8

UMA LONGA JORNADA (Nicholas Sparks)

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 53º livro lido em 2013 e foi UMA LONGA JORNADA (Nicholas Sparks). Este ano eu ainda não tinha lido nada do Sparks e confesso que estava com um pouco de saudade da fórmula "romance + drama = mais do mesmo" que ele se tornou mestre em produzir nos últimos livros e me joguei na leitura.
O livro nos trás duas histórias paralelas. Primeiro temos a história de Ira, nos contada em primeira pessoa e o livro já começa angustiante, pois Ira é um homem de 91 anos, e ele está preso dentro do seu carro após um acidente na estrada. Com dores, com sede e com frio, Ira vai nos contando sua história de vida e ele tem muito o que contar: É um veterano de guerra, amou profundamente sua esposa e com ela, colecionou obras de arte significativas e sim,foi um homem digno. 
Paralelo à isso, temos a história de Sophia e Luke. Ela, uma universitária, estudando a história da arte. Nós a conhecemos depois que ela termina o seu relacionamento com um namorado que insistia em traí-la e o Luke é um peão de rodeio, um cowboy bonito e atraente que vive com a mãe em uma fazenda maravilhosa. Luke está no meio de um campeonato importantíssimo, embora ele saiba que não deveria estar na arena competindo, ele insiste nesta aventura. Os capítulos do livro se intercalam. Temos Ira relembrando sua vida e temos em terceira pessoa, alguém nos colocando a par do romance entre Sophia e Luke. A leitura flui como se fossem duas histórias muito diferentes no mesmo livro, como se não houvesse um vínculo entre Ira e o jovem casal, mas conforme fui avançando as páginas, tudo começou a fazer sentido.
Nicholas Sparks foi muito original em usar o tempo de cada história para uni-la do meio para o fim do livro e quando eu percebi que tudo estava fazendo sentido, comecei a devorar as páginas, ansiosa para descobrir o desfecho final.
O livro é muito bem escrito, uma história linda, forte, boa de ser lida, mas com aquela característica que o autor já imprimiu em seus livros anteriores: Ele fala de amor, de relacionamento, de problemas, mas sempre com aquele toque discreto e com aquele apoio à família de uma forma geral. O final do livro não é exatamente uma surpresa, mas foi muito bem construído e deu um sentido especial para todos os fatos que são narrados no decorrer da história e ainda que o fim não faça a todos os leitores do gênero felizes, me deixou bem satisfeita.
Recomendo aos românticos de plantão a para aqueles que acham que o tio Sparks se supera a cada lançamento.

Quote escolhido: "Antes do câncer se enraizar, eu costumava me perguntar que indignidade o futuro traria em seguida. E Deus, em sua sabedoria, me deu a resposta: Que tal um acidente? Vamos quebrar os ossos dele e enterrá-lo na neve! Ás vezes eu acho que Deus tem um senso de humor estranho." página 225

"Se nós não tivéssemos nos conhecido, acho que eu teria compreendido que minha vida não estava completa. E teria perambulado pelo mundo à sua procura, mesmo se não soubesse o que estava buscando. página 238




Sobre o autor: Nicholas Sparks Charles nasceu em Omaha, no estado do Nebraska, EUA, em 31 de dezembro de 1965. Alguns dos livros dele que já foram publicados no Brasil:
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Acho que eu ja fechei minha cota de Sparks pra sempre... ele escreve bem é envolvente, mas essa formula de sempre me cansou um pouco, tenho mais dois livros dele para ler e minhas leituras dele vão parar por aí.... rsrs... não tenho nenhum problema com ele, mas realmente acho que o estilo dele quando vem demais cansa e dois livros seguidos dele em um ano pra mim foi no limite apesar de ter gostado dos dois... rsrs... ótima resenha :*

    ResponderExcluir
  2. Ai, eu sou simplesmente apaixonada por ele e seus livros... Uma pena que eu não pude visitar ele enquanto esteva no Brasil... :(

    Enfim, amei a sua fórmula: romance + drama hahaha, bem o estilo dele mesmo...

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ah apesar de os livros dele serem um pouco previsíveis e da formúla "romance + drama" sempre dá vontade de ler! Gostei disso de serem duas histórias que se entrelaçam, vou querer ler um dia.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  4. Aí, Nicholas, como não amar hehehhe ..
    Sou apaixonada por sua escrita :] Já li quase todos .. e ainda não me cansei kkkkkk :]

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. EU QUERIA SABER SE O LIVRO TEM AGUM TOQUE SOBRENATURAL COMO " UM PORTO SEGURO"????

    ResponderExcluir
  6. Adoro os livros do Nicholas, ele sem vem com esse tipo de história forte. Ainda não tive oportunidade de ler esse livro mas fiquei muito curiosa em saber a forma que ele usa para intercalar as histórias e depois juntá-las.

    ResponderExcluir
  7. Só li um livro do Sparks até agora, mas estou tentando comprar mais alguns para ler :)
    Gostei do que eu li e acho que vou gostar bastante desse, parece ser fantástico.
    Inacreditável a criatividade para escrever tantos livros assim KK

    ResponderExcluir
  8. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços.
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014