8

Invisível (David Levithan e Andrea Cremmer)

 
Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 42º livro lido em 2014 e foi INVISÍVEL (David Levithan e Andrea Cremer). Depois que conheci a escrita do Levithan através de WILL & WILL e TODO DIA eu já sabia que estava condenada a querer ler tudo o que ele publicasse e não apenas porque ele administra as palavras maravilhosamente bem dentro da história que cria, mas porque as histórias que ele cria são originais, fortes, bem construídas e ainda que tenha toda uma premissa bizarra, os personagens são incrivelmente humanos.
 
Em INVISÍVEL conhecemos Stephen e ele é um garoto de 16 anos que é invisível. Isso mesmo, ele é invisível. Ninguém vê o Stephen, ninguém nunca o viu. Ele nasceu assim e desde o seu nascimento, até os dias em que o conhecemos morando sozinho em um apartamento em Manhatan, ele nunca se viu. Durante toda a sua vida, sua mãe o amou incondicionalmente e tentou de todas as maneiras facilitar a vida dele, porém ela faleceu a um ano e agora ele vive sozinho. Seu pai não aguentou a situação de ter um filho invisível e os deixou quando Stephen ainda era criança e apesar de ainda sustentá-lo financeiramente, eles pouco conversam. Stephen passou a vida lendo bastante, curioso em relação ao mundo e a si próprio e já estava totalmente conformado com o fato de não poder ser visto, até que uma garota, a Elizabeth, consegue vê-lo e ela o enxerga como um garoto completamente normal, ela não sabe que ele não pode ser visto pelas outras pessoas e temos aí, uma história muito interessante começando e nos mantendo presos até o fim.
 
Juntamente com Elizabeth, Stephen vai tentar entender as razões que fazem dele ser invisível e com Laurie, irmão de Elizabeth e Millie, uma mulher com conhecimentos em maldições, vão tentar solucionar o problema dele. O livro tem um ritmo de aventura a partir do momento em que decidem quebrar a maldição de Stephen e uma série de cenas de ação, muito bem construídas e descritas de forma que consegui imaginar o corre-corre, a confusão e o medo descrito nas páginas do livro.
 
A história possui um ápice de tirar o fôlego, uma epectativa delirante em saber como tudo se amarraria no final e quando o livro termina e você o fecha, a sensação de satisfação é incrível, porque além de ser uma história fantástica, em vários sentidos, a história é bem contada, sem pontas soltas e sem informações desnecessárias.
 
Eu adorei o livro e ele veio reafirmar minha admiração pelo autor e me fazer ficar curiosa quanto ao trabalho da Andrea Cremmer. Dá para perceber, sutilmente, quem escreve o que no livro e isso é dado não porque seja algo marcado, mas porque as características da escrita do Levithan não estão por toda a parte. O livro tem uma narrativa bonita, quase poética. Alguns momentos melancólica até, mas muito bem desenvolvida. A história te prende do começo ao fim e isso é sempre bem vindo na vida de um leitor.
 
O livro tem elemntos que eu particularmente não gosto, como magia, encantamentos e similares, mas dentro desta história, funcionou tão bem que eu apreciei a inserção destes elementos e acho que é isso o que um bom autor consegue fazer através do seu texto: conquistar um segmento de leitores que possuem um perfil literário diferente. Não sei se o Levithan escreveu outras coisas abordando este tipo de coisa, mas se o fez, tenho quase certeza que o fez com propriedade.
 
Super recomendo o livro para quem gosta de uma aventura sobrenatural com um toque de romance jovem/adulto. O livro é ótimo mesmo!

Nunca comento sobre as capas dos livros aqui, mas pesquisando um pouco sobre o livro, vi que a capa americana do livro é bem mais bonita que a capa lançada aqui no Brasil. Quem sabe mais para frente não temos um relançamento com a capa original.
"Assim como a febre pode tornar o frio mais frio, o amor pode tornar a solidão ainda mais solitária." página 191
 
 
Um pouco sobre os autores:
David Levithan é um escritor norte americano, nasceu em 07 de setembro de 1972, New Jersey. Seus livros publicados no Brasil são:
Nick & Norah
Garoto Encontra Garoto

Andrea Cremer é americana e além de escritora é professora de História. Alguns de seus livros publicados no Brasil:
Sob a Luz Da Lua
Lua de Sangue
Duelo ao Luar
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Te indiquei em uma tag lá no blog <3
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2014/09/tag-conhecendo-blogueira.html

    ResponderExcluir
  2. Eu só li TODO DIA e amei a história estranha, mas como vc disse sobre Invisível, os personagens são humanos. Quero ler Will e Will e agora esse tb. Ta...ja tem resenha, mas eu vou ler mesmo assim :P
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Genteee esse Livro deve ser muito bacana, ja gostei de cara. <3

    ResponderExcluir
  4. Tava na minha lista de desejados desde o lançamento,gostei da ideia do principal ser invisível a vida inteira e depois chegar um dia que encontra uma pessoa que do nada começa a ver ele,me pareceu algo bem fofo

    ResponderExcluir
  5. quero muito ler esse livro... está na minha lista de próximas leitura...
    estou mega curiosa para ler...

    ResponderExcluir
  6. Este livro tem linda historia! E muuuito emocionante de fato!
    Imaginei quando estava lendo a resenha como seria eu no lugar dele!
    Queria muuuito maluco que acontece de real! Mas existe muuuita gente invisvel
    por ai que querem que pessoas escutem!

    BLOG- http://b-maluco.tk/
    INSTAGRAM-> http://instagram.com/blog_maluco
    WEHEART- http://weheartit.com/Gikura_Viey

    Ficarei feliz em receber sua visita em meu Blog. Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Olá Ivi!!
    Quando comecei a ler a resenha do livro confesso que achei a proposta dele BEM diferente, mas no decorrer dela fui percebendo que tem toda uma magia em torno nela, e agora fiquei bastante intrigada com ela.Ainda não li nada dos autores,mas este já inclui ele a lista de desejados, e confesso que gostei mais da outra capa, combina mais com o enredo...

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li os livros do David, mas sei que são um tremendo sucesso. "Todo Dia" está no topo da minha lista de desejados. Então acho que esta obra acima, deve ser mais um super trabalho desse autor único!

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014