09 agosto 2017

Quinze Dias (Vitor Martins)

Ficha Técnica:
Autor: Vitor Martins
País de Origem: Brasil
Número de Páginas: 208
Ano de Lançamento: 2017
ISBN-13: 9788525063151
Editora: Globo Alt

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 55º livro lido em 2017 e foi Quinze Dias (Vitor Martins). Quando soube que o Vitor publicaria um livro, fiquei bem empolgada em ler a narrativa dele, porém, essa minha empolgação diminuiu ao ler outros livros escritos por Booktubers que me decepcionaram, então, quando comecei esta leitura, estava com as expectativas baixíssimas.

O livro nos traz o Felipe, um adolescente que traçou planos ótimos para suas férias de julho: fará maratonas das séries que ele gosta e lerá um pouco, e claro, se dedicará a ficar em casa porque a vida na escola é tensa em função do bullyng que ele sofre por ser gordo. Porém estes planos ficam um pouco conturbados quando ele fica sabendo que o vizinho Caio que já foi um amiguinho de infância, passará 15 dias na sua casa porque os seus pais estarão em uma viagem em comemoração ao aniversário de casamento deles.
"O riso tem um som desesperador quando o motivo da piada é você. " página 30
Acontece que Caio não é apenas um vizinho, ele é uma paixãozinha do Felipe. Eles costumavam brincar juntos na piscina do condomínio quando eram crianças, mas acabaram se afastando quando Felipe parou de nadar porque sentia muita vergonha do seu próprio corpo.


O livro então irá se desenvolver nesta temporada que Caio será hospede de Felipe e durante este tempo, conhecemos intimamente os dois personagens e vemos algumas problemáticas pessoais e algumas realizações sendo definidas.

Como disse no inicio, minha expectativa estava baixa com o livro porque eu realmente me senti enganada quanto ao potencial de Booktubers escreverem livros envolventes, pertinentes e que me deixassem alguma lição ou ao menos um bom sentimento. Porém este livro veio lavar a minha alma porque a história, os personagens e a conclusão do livro, fizeram da leitura desta narrativa uma experiência deliciosa.

Felipe tem sérios problemas de auto-estima, mas em momento algum é um personagem chato, reclamão ou mimimizento. Entendemos os seus argumentos e embora a cada cena a nossa vontade seja abraçá-lo fortemente e dizer que a gente o ama da maneira que ele é, o enredo não sofre por conta disso. Mesmo que Felipe e Caio sejam vizinhos, um sabe pouco da vida do outro e vamos conhecendo o Caio na medida em que ele se apresenta para o Felipe e como não poderia ser diferente, nos encantamos com ele. Caio também tem questões emocionais relevantes e a forma como ele compartilha isso é bem interessante.


Temos ainda a mãe de Felipe que é simplesmente maravilhosa em vários aspectos, mas o que mais me emocionou foi ela deixar claro, em atitudes e palavras, que o Felipe era a pessoa mais importante do universo para ela e que poderia contar com ela para tudo e em tudo.

Apesar de o livro ser pequeno, 208 páginas, nada no livro é apressado ou instantâneo. Felipe e Caio desenvolvem uma amizade boa, saudável e que resulta em um romance consistente e que me deixou com um sorriso no rosto em vários momentos.

Se tivesse que fazer uma ressalva quanto à estrutura do livro, eu gostaria de ter o ponto de vista do Caio na narrativa. O livro é todo em primeira pessoa sob a perspectiva do Felipe e eu gostaria de ter tido mais acesso aos sentimentos e pensamentos do Caio, mas ainda assim, o livro me deixou mais que feliz. Foi uma leitura que agregou demais e que me deixou satisfeita quando virei à última página.


É um livro que nos faz pensar sobre os rígidos padrões de beleza que a sociedade impõe e do quanto isso é opressor sobre as pessoas, adolescentes inclusive, que já possuem uma carga de outras coisas sérias pra lidar nesta fase da vida. O livro fala também sobre a homofobia e sobre o quanto ainda precisa ser discutido, a verdade absoluta e universal que amor é amor e ponto final.

Eu adorei o livro e o recomendo para todo tipo de leitor, porque o livro apesar de trazer personagens adolescentes, é reflexivo e sério, ainda que os diálogos internos que Felipe tem nos arranque uma ou outra gargalhada.

Recomendo, sobretudo para aqueles leitores que se desapontaram com livros escritos por Booktubers. Este livro não mostra alguém que tinha um bom público em seu canal sendo uma aposta segura de editora, mas mostra um escritor de verdade, com uma história forte, bem escrita e inesquecível. Super vale a pena.

Assistam o próprio autor lendo o primeiro capítulo e tenho certeza que a curiosidade em conhecer a história nascerá imediatamente.


Eu amei demais!!!


Um pouco sobre o autor: Vitor Martins nasceu em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, e atualmente mora em São Paulo. Formado em jornalismo pela Universidade Cândido Mendes, trabalha como ilustrador editorial em projetos didáticos. Acredito que a diversidade na literatura jovem é uma arma poderosa, e seu principal objetivo como escritor é contar a história de pessoas que nunca conseguiram se enxergar em um livro. Tem um canal no YouTube onde fala sobre literatura, cultura pop, tranqueiras de papelaria, ilustração e o que mais der vontade. Quinze Dias é o seu primeiro livro publicado.

