Traços (Eduardo Cilto)

terça-feira, 13 de junho de 2017

Ficha Técnica:
Autor: Eduardo Cilto
País de Origem: Brasil
Número de Páginas: 272
Ano de Lançamento: 2016
ISBN-13: 9788542207477 
Editora: Outro Planeta

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 42º livro lido em 2017 e foi Traços (Eduardo Cilto). Conheci o autor em 2012 através do canal do Youtube Perdido nos Livros e quando soube que ele publicaria um livro, fiquei empolgadíssima, porque sempre considerei o canal dele um dos mais originais dentro do Booktube.

O livro nos traz o Matheus, um adolescente no último ano do ensino médio, em uma cidade do interior de São Paulo. Matheus é apaixonado pela melhor amiga Beatriz, mas nunca teve coragem de falar isso para ela, até que após uma festa junina da escola, os dois vão parar na casa da namorada de um amigo em comum e depois de um ritual de magia, Beatriz decide fugir para São Paulo e pede que Matheus o acompanhe. Eles seguem então em uma viagem para a capital, cheia de contratempos e personagens diferentes.


Em meio a esta situação, tentamos conhecer um pouco do Matheus e sabemos que ele teve um irmão mais velho e que a morte dele é um assunto não conversado dentro de casa. Também temos Beatriz apaixonada por um Youtuber muito popular entre os adolescentes e isso vai movimentando o enredo principal.

Infelizmente o livro não funcionou para mim e mais uma grande decepção se estabeleceu ao ler um livro de alguém que ganha a vida falando de livros. A trama é repleta de inconsistências que não consegui ignorar e em dado momento da leitura, eu achei tudo tão sem pé e sem cabeça, que por muito pouco não abandonei o livro. 

Matheus é um adolescente extremamente maduro para a sua idade. Como o livro é narrado todo em primeira pessoa, conseguimos conhecê-lo bem e entender sua vida e as indecisões próprias da idade. Ele consegue repudiar os preconceitos com uma argumentação maravilhosa e sabe exatamente como as pessoas devem e merecem ser tratadas, porém esta maturidade toda some ao decidir fugir de casa, sabendo que a família não precisaria passar por este tipo de problema. Beatriz é uma menina muito chata, egoísta e superficial. Em vários momentos da trama, a minha vontade era que ela sumisse das páginas, porque realmente é aquele tipo de personagem difícil de aturar.


Alguns temas são inseridos dentro da história de forma extremamente artificial. Acho que existe uma necessidade estranha em se falar sobre homossexualidade ou assédio, ainda que não tenha espaço pára isso na narrativa. Pareceu-me que o autor tinha a obrigação de deixar clara a sua posição sobre determinados temas, mesmo que não tivesse relação alguma com o enredo principal.

O final foi surreal. Mas não foi um surreal bom, foi mal desenvolvido e muito estranho. Conclui a leitura bem decepcionada e questionando a nota alta que o livro tem no Skoob, porque realmente a história é fraca e os personagens não convencem em nenhum momento.

Acredito que em função do público imenso que o autor tem no Youtube, a editora acreditou que uma publicação de sua autoria seria um ganho comercial interessante. E foi, porque a fila para conseguir um autógrafo do autor na última bienal do livro era bem grande. Porém eu tenho certeza que o livro, embora tenha sido um sucesso de venda, é muito fraco para merecer esse hype todo.


Se você conhece o canal do autor, talvez tenha curiosidade em ler o livro e talvez a história flua de forma melhor para você. Mas sinceramente, o livro foi mais um desapontamento e na próxima vez que eu pegar um livro de Booktube para ler, colocarei as minhas expectativas lá embaixo.

Eu não gostei.

Um pouco sobre o autor: Eduardo Cilto sempre se identificou mais com personagens de livros do que com as pessoas que conhecia. Nascido em 1996, na cidade de Santo André - SP, ele passa boa parte do seu tempo deslizando os olhos entre as páginas e tem o costume de inventar histórias sobre as pessoas que vê na rua. Em 2012, sua paixão por livros o levou a criar um canal no youtube, o Perdido nos Livros, onde expressa suas opiniões e surta sobre seus personagens favoritos junto com mais de 200 mil seguidores. Traços é o seu único livro publicado.
Comentários
3 Comentários

3 comentários :

  1. Oiii Ivi tudo bem?
    Menina eu fiquei bastante animada para ler esse livro, ainda mais que eu não sabia que Eduardo era Boktube, com toda certeza pretendo conhecer seu canal e ler seu livrinho, um romance de tirar o fôlego.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu tinha ouvido alguém comentar sobre este livro, mas estava aguardando resenhas sobre ele para ter mais informações. Pelos problemas que você descreveu, não me animaria em ler porque seriam detalhes que me incomodariam. Muito obrigada por ter compartilhado a sua experiência conosco! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oii Ivi, tudo bem? Sua resenha ficou mara! Eu sempre fico com um pé atrás quando o assunto é livro de youtuber, mesmo quando o autor fala sobre livros em seus vídeos. Traços nunca me chamou atenção, e lendo sua resenha vejo que também iria achar super fraco e mal aproveitado, então correrei dele! haha

    Beijos!

    ResponderExcluir

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Twitter

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.