8

WILL & WILL (John Green e David Levithan)

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 52º livro lido em 2013 e foi WILL & WILL (John Green e David Levithan). Eu estava bem curiosa para ler este livro por três motivos: Primeiro porque tem John Green como um dos autores; Outro motivo é em função de ter sido escrito por dois autores e o terceiro motivo, não menos intenso como os outros dois, é o fato de se tratar de uma abordagem homossexual, então, me joguei na leitura.
Conhecemos então Will Grayson, um adolescente com poucos amigos, tímido, discreto que leva muito à sério dois fundamentos na sua vida: 1) Não se importar muito com nada e 2) Se manter calado. Will é amigo de Tiny Cooper, um adolescente que a princípio pode ser considerado egoísta e até um mal amigo, mas no desenvolver da narrativa, percebemos que ele é uma pessoa completamente normal como qualquer outro ser humano. Tiny chama a atenção na história não apenas por ter 1,98 m de altura e ser gordo, mas por ser homossexual assumido e não se sentir desconfortável com sua condição sexual.
Próximo dali encontramos outro Will Grayson, um outro adolescente, também homossexual, mas não assumido, depressivo, introvertido e caraterizado por não ter amigos, salvo Maura e Isaac, este sendo o que podemos entender como seu namorado virtual.
Os dois Will se conhecem em uma situação bizarra, em função de possuírem nomes iguais. O primeiro Will ao perceber o quanto o segundo Will é "baixo-astral", tem a brilhante ideia de apresentar Tiny para ele, porque ele acredita que ninguém é melhor em animar o humor de alguém que Tiny.
O livro é uma delícia de ser lido. Os capítulos são revezados entre os dois personagens homônimos e entre um e outro, vamos percebendo uma história de amor se desenvolvendo. Não só amor/paixão, mas amor entre amigos, amor fraterno e amor à vida. Com grande talento, ambos os autores descrevem situações hilárias durante a história e ainda que o final tenha arrancado tímidas lágrimas de mim, posso garantir que eu dei muita risada.
Mais uma vez John Green me surpreendeu positivamente. Ele não possui uma fórmula pronta para os seus personagens e suas premissas são tão originais que cada livro é uma surpresa muito boa. Foi meu primeiro contato com a escrita de David Levithan, mas tenho certeza que não será a última, porque eu gostei demais da sua narrativa.
O final do livro é surreal, mais que inesperado, é o tipo de situação que eu não imaginaria nem em mil vidas, talvez não convença todos os leitores, mas nem por isso deixou de ser lindo, forte e emocionante.
Super recomendo!!!

Quote escolhido: Como pode a nossa vida evoluída girar em torno de algo que as lesmas podem fazer? (Sexo). Quero dizer, tudo gira em torno de quem você quer comer e se você come a pessoa? Essas perguntas são importantes, eu acho. Mas não tão importantes assim. Sabe o que é importante? Por quem você morreria? Por quem você acorda as 5:45 sem nem saber pra que ele precisa de você? De que bêbado você limparia o nariz?" página 292



Curiosidades: 
1-)A Editora, na época do lançamento do livro, enviou um exemplar do mesmo para o deputado Marco Feliciano, político conhecido por suas declarações homofóbicas e racistas, com uma dedicatória que dizia: "Prezado deputado Marco Feliciano, é só amor. Talvez com este livro o senhor consiga entender".
2-)"Tiny" em inglês nos lembra algo bem pequeno, ao contrário do personagem que leva este nome. Ele é enorme, como descrevi acima, 1,98 de altura e ainda por cima, gordo... ou seja, nada a ver com a expressão.



Um pouco sobre os autores: 
John Green é um dos escritores norte-americanos mais queridos pelo público jovem e igualmente festejado pela crítica. No Brasil, seus livros publicados são:



David Levithan é um escritor norte americano, nasceu em 07 de setembro de 1972, New Jersey. Seus livros publicados no Brasil são:
  • Nick & Norah
  • Will & Will
  • Todo Dia



Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Oi Ivi! Esse livro está na minha lista e estou super curiosa, mas uma pessoa que tem um gosto muito parecido com o meu não gostou, então estou com um certo receio! Vou ler de qualquer forma e depois passo aqui para dar um pitaco, rs...

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita vontade de ler, mas por ser do John Green do que pela história confesso rs. Mas parece ser legal, eu geralmente gosto quando a história é narrada por dois personagens, então acho que vou gostar :)

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito curiosa pela estória desse livro :]
    Mais tenho que confessar que vou lê-lo, mais pelo John do que pela estória em si hehehhe .. Depois que li A culpa é das estrelas, criei uma admiração pelo autor :]

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, parece ser mega legal... E eu amei as curiosidades hahaha Super legal saber mais sobre essas coisas ;)

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    PS: caso alguém esteja querendo mudar sua lay, tem uma promoção de template aqui: http://umnovo-roteiro.blogspot.com.br/2013/09/promocaoo-de-template.html

    ResponderExcluir
  5. Admiro muito o John Green. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro. Gosto de ler temas atuais e algo sobre homossexualismo é ótimo. Adorei as curiosidades, principalmente de terem mandado um exemplar para o Marco Feliciano, hahahaha.

    ResponderExcluir
  6. Estou terminando de ler A culpa é das estrelas e não estou achando AQUILO tudo, por isso uero ler outro livro do autor depois para ver o que eu acho, já que a escrita dele me agradou. Este parece ser o ideal, achei a sinopse bem legal ;)

    ResponderExcluir
  7. Depois que li a resenha fiquei com mais vontade de ler. Ele é o próximo da lista.

    ResponderExcluir
  8. Olá ivi!! Tudo bem??
    Eu nunca li um livro do John Green (mas já tenho A culpa é das estrelas, e será uma das minhas próximas leituras).
    Acho que como a maioria das pessoas, fiquei curiosa com esse livro. Quero muito ler para ver se eu vou gostar ou não. E eu achei essa capa muito linda *-*
    Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014