0

Um Passo em Falso (Harlan Coben)

Ficha Técnica:
Nome Original: One False Move
Autor: Harlan Coben
País de Origem: Estados Unidos
Tradução: Luciano Machado
Número de Páginas: 272
Ano de Lançamento: 2014
ISBN: 978-85-8041-340-3
Editora: Arqueiro

O quinto livro da série de Myron Bolitar volta ao basquete, esporte praticado pelo agente. A investigação atual é sobre o desaparecimento de Horace Slaughter, pai da jogadora Brenda (estrela do basquete feminino) e ex-treinador do próprio Myron.

Ao conhecer Brenda, a investigação se torna dupla por pedido dela: Myron investiga também sobre sua mãe (Anita), que a deixou há 20 anos. Para complicar um pouco mais, Myron se sente atraído por Brenda, o que pode prejudicar seu trabalho. Ele encontra Mabel (irmã de Horace), que relata informações importantes sobre Horace e Anita. Em meio a investigação, uma família de políticos (Bradford) para a qual Anita trabalhava se torna importante e demonstra relação inclusive com a família de Myron, o que pode colocá-los em perigo. Por outro lado, Arthur Bradford surpreende Myron com seus argumentos e o faz pensar em abnegação e amor.
“A vida é uma constante mudança, FJ. É preciso aprender a se adaptar”. – página 79.
O clima fica ainda mais tenso quando Horace é encontrado morto com um tiro na cabeça e até Brenda é apontada como suspeita. Em determinados momentos, a tensão é tão grande que explica bem o título do livro, já que um passo em falso pode trazer consequências desastrosas para qualquer pessoa.
Como sempre, Myron conta com o apoio de Win, sempre inteligente e pronto para assustar quem for preciso e Esperanza, que se mostra bem madura e ajuda Myron a todo momento, mesmo sem decisão sobre seu futuro na empresa. Por outro lado, dois aspectos me incomodaram durante a leitura: machismo demonstrado no momento em que o treinador Norm menospreza o time de basquete em que Brenda joga simplesmente por ser feminino e o relacionamento de Myron com a namorada Jessica, que achei até desnecessário para a trama, pois quebra o ritmo da investigação para mencionar os dois com atitudes inseguras e irritantes.
“É assim que funciona com os ricos. O dinheiro limpa todas as sujeiras”. – página 245
O livro trata de poder, segredos, influências e necessidade de manter as aparências a qualquer custo, mas também de proteção, amizade e amor, mesmo que não sejam demonstrados da melhor maneira. O mistério sobre Anita e a morte de Horace só é desvendado nas últimas páginas e envolve um personagem que não imaginaria; seus motivos são perturbadores, sendo descobertos somente após ver a situação por outro ângulo.
“Não existe nada mais doloroso do que o luto. O luto é o maior fosso no mais negro oceano, a ravina sem fundo. Ele consome tudo. Sufoca. Paralisa de uma forma que nenhum nervo danificado poderia fazer”. – página 270.
Leitura bem válida pelas reviravoltas e manutenção do suspense até o último capítulo. O próximo livro da série do agente Myron Bolitar com investigações características é “Detalhe final”, ansiosa pelo clima tenso característico de Harlan Coben.


Um pouco sobre o autor: Vencedor de diversos prêmios, é o único escritor a ter recebido a trinca de ases da literatura policial americana: o Anthony, o Shamus e o Edgar Allan Poe, todos por livros da série de Myron Bolitar. Suas obras já foram traduzidas para 41 idiomas. Aclamado na França, Coben é conhecido como “o mestre das noites em claro”. Seu livro Não conte a ninguém foi transformado no premiado filme homônimo estrelado por Kristin Scott Thomas e François Cluzet, disponível no Brasil em DVD. Harlan nasceu em Newark, Nova Jersey. Depois de se formar em ciência política, trabalhou no setor de turismo. Hoje mora em Nova Jersey com os quatro filhos e a esposa. Alguns de seus livros publicados no Brasil são:

Série Myron Bolitar:
- Quebra de confiança
- Jogada mortal               
- Sem deixar rastros    
- O preço da vitória       
- Um passo em falso    
- Detalhe final
- O medo mais profundo            
- A promessa    
- Quando ela se foi       
- Alta tensão    

Série Mickey Bolitar:
- Refúgio
- Uma questão de segundos
- A toda prova

Livros Independentes:
- Não conte a ninguém
- Desaparecido para sempre
- Não há segunda chance
- O inocente
- Silêncio na floresta
- Confie em mim
- Cilada
- Fique comigo
- Seis anos depois
- Que falta você me faz
- Não fale com estranhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014