19 comentários:

  1. Ola
    Eu adorei esse livro e de fato concordo que quem se desapontou com livros de youtubers, pode gostar muito desse, por todo o diferencial. Achei muito legal esse vídeo do autor, não tinha conferido antes.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem?
    Eu acompanho o Vitor a um tempinho e confesso que estou curiosa com esse lançamento desde que soube, me parece ser um livro leve e fofo mas que ao mesmo tempo leva a refletir.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Poxa, sabia que ele iria lançar um livro mas nem me atentei ao enredo. Justamente porque livros de YouTubers tem sido decepcionantes. Gostei de saber da história e fiquei ansiosa para ler. Amei a resenha. Obrigada!
    www.praxeliteraria.com.br beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Confesso que tenho um certo preconceito com livros de Youtubers , porem, ultimamente ando lendo tantos comentários positivos sobre essa obra (assim como sua resenha) que estou super animada para realizar essa leitura
    Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ivi!
    Adorei sua resenha! Fiquei bem curiosa com a história. Já tinha visto o livro por aí, mas não sabia que o autor era um booktuber.
    Se o livro estiver bem escrito e a história estiver bacana, não vejo por que olhar com outros olhos. Vou dar uma chance ao livro.
    Obrigada pela dica!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ivi!
    Caramba, sua resenha me incentivou a ler esse livro, parece realmente muito bom! Quem bom que você não se desapontou com o autor. Já tinha lido outras resenhas que também foram positivas, mas acho que a sua foi a mais emocionante. Gostei bastante!
    Bjs
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  7. Oi, já vi algumas resenhas sobre esse livro e sempre foram boas. Gostei muito de todas as resenhas que li e com a sua não foi diferente.

    Achei esse livro apaixonante devido as resenhas lidas. E fiquei muito curiosa para saber como desenvolve a história entre o Felipe e o Caio.

    Sua resenha ficou lindíssima. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Oi Ivi,
    esse livro também foi uma surpresa pra mim, não pelos mesmos motivos que você até porque não li muitos livros de booktoubers, me surpresa se porque além de não conhecer o autor (nunca assisti um video dele) esse foi meu primeiro contato com a literatura LGBT e a escrita do Vitor foi maravilhosa ao me apresentar esse universo do qual só sei o básico.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi. :)
    Adorei a resenha, parabéns flor.
    Não é o gênero que eu leio, mas pelas suas impressões fiquei curiosa pra saber o desenrolar da estória.
    Nunca tinha ouvido falar desse autor nem do livro, mas é uma dica ótima de leitura.
    Blog As Meninas Que Leem Livros - Lauri Brandão

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ivi ♥
    Já tinha visto a capa desse livro, mas não sabia que ele tinha sido escrito por um booktuber. Realmente alguns livros de booktubers deixaram a desejar. Gostei bastante da premissa. Amo narrativa em primeira pessoa e creio que uma narração com dois pontos de vista enriqueceria a estória ainda mais. Amei sua resenha, Ivi.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Ivi, não acompanho o Vitor mas tenho visto muitas resenhas positivas sobre esse livro. Apesar de ter achado a premissa interessante, nao é o estilo de leitura que temhi buscado no momento, mas dica anotada. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Vi muita gente comentando sobre esse livro mas ainda não tinha parado para ler melhor a respeito dele! Achei a premissa interessante e os temas abordados muito importantes! Também tenho receio de ler livros de booktubers pois me arrependi com um, mas achei esse tão fofo que preciso ler! Adorei sua resenha!

    Obrigada pela dica!

    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Ivi!
    Estou bem curiosa para ler esse livro, mas ainda não surgiu a oportunidade. Fiquei contente que esse livro tenha lavado sua alma com relação a obras escritas por booktubers, também gostei muito de saber que apesar de curto, nada nesse livro é apressado. A personalidade dos protagonistas me convencem muito só de ler resenhas e sinto que o Vitor soube escrever tudo muito bem, adorei!
    Dica anotada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu vejo várias resenhas falando super bem desse livro, o que me deixa mais ansiosa para ler.
    E sua resenha não foi diferente.
    Parabéns pelo post.

    Beijos
    Leitora Dramática
    https://blogleitoradramatica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi! Não conhecia o livro nem o autor, mas a premissa me deixou bem interessada. A forma como descreveu a leitura mostra como traz vários temas a serem discutidos e justamente por essas questões que não posso deixar de ler. Já anotei a dica aqui :)
    Achei essa capa muito fofinha e seria muito legal ter a obra na minha estante.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  16. Eu também não crio muitas expectativas com livros de booktubers, confesso, mas me apaixonei pelo personagem Felipe só pela sua resenha, pois é um personagem tão fácil de se identificar! Não ia ler, mas agora vou dar uma chance pro livro tb :)

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Caramba, to chocada! Sempre empurrei esse livro pela capa. Não é o tipo de livro que me chama a atenção, mas gostei da sua resenha!
    Vou por na listinha do "talvez" haha beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi.

    Conheço um pouco do trabalho do Victor através do canal dele no YouTube. Ainda não tive a chance de ler este livro, também não conhecia muito sobre a obra. Esta é a primeira resenha que leio do livro. Vou decidir depois e tentar ler o livro.

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Já assisti alguns vídeos do Victor e acho ele muito criativo, mas, justamente por essa "fama" ruim dos booktubers que são escritores, não me empolguei muito com esse lançamento. Até agora li críticas muito boas, e vejo que as pessoas estão adorando a história, no entanto ainda tenho um certo receio e por isso deixarei a dica passar.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir