Viagem #03 - Montevideu - Kelly Silva

quarta-feira, 3 de agosto de 2016


Continuando as aventuras em viagens, dessa vez venho para contar sobre o destino escolhido em Fevereiro de 2015: Montevideu, capital uruguaia.

Reconheço que a escolha foi feita basicamente por ser um local de idioma espanhol (pelo qual sou apaixonada) e também pela questão de viagem ser curta, o voo partindo de São Paulo leva pouco mais de 2 horas.

Como tudo o que envolve a minha pessoa, claro que a viagem teve um pouco de emoção: mesmo chegando ao aeroporto muito antes do horário do voo, eu e minha mãe ficamos entretidas vendo os produtos do duty free e só percebemos quando ouvimos: “última chamada para o voo ..”. Correria, mas no fim deu tudo certo e embarcamos ao nosso destino.

1° dia: Pocitos – Decidimos nos hospedar na Ciudad Vieja, próxima dos principais pontos turísticos, o que eu acredito ser a melhor escolha até por questão de locomoção. O hotel em que ficamos era localizado na Av. 18 de Julio e descobrimos que na cidade há várias cidades nomeadas por datas, inclusive 21 de Septiembre (meu aniversário!).

Almoçamos em um restaurante próximo, comida bem normal (frango à milanesa e batata frita) e depois fomos de táxi ao bairro de Pocitos, no qual há também praia. A única diferença é que a praia dos habitantes de Montevideu é de rio (Rio de La Plata). Tenho o costume de colocar pelo menos os pés na água em locais de praia, independente do clima. E a água estava bastante fria...

Estivemos um tempo por lá, passeamos pela avenida ao redor da praia e vimos 99% das pessoas caminhando tranquilamente pelas ruas com suas garrafas térmicas ou diretamente tomando mate. Clima bem tranquilo, de cidade pequena e litorânea, a única dificuldade foi encontrar um táxi para voltar, tivemos que andar bastante até que aparecesse algum.


2° dia: Piriápolis, Casapueblo e Punta del Este: Este era o passeio mais esperado da viagem, já que queríamos muito conhecer Punta del Este! Saímos de Montevideu pela manhã e a primeira parada foi em Piriápolis e no Cerro San Antonio: vista linda, teleférico (não paramos lá, mas de qualquer forma não encararia a experiência) e uma capela para o santo que dá nome ao lugar.

A próxima parada foi na Casapueblo, construção branca de características particulares do pintor e escultor uruguaio Carlos Paez Vilaró, que reúne museu, galeria de arte, hotel e restaurante. Considerando que ando com muletas, a guia já havia me alertado sobre a falta de acessibilidade do local, mas como é um lugar famoso e eu tinha muita curiosidade em conhecer, resolvi visitá-lo mesmo assim!  


A questão de acessibilidade realmente complica desde a entrada (degraus bem irregulares), tanto é que a atendente da bilheteria se surpreendeu tanto ao me ver chegar que nem cobrou o valor do ingresso para entrada. Ainda assim, o esforço vale a pena, a construção é muito diferente e a vista é perfeita. Há obras de arte para visitação e disponíveis também para compra. Não pudemos apreciar o por do sol por lá (mega recomendado) porque a visita foi rápida. 

Outro ponto interessante é a ponte “Leonel Viera” em La Barra, conhecida como ponte ondulada. Ao passar por ela, tivemos a impressão de estar em um brinquedo de parque de diversões, bem legal!

Já em Punta del Este, vimos o monumento “Los Dedos”, que significam a presença do homem na natureza / o homem surgindo à vida e é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade. A praia na qual está localizado é faz parte do oceano e a água é igualmente fria, só molhei os pés para manter a tradição de viagem! rs


Como já esperávamos, Punta del Este é uma cidade mais cara do que Montevideu em todos os sentidos, mas fiquei extremamente feliz ao ver uma sorveteria Freddo e poder tomar meu sorvete de doce de leite tão esperado! 

3° dia: Montevideu - City tour guiado: Fiquei surpresa ao perceber que a população do Uruguai é de pouco mais de 3 milhões de habitantes, metade deles na capital e que grande parte de seu território é formado de água (área total de 318.413 km², sendo que somente 176.215 km² são de área terrestre).

Começamos o passeio pela Plaza Independencia, na qual há uma estátua do General Artigas (considerado herói) e a Puerta de la Ciudadela, que cercava a cidade no período colonial. Vimos o congresso uruguaio, entramos no mercado agrícola (onde comprei vários alfajores para experimentar, Punta Ballena Triple foi o favorito), passamos pelo estádio centenário e pela Plaza de la Armada (bastante vento por lá).

A sugestão de refeição foi no Mercado del Puerto e mesmo que tenha visto comentários sobre a região perigosa ou o local típico para turistas, eu gostei bastante! Há várias opções de restaurantes e carnes para todos os gostos.

