14

Viagem #16 Porto de Galinhas - Kelly Silva


 A viagem escolhida para a primeira parte das férias 2017 foi Porto de Galinhas, em Pernambuco. O voo entre São Paulo e Recife leva 3 horas e a distância entre Recife e Porto de Galinhas é de 60 quilômetros. Eu e minha mãe chegamos ao aeroporto em um dia bem ensolarado e encontramos com minha irmã e meu cunhado rumo ao nosso destino final.



Dia 1: Associação Rodas da Liberdade e Projeto Praia sem Barreiras: Assim que chegamos ao hotel em que nos hospedamos, o gerente comentou sobre o projeto Praia sem Barreiras realizado em Porto de Galinhas e contatou Michel, responsável pela Associação Rodas da Liberdade, para que pudéssemos conversar com ele.

Michel é suíço, cadeirante, vive em Porto de Galinhas há anos e a associação existe desde 1995. Pela frase “a arte de transformar a deficiência em potencial” já é possível perceber o intuito de integrar as pessoas com deficiência na sociedade, sendo que a associação também concede cadeiras de rodas a diversos deficientes. A associação conta com uma van totalmente adaptada, na qual estive para conhecermos o local do projeto.

Praia sem Barreiras é um projeto promovido pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Governo de Pernambuco, com o objetivo de facilitar o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida à praia. O projeto está presente em 5 praias pernambucanas (Sueste – Fernando de Noronha; Boa Viagem – Recife; Candeias – Jaboatão dos Guararapes, Tamandaré e Porto de Galinhas).


Nessas praias são disponibilizadas cadeiras de rodas anfíbias e esteiras removíveis de acesso à faixa de areia e o banho de mar assistido é feito com monitores qualificados. Em Porto de Galinhas, os monitores pertencem a Associação Rodas da Liberdade e o projeto funciona em dias e horários específicos, pois depende do nível da maré.

Assim que chegamos a praia, vimos um espaço delimitado com boias na água e a esteira de acesso, fiquei tão empolgada que nem me importei por não estar com roupa adequada e já quis usar a cadeira. É bem segura e estável, super aprovada. Ao chegar em determinado ponto, uma das monitoras (Severina) me ajudou a sair da cadeira e me colocou em uma boia com uma esteira que me permitia ficar totalmente sozinha na água, sensacional! Incrível não depender de nenhum apoio na água, adorei! Todas as pessoas com deficiência podem utilizar os equipamentos de forma gratuita.


O trabalho da Associação Rodas da Liberdade é lindo, agradeço demais ao Michel, sua esposa Elma e aos monitores pelo carinho e atenção, em especial a Severina, que me acompanhou na praia. Outras informações sobre a Associação podem ser obtidas pela página no Facebook, clicando AQUI. O projeto Praia sem Barreiras também conta com um site e você pode conhecê-lo, clicando AQUI. Já tinha ouvido falar sobre as esteiras de acesso e cadeiras anfíbias, mas participar fez toda a diferença para mim e fiquei encantada com a preocupação de todos e importância dada a acessibilidade na cidade. Super recomendo!

Dia 2: Passeio de jangada e de buggy: Assim que chegamos à praia, encontramos novamente com os monitores da associação, usaria novamente a cadeira anfíbia. A cadeira foi imprescindível nesse passeio, pois devido a minha deficiência seria praticamente impossível subir na jangada. Severina me acompanhou novamente e após alguns minutos na jangada, chegamos a uma piscina natural cheia de peixinhos, lindo! O jangadeiro Guga foi muito legal e ainda parou em outra piscina natural na volta, ficamos encantadas com a quantidade de peixes por lá. O passeio é rápido, mas vale muito a pena, adoramos!


À tarde fizemos passeio de buggy: Estivemos na praia de Muro Alto (o acesso era bem complicado, mas no fim deu tudo certo!), passamos pelos mangues e o motorista comentou sobre um passeio de jangada para ver o pôr do sol, mas como o tempo estava nublado decidimos não fazer. Nunca tinha andado de buggy e a experiência foi bem legal.


À noite fomos ao centro de Porto de Galinhas, bem movimentado. Tem várias opções de comida (indico tapioca com nutella e sorvete de sobremesa) e muitas lojinhas com diversas lembrancinhas.

Dia 3: Praia dos Carneiros: No nosso último dia, decidimos ir à praia dos Carneiros, bem conhecida por lá. Não fizemos o passeio de catamarã, mas a praia é bem bonita, me lembrou a de Pipa, no Rio Grande do Norte.

