentar ao lado do leão haha corajosa você! Acho muito bacana esses zoologicos onde claramente voce percebe que os animais não são repreendidos de forma alguma, isso é lindo. Adorei as fotos!

    ResponderExcluir
  5. Kelly!
    Que passeio deslumbrante.
    Adoro animais e estar bem pertinho deles e ainda poder alimentá-los deve ter sido um sonho.
    E gostei de saber que mesmo nós que usamos muletas, podemos passear pelo zoo com tranquilidade.
    Quando programar uma viagem para Buenos aires, certeza que irei por lá.
    “A missão suprema do homem é saber o que precisa para ser homem.” (Immanuel Kant)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Oi Kelly, que experiência incrível! Fiquei com vontade de visitar o Zoo. Muito bom você compartilhar com a gente, gostei.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  7. Oii Kelly, tudo bem?
    Eu sou meio que contra zoológicos e por isso acabo passando a dica, mas Buenos Aires continua sendo meu sonho de conhecer e outros lugares.
    Fico feliz que você tenha aproveitado e gostado da experiencia.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Buenos Aires parece ser maravilhoso, uns amigos foram e visitaram um cemitério famoso hahaha
    Confesso que sobre a questão do zoológico, passo para frente, não concordo com o uso de animais por diversos motivos (inclusive nem como carne, nem uso produtos com origem animal), mas espero que tenha aproveitado bem sua viagem, ah, o filhote de leão... filhotes são as coisinhas mais fofas desse mundo <3

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Achei a viagem super interessante e acredito que deve ter sido uma experiência inesquecível.
    Claro que na minha concepção não haveriam zoológicos. Sou adepta a alguns dos pensamentos e atitudes veganas (que estou tentando me tornar) e dessa forma, é um pouco cruel com os animais.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei as imagens e fico feliz que tenha sido uma experiência maravilhosa pra você.
    Eu adoraria conhecer Buenos Aires, embora eu seja contra zoológicos em geral, eu adoraria conhecer outros lugares por lá.
    Você tá sempre viajando pra lugares incríveis, heim?

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  11. Olá!! :)

    Eu não conhecia o local mas adorei ler o artigo. Eu sempre fui a um jardim zoológico perto de casa, ia muitas vezes em pequeno.. A entrada ate era gratuita para nos que vivíamos perto.

    Mas não entravamos nas jaulas para tao perto dos animais.. Bem, esse ambiente parece realmente simpático! :) E se foram tao atenciosos.. Pena estar tao longe! :) ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  12. Oi. Particularmente, não gosto da ideia do zoológico, como você sabiamente citou, gera bastante polêmica. Mas não nego que deva ter sido uma experiência única e maravilhosa, tocar os animais, sentir o contato com a natureza "que nesta caso deveria ser selvagem, mas é domesticada". Enfim, gosto muito de animais e da forma como eu os aprecio, solto na natureza, é possível que não consiga viver essa mesma experiência que você, de tocá-los.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Kelly

    Eu não sou contra zoológicos, mas cada caso é um caso. Eu, por exemplo, fui em um na Alemanha onde os animais são MUITO bem tratados, os espaços onde eles ficam são muito amplos, limpos e arejados. Dava pra ver que eles eram bem tratados e lá o único espaço onde tínhamos contato direto com os animais era na área dos pássaros.
    Acho incrível a ideia de tocar um tigre e um leão, mas não concordo pois eles certamente estão dopados sim, por mais que os tratadores falem que não. Há medicamentos que acalmam os animais sem os fazer dormir, acho maldade.
    Você foi muito corajosa, nem se me pagassem eu chegaria perto, ia morrer de vontade, mas não faria! Hahahahahah

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá Kelly,
    Adorei conhecer sua experiência. Morro de vontade ir a um zoológico assim, mas tenho medo de os animais serem judiados, sabe?
    As fotos estão lindas e acho que entendo seu medo e sensação gostosa ao sentar ao lado do leão. Mostrei as fotos para minha mãe e ela ficou apavorada! A língua do tigre é bem similar a dos gatos, não?
    Adoro focas e flamingos. Na minha cidade tem um parque ecológico, acho que você adoraria visitar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Meu Deus que zoologio incrivel esse!!
    Meu sonho é poder ir ai e ficar tão pertinho dos animais como você ficou nessas fotos incríveis. Eu conhecia esse lugar por causa da minha vó. Tenho família na argentina e por conta disso a minha vó vive viajando para la. Um dia eu vou... pode ter certeza haha

