11

Cidade dos Etéreos (Ransom Riggs)

Ficha Técnica:
Nome Original: Hollow City 
Autor: Ransom Riggs
País de Origem: Estados Unidos
