1

Três Semanas Com Meu Irmão (Nicholas e Micah Sparks)


Já comentei aqui que Nicholas Sparks é meu autor favorito, então fiquei muito empolgada quando vi que um livro de 2004 finalmente seria publicado no Brasil. Outro motivo para minha empolgação foi o fato de envolver algo que simplesmente AMO que é viajar, então não pensei duas vezes em começar a leitura.
“O que você quer e o que você tem costumam ser duas coisas completamente diferentes”. – página 32
No prólogo, Sparks conta as dificuldades da vida de um autor, a rotina agitada com seus cinco filhos e o apoio da mulher quando ele recebe um folheto sobre uma viagem de três semanas ao redor do mundo (entre Janeiro e Fevereiro de 2003), para a qual ele convida o irmão, Micah.

No início de cada capítulo, há uma foto. A primeira retrata os cinco integrantes da família Sparks: os pais eram altamente rigorosos com a educação, criaram os filhos nascidos entre 1964 e 1966 com liberdade, desde que soubessem o quanto era importante que permanecessem unidos. Micah é o filho mais velho e se sente responsável por todos, Nicholas tenta se destacar em atividades esportivas e deseja mais atenção por parte dos pais enquanto Dana é a princesa da família. Em uma brincadeira de infância, os irmãos são cavaleiros dela e mesmo adultos, sempre estão preocupados em protegê-la. Micah é corajoso e Nicholas sente admiração pelo irmão e já nesse capítulo, me senti participando da família e curiosa pelas próximas aventuras e dramas deles na infância e pelas fotos, que dão um toque especial na narrativa.
“Nunca se esqueça de que a expectativa é uma parte importante da vida. O trabalho é importante, a família é importante, mas sem expectativa você não tem nada”. – página 41
Já adultos, Nicholas é tímido e preocupado enquanto Micah é divertido, leva a vida de forma muito mais tranquila e tenta animar o irmão para a viagem de suas vidas, que começa a partir do 6º capítulo. A partir daí, as fotos são dos lugares em que estiveram na viagem, como Guatemala, Peru, Chile, Austrália, Camboja, Índia, Etiópia e Noruega. Os pontos turísticos de cada lugar são bem descritos, com fatos curiosos e as aventuras dos irmãos por lá.  

Em meio ao presente (relatos da viagem e reflexões com Micah), Sparks alterna histórias de sua infância e juventude com a família, do namoro e casamento com Cathy. A atitude dos irmãos quando Dana não é convidada para o baile de formatura é tocante, assim como a descrição de dois acidentes que alteram a família para sempre. 

A família que ambos construíram também é citada: Nicholas conta como foi o nascimento e o cotidiano dos meninos Miles, Ryan (presente em vários capítulos), Landon e das gêmeas, Lexie e Savannah enquanto Miles comenta sobre a esposa Christine e os filhos, Allie e Peyton. 

A doença da irmã Dana é a parte mais dramática e emotiva do livro e eu não contive as lágrimas. Quem me conhece sabe que é muito difícil me emocionar com algum livro, então quem quiser ler, deve se preparar para essa parte. 

Foi interessante saber que vários livros de Nicholas Sparks foram inspirados em sua própria família: Diário de uma paixão nos sogros; Um amor para recordar na irmã Dana; O Resgate no filho Ryan e Uma Curva Na Estrada no cunhado Bob.

O livro trata de família, amor, união entre irmãos, amizade, fé e superação, já que é realmente difícil acreditar que tantas tragédias possam acontecer em uma mesma família. Demonstra que a vida de um autor não é tão fácil quanto aparenta, exige habilidade para lidar com pressão e prazos e necessidade de abdicar de certas coisas e momentos em função da profissão.


Recomendo muito para os fãs de Nicholas Sparks, que se encantarão ainda mais pelo autor e por sua família, mas também para os amantes de viagens e de lugares exóticos, pela quantidade de pontos turísticos e fatos descritos de forma bem verdadeira e divertida.
“Sonhos são sempre mais devastadores quando não se realizam” – página 84.

Um pouco sobre os autores: Nicholas Sparks queria ser atleta, mas uma lesão o impediu de realizar esse sonho. Formado em economia, publicou seu primeiro livro aos 31 anos. Suas obras foram traduzidas para 50 idiomas e já venderam mais de 100 milhões de exemplares. Onze de seus livros ganharam adaptações para o cinema. Nicholas mora na Carolina do Norte e tem cinco filhos. Seus livros publicados no Brasil são:
Micah Sparks é dono de uma fábrica, vive na Califórnia com a esposa e os filhos. 
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. o que eu mais gostei nesse livro foi a possibilidade de conhecer um Nicholas que eu não imaginava por trás de tanto sucesso

    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014