4° dia: Mirador Panoramico e Teatro Solis: De volta a Ciudad Vieja, dessa vez em direção ao mirante localizado no prédio da prefeitura da cidade, na Av. 18 de Julio. É necessário retirar os ingressos (gratuitos) no centro de informações turísticas, próximo à prefeitura. Tenho medo de altura e confesso que foi complicado chegar ao 22° andar com o elevador panorâmico, mas a vista super compensa o momento tenso! Além de tirar fotos bonitas lá em cima, é possível conferir vários pontos turísticos e planejar os próximos locais para visitar.


Fomos também a Catedral, de fachada bem simples, mas linda por dentro. Minha mãe ficou encantada ao encontrar a imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat, tão conhecida também em Santos, cidade em que ela nasceu.

A próxima parada foi no Teatro Solis, bonito e imponente. Como não havia mais horário para visita guiada, o funcionário bastante solícito abriu a porta para que pudéssemos ver a sala principal e comentou sobre um espetáculo à noite, que fomos conferir também. A peça era “El misántropo”, uma comédia que satiriza os costumes da época, me diverti e achei interessante ter incluído uma noite cultural na viagem. Destaque também para a “medialuna” (croissant) delícia da lanchonete do teatro.


Compramos algumas lembrancinhas no “mercado de los artesanos” e outras diretamente nas barraquinhas de rua, sendo que alguns vendedores inclusive aceitavam real.

Nesse dia, uma rua foi fechada para a festa de despedida do presidente José Mujica, aprovado por boa parte dos uruguaios. Havia inclusive uma réplica de seu automóvel, um Fusca azul celeste do ano de 1987 para o qual já recebeu várias propostas e não quer vendê-lo. Não participamos da despedida, mas vimos pessoas bem animadas com a comemoração.

5° dia: Como nosso voo de volta a São Paulo era cedo, nem aproveitamos muito, só acompanhamos um pouco a posse do novo presidente (Tabaré Vazquez) pela televisão. A parte engraçada do dia foi que o avião em que estávamos demorou a decolar por ter que esperar a decolagem do avião em que estava Dilma Rousseff, que havia ido a cidade para participar da cerimônia.

O único passeio que gostaria de ter feito e não pudemos por questão de tempo foi para a cidade histórica Colonia del Sacramento, mas fica como pendência para uma próxima viagem. Atravessar de barco de Colonia até Buenos Aires (Argentina, a uma hora de distância pelo mar) também ficou nos planos futuros, já que conhecemos um casal que fez essa viagem e gostou muito.

Aproveitamos bastante os dias em Montevideu, há atrações para todos os gostos: contexto histórico pela Ciudad Vieja, cultural com o Teatro Solis, tranquilidade pelas ruas de Pocitos, assim como agitação em Punta del Este. Recomendo! 
Comentários
22 Comentários

22 comentários :

  1. Oi Kelly
    amo suas postagens, especialmente porque amo viajar apesar de não ter ido para muito longe. Seus relatos são ótimos, ainda mais por conta dos detalhes. Também gosto do espanhol e acho que iria curtir a ambientação. Fico feliz que tenham aproveitado e que venham muitas pela frente.
    beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não gostar de espanhol, tenho vontade de fazer uma viagem como essa (inclusive vou fazer esse fim de semana, mas aqui no Brasil mesmo), então adorei seu post e dicas de onde ficar e lugar a visitar!
    Que bom que você aproveitou bastante, suas fotos ficaram bem legais!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  3. O lugar é mesmo lindo, as fotos ficaram lindas <3
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
  4. Hey!
    Sua viagem parece ter sido realmente interessante. Eu adoraria ter condições para viajar também e visitar alguns pontos turísticos tão bonitos quanto esses que você comentou. Eu adorei o Los Dedos, deve ser ainda mais incrível pessoalmente. Eu não sou adepta ao espanhol, e nem gosto tanto do idioma, então eu teria muita dificuldade para me comunicar. De qualquer forma, gostei demais de conhecer um pouquinho do lugar mesmo sem eu estar lá.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Te entendo em como perder horas na Duty Free... :P
    Nunca saí do país, embora esteja nos meus planos futuros. Não curto muito o Espanhol, mas para conhecer lugares lindos assim, acho que vale até a pena aprender!
    Viagem maravilhosa, fotos lindas... Acho que também quero ir a Montevideu.

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Nossa, que viagem linda. Ainda não fiz nenhuma viagem para fora do país, mas tenho vontade de conhecer vários lugares. Ainda não conhecia nada sobre Montevideu, e adorei conhecer aqui no seu cantinho. O lugar parece ser lindo, e as fotos ficaram ótimas.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Kelly.
    Nossa que legal. Viajar assim para outros países deve ser uma experiência maravilhosa, eu ainda não tive essa oportunidade, só para dentro do Brasil mesmo mas gosto bastante =D
    Achei as fotos muito bonitas e dá para ver que a viagem foi muito bem aproveitada.