Tivemos poucos dias em Porto de Galinhas, mas aproveitamos bastante e nos divertimos muito, recomendo!
Comentários
14 Comentários

14 comentários:

  1. Amei . As maioria das praias graças a deus tem cadeiras de rodas anfíbias e esteiras removíveis . Que bom que se divertiu

    http://gabbyteensilva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Kelly!
    Que viagem! Uma amiga já foi para Porto de Galinhas e adorou.
    Fico muito feliz que a viagem tenha sido maravilhosa. Muito bom quando a gente se sente acolhido e existe espaço para nós no ambiente. ^^ Não sabia que á era bem acessível para quem não tem total mobilidade. Isso só deixa a gente feliz para visitar lugares assim.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que experiência maravilhosa!!!
    É sempre muito bom ler e ficar sabendo que cada vez mais a acessibilidade está se tornando algo mais presente para todos que necessitam de uma assistência que os possibilite aproveitar o máximo de suas férias, passeios como foi no seu caso.

    ResponderExcluir
  4. Olá Kelly,

    Que legal a sua viagem, uma grande aventura. Não conheço Porto de Galinhas ainda, e é incrível que a acessibilidade de alguns lugares esteja melhorando.

    Beijos e obrigada pela dica de viagem
    http://floraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. eu já ouvi falar do porto de galinhas,mas nunca fui,achei lindas as suas fotos e suas dicas estão otimas também,realmente deu vontade de conhecer o lugar!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bom?
    EU AMO VIAJAR! Fiz técnico em Turismo e AMO MESMO tudo que tem a ver com o tema!! Amei a idéia da praia acessível, muito bacana e raro de se ver por aí! Adorei o quadro!

    ResponderExcluir
  7. Oi Kelly, tudo bem?
    Já tinha ouvido falar de Porto de Galinhas, mas não fazia ideia que existia esse projeto Praia Sem Barreiras e achei isso muito legal, já que não é fácil encontrar acessibilidade nas praias para as pessoas com deficiência. Só de ver as fotos me deu a maior vontade de ir para esse lugar!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  8. Olá Kelly,
    Que bacana conhecer um pouco mais sobre a sua viagem para Porto de Galinhas. Tenho um tio que foi há um tempo e recomenda muito o local, então, já morria de vontade de conhecer. Agora, que soube que existe essa Associação que torna a viagem agradável para todos, fiquei ainda mais curiosa para conhecer esse lugar que parece receber todos com os braços abertos.
    Adorei sua experiência e me senti com você lá.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu imagino que esse lugar seja simplesmente maravilhoso e vendo suas fotos fiquei morrendo de vontade de ir conhecer. Bom, achei muito bacana esse projeto deles, pois ajuda e muito quem tem alguma deficiência, né? Adorei saber disso e fiquei admirada com tudo, porque é difícil encontrar projetos assim e quando a gente encontra é muito bom. Enfim, fiquei realmente feliz em ver que você conseguir aproveitar ao máximo o passeio e adorei essa sua foto embaixo da água, morro de vontade de tirar uma assim.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  10. Oie...
    Que legal!!!
    Adorei as suas aventuras e fiquei louca para visitar também ;)
    Amei a foto com o peixe.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Lugar lindo!
    E fica ainda mais bonito por ter essa acessibilidade.
    Deveria ser o exemplo para muitas outras atrações turísticas brasileiras.

    Bjs

    Pipoca com Café

    ResponderExcluir
  12. Oiee!!
    Porto de Galinhas é um dos destinos mais desejados da minha lista!!
    Achei o máximooo esse projeto de acessibilidade às praias, eu nunca tinha visto e nem sabia da existência de algo assim em lugar nenhum!
    Isso deveria ser uma prática muito mais comum hoje em dia né??
    Parabéns a todos os envolvidos!!
    Um beijo

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  13. A felicidade estampada no rosto de quem amou a viagem rsrs,
    Curti demais as fotos
    E na sabia deste negócio de asexibilidade que vc falou.muito legal isto
    Deveria servir em todos os locais e para todos.seriw um máximo

    ResponderExcluir
  14. Tenho vontade de conhecer Porto das Galinhas, parece ser um local maravilhoso! Adorei conehcer essa associação, ela deveria se estender para mais praias do Brasil, é extremamente necessária!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014