11 agosto 2017

Grande Magia – Vida Criativa Sem Medo (Elizabeth Gilbert)

Ficha Técnica:
Nome Original: Big Magic: Creative Living Beyond Fear
Autora: Elizabeth Gilbert
Tradução: Renata Telles
País de Origem: Estados Unidos
Número de Páginas: 192
Ano de Lançamento: 2017
ISBN-13: 9788539007103
Editora: Objetiva
SKOOB | GOODREADS

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 56º livro lido em 2017 e foi Grande Magia – Vida Criativa Sem Medo (Elizabeth Gilbert). Conheci a autora através do seu livro mais famoso, antes mesmo dele ser famoso, o inesquecível Comer, Rezar e Amar. Depois disso li outros dois livros dela e quando vi este aqui sendo lançado no Brasil, já me interessei fortemente.

O livro é um não ficção que tem como plote central a criatividade. Não se trata de um livro de autoajuda, mas sim um compartilhamento em como a autora administrou a sua criatividade no processo de escrita de seus trabalhos. Ela não nos dá conselhos ou receitas de como escrever de forma criativa, mas nos conta o que funcionou para ela, e também, o que não funcionou.


De forma muito leve e fluida, ela fala da época em que mandava os originais para as editoras e recebia cartas de recusa e do quanto foi importante não ter desistido da escrita naquela época. Fala do grande sucesso na publicação de Comer, Rezar e Amar e do quanto às expectativas ficaram altas quando ela publicou outros títulos depois daquele livro e como ela conseguiu sobreviver às críticas e não ter mais nada daquele nível para oferecer os seus leitores.

Sobretudo, ela nos apresenta a criatividade como algo muito especial, que precisa ser desenvolvida e amada dentro de você, independente do que aquilo pode resultar em aspectos de reconhecimento ou dinheiro, mas do quanto é importante não perder o foco daquilo que você realmente quer fazer com os talentos que possui.


O livro é dividido em 6 capítulos: Coragem, Encantamento, Permissão, Persistência, Confiança e
Divindade. Cada um destes capítulos é bastante direto e conciso, e a lição de cada um deles é que a criatividade precisa ser nutrida, amparada, compartilhada e ainda que ela não torne você um grande milionário, fará você feliz se a usá-la prudentemente.

O livro tem um público-alvo abrangente, mas é inegável que ela conversa com pessoas que querem ser escritores e eu me identifiquei muito neste aspecto. Ela fala sobre as falhas que todos cometem e o quanto cada erro é importante no processo de desenvolvimento do seu processo criativo e também que é preciso humildade para conviver com o sucesso.


O livro é uma delicia de ser lido. Capítulos curtos e muito bem desenvolvidos, exploram com bastante propriedade cada tema e a escrita é tão simples e gostosa, que a letra mais parece um bate papo entre amigos.

Eu gostei muito e recomendo para quem está em processo criativo em alguma área artística e que por vezes, se sente desanimado com a realidade pouco produtiva da vida. A leitura é rápida, mas muito relevante.

Eu amei.

Um pouco sobre a autora: Elizabeth Gilbert Lambiasi nasceu em 18 de julho de 1969 e é uma americana romancista, ensaísta, escritora de contos, biógrafa e memorialista. Seus livros publicados no Brasil são:

  • Comer, Rezar e Amar
  • Comprometida
  • Sobre Homens e Lagostas
  • Peregrinos
  • O Último Homem Americano
  • A Assinatura de Todas as Coisas
  • Grande Magia – Vida Criativa sem Medo

10 comentários:

  1. Ola
    Não conhecia esse título, mas fiquei bem curiosa quanto ao desenvolvimento e sua resenha me deixou bem motivada para conferir também. Legal a respeito da criatividade. Pelo visto, é uma leitura bem deliciosa mesmo e pretendo seguir a sua recomendação sim.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem?
    Conhecia o livro Comer rezar e amar mas ainda não fiz essa leitura. Parece ser um livro maravilhoso também para novos autores afinal fala de escrita mas também para pessoas que trabalham com a criatividade, me parece ser um livro leve e delicioso de ser lido.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Super me interessei por esse livro,não o conhecia,mas já li os títulos mais famosos dela, comer,rezar eamar e comprometida,o estilo de escrita dela me agrada bastante.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ivi,
    fico feliz que você tenha se identificado com os assuntos abordados no livro, é tão bom quando nos encontramos nas narrativas, não é mesmo? Esse livro definitivamente não é pra mim, mesmo você tendo dito que o público alvo é abrangente não creio que me encaixe em nenhum dos possíveis, além disso tenho um pé atrás com a escrita da autora já que seu maior sucesso não me envolveu de forma alguma.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ivi!
    Não conhecia o livro e não faz meu estilo, mas acredito que meu cunhado possa se identificar com esse título. Vou passar a ideia. ^^
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  6. Oiee Ivi ^^
    Se não me engano, minha irmã tem esse livro *-* eu não sou muito de ler livros assim, mas de vez em quando é bom, né? Acontece que eu tenho tanta coisa aqui para ler que não sei se terei tempo de lê-lo num futuro próximo, mas agora que confirmei que minha irmã tem um exemplar (acabei de procurar...hehe'), já o coloquei na pilha para ler.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Ivi,
    Quando vejo esse livro associo ele a leituras lentas, mas fiquei contente por não ser. A autora parece ter mostrado muito bem o que passou ao longo da vida e gostei disso!
    Fiquei com a impressão que esse livro te acrescentou demais e que você o levará por muito tempo em sua vida.
    Vou anotar a dica, quem sabe ele não pode acrescentar algo pra mim também?
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Apesar de não ser o tipo de livro que eu costumo ler, achei bastante interessante a proposta do mesmo, ainda mais por ela dar dicas que não funcionaram pra ela também

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ivi

    Ia morrer sem saber que essa era a mesma autora de Comer, Rezar e Amar.
    Eu não leio não ficção, mas até que curti a proposta deste livro, pois eu estou escrevendo um livro (devagar, mas estou) e acho que um livro assim iria ajudar a encarar o que está por vir. Deve ter te ajudado muito também, né? :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    É uma leitura bem diferente das que estou acostumada a ler, mas mesmo assim achei bem interessante a premissa, e sua resenha está muito boa que instiga o leitor a dar uma chance a obra.
    Dica anotada, um beijo.

    ResponderExcluir