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  16. Olá.
    Eu já tinha ouvido falar desde zoológico na media na época desta polemica que vc citou. Eu sou uma pessoa que luta muito pelos direitos dos animais e quando ouvi isso fiquei revoltada.
    Eu não sou muito a favor de zoológicos, acredito que o lugar de um animal é na natureza, mas com tanto animais em extinção eu intendo que muitas vezes zoológicos são necessários.
    Eu tenho vontade de ir nesse zoológico e tirar as minhas próprias concussões sobre essa grande fofoca que rolou sobre esse zoológico.
    Eu me animei mais com a seu post, e fico feliz que vc gostou não viu nenhum mal trato de animais.
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Menina que viagem incrível! Eu morreria de medo desse passeio por conta dos animais soltos e acho que não teria coragem de tirar foto com o leão não. Talvez só com os filhotinhos! Rsrs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Gente, que lugar incrível! Não sabia que existia esse zoo na Argentina, achei demais e fiquei com muita vontade de ir. Acho que teria um pouco de medo, mas amaria tirar as fotos! hahaha
    Adorei seu passeio!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  19. Olá, Kelly.
    Eu estudo espanhol na faculdade e um dos lugares que quero conhecer é a Argentina. Sempre quando pesquiso lugares para conhecer lá, esse zoológico está presente. Já vi várias de pessoas com os animais e fico me perguntando se eu teria coragem de ficar tão perto deles, mas dá para perceber que é bem tranquilo e seguro.
    A coisa mais fofa é ele filhote de leão no colo!
    Abraços.


    Papel, palavra, coração

    ResponderExcluir
  20. Confesso que eu não teria a mesma coragem que você kkkk
    Eu não conhecia este zoológico, mas achei a ideia bem legal, apesar de assustadora a princípio. Adorei as fotos, ficaram ótimas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi flor o fato de ser um zoológico eu não tenho opinião formada nem que seja positivamente ou negativamente, acredito que é uma prática tão antiga que nem imagino o tempo que não havia, afinal nós em casa também prendemos nossos animais e os chamamos de estimação. hihihi, quanto ao fato de estarem dopados não sei pode ser verdade ou não mas você teve uma oportunidade que muitos não terão. E as fotos estão lindas!

    ResponderExcluir
  22. Oi Kelly! Que legal esse zoo! Eu já tive oportunidade de ir em alguns, mas em nenhum coloquei a mão em animais (a não ser uma cobra amarela enorme). Eu ia mara poder ficar tão próxima assim de um tigre ou um leão! Adorei! Abraços

    ResponderExcluir
  23. Ola,sou contra animais serem colocados em jaulas mas parece uma experiência unica ficar perto de animais tão magnificos quanto esses, achei o filhotinho de leão a coisa mais fofa desse mundo,realmente da vontade de levar para casa

    ResponderExcluir
  24. Olá!!
    Já conhecia esse zoo mas só por nome mesmo.nunca sai do Brasil e pelas fotos fiquei apaixonada pelo lugar e esse filhotinha meu deus que vontade de apertar ^^
    Espero poder um dia conhecer esse Zoológico!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/11/titulo-quando-o-amor-bater-sua-porta.html#comment-form

    ResponderExcluir
  25. Oie!
    Nossa, que experiencia incrível!
    Realmente, para visitas assim, é melhor ir com tennis ou algo bem confortavel, pois você quer tanto conhecer os lugares, que vai em todos e acaba ficando com dor nos pés. Eu adorei a foto do baby leão, que coisa mais fofa!
    Bjks
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Eu ainda não tinha ouvido falar desse zoo, fiquei muito fascinada. A experiência de chegar tão perto de animais silvestres deve ter sido encantadora. Eu adoraria alimentar um tigre!
    Parabéns pela viajem e pelo post. As fotos ficaram linda <3
    E obrigada pela dica, ta anotada e quem sabe um dia eu vá alimentar um tigre nesse zoo?

    Abs ^^

    ResponderExcluir
  27. Oi!
    Parabéns pela viajem e pelo post, não sou fã de zoo, mas se surgisse a oportunidade de ir conhecer esse eu iria com certeza, fiquem encantada pelas fotos, você é muito corajosa haha.
    Beijos Lendo Com Ela

    ResponderExcluir
  28. Olá...adorei essa postagem. Que coisa linda esse lugar, e esses "bichinhos" então, uma fofura só.

    Abraços

    ResponderExcluir
  29. Oi!
    Essa viagem parece ter sido maravilhosa, ainda não conhecia esse zoológico, mas parece ser lindo e você é muito corajosa pois morro de medo, principalmente do leão e nunca teria sentado com ele, porém deve ser uma sensação incrível ficar tão perto assim desse animal, adorei !!

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014