    ResponderExcluir
  8. Olá Kelly,
    Tenho muita curiosidade de conhecer Montevideu, acho que isso se deve apenas pelo fato de que acho o nome e o lugar incríveis. Gostei muito desse monumento "Los Dedos" e achei legal ser sobre o quanto o homem está presente na natureza, não podia ser mais pertinente, não é?
    Você viveu experiências incríveis e, quando eu for, gostaria de ter uma viagem assim.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Ai que delícia poder se aventurar assim em uma grande viagem!
    Faz muito tempo que não viajo e tenho tanta saudade!
    Montevideu é linda.


    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Menina fiquei encantada com a sua viagem e o que nais gostei foi da foto da escultura Los Dedos pelo que ela representa!
    Traga mais posts assim.
    Bj

    ResponderExcluir
  11. Muito linda sua postagem! As fotos estão maravilhosas e o texto muito bem explicado. Tenho muita vontade de conhecer Montevidéu e, depois de ler sua publicação, já sei de alguns lugares que farei questão de conhecer! =)
    Eu realmente gostei muito, principalmente Punta Del Este. Espero que publiquem mais artigos como esse, pois gosto muito de ler o relato de viagens de outras pessoas!
    Grande abraço.
    Filipe Penasso - Pena Pensante

    ResponderExcluir
  12. Olá!! :)

    EU não conhecia esse destino de viagem mas ainda bem que gostaste assim tanto de a fazer! :)

    Gostei de saber que e bastante diversificada com locais importantes a nível hisotrico, cultural, de gosto calmo ou agitado! :) Que pena que não tenahs conseguido ir a Colonia del Sacramento!... Enfim, não da para tudo!! ahha :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Acredita que nunca fiz uma viagem longa assim? Sempre que eu saio é para algum lugar próximo, então nem sei por onde começar quando for viajar. Gostei bastante dessa viagem descrita assim como cada um dos dias, onde apresentou tudo o que fez e visitou.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  14. Olá, que viagem legal, adoro esses teus posts, pois nos sentimos viajando junto com você e para quem quer viajar para os mesmos lugares que você é ótimo para ter uma ideia de onde ir, onde comer, e quanto irá gastar.
    O uruguai não é um país que eu me lembre de ter vontade de conhecer, mas com certeza quero dar uma passada depois do seu post, parece ser muito lindo.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Oiee Kelly ^^
    Eu nunca viajei para longe, mas já sou uma pessoa que adora conhecer outros lugares, e sou doida para pegar uma mochila e sair por aí, conhecendo o mundo. Confesso que o Uruguai nunca esteve na minha lista de lugares para ver, nunca pensei que houvesse algo de atrativo no país, mas acho que me enganei um pouco...haha' dei uma pesquisada sobre Montevideu no google e vi coisas muito lindas, saber que você se divertiu por lá e que há contexto histórico na cidade me animou ♥
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu nunca estive em Montevidéu, mas acredito que deve ser uma cidade encantadora. Dizem que há livrarias magníficas por lá, para quem lê em espanhol, e nos sebos podemos encontrar verdadeiras raridades. No tempo da faculdade, chegamos a planejar um excursão para lá, para conhecer essas livrarias (e tudo o mais na cidade, claro), mas acabou não rolando. Adorei o seu post!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  17. Oie!!
    Viajar é bom demais, ne? A gente relaxa, renova o ânimo.
    Eu ainda não tive oportunidade de viajar pra fora do país, quem sabe um dia.
    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Amo esses posts de viagem, eu nunca viajei a lugares tão distantes pelo medo de avião. Acho bacana cidades nomeadas com datas, pessoas que fazem aniversario nesses dias devem se sentir bem.Gostei da cidade ser tranquila, mesmo que isso faça com que os táxis demorem.As fotos ficaram lindas e me fizeram querer ir a esse lugar

    ResponderExcluir
  19. Oi Kelly, tudo bem?
    Uau que lugar mais lindo! sabe que nunca havia pensado antes em visitar Montevideu e confesso que seu post fez eu mudar de opinião. O lugar parece maravilhoso e tem ótimas atrações, fico bem feliz em ver que você aproveitou sua viagem e que curtiu bastante. Vou pensar em programar uma viagem num futuro.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  20. Oiii flor, tudo bom???
    Esse é com certeza um dos meus destinos para conhecer, final do ano eu e meu namorado vamos fazer nossa primeira mochilada em direção a Patagonia. Amo muito ver essas indicações.
    Obrigada
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oiii, tudo bem???
    Já tinha dado uma pesquisada sobre Montevideu, minha vontade a maioria do tempo era pegar uma mochilinha, colocar nas costas e ir. Quero muito ir também para Machu Picchu, você poderia fazer uma sobre lá né?
    Abraços

    ResponderExcluir
  22. Oiii, tudo bom???
    Amo viajar, como sou do rio de janeiro qualquer lugar com paisagens belas me encanta, amei as fotos que você colocou. Quem sabe quando sobrar um dinherinho eu possa ir visitar também não é?? Gostei bastante, beijos

    ResponderExcluir

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Twitter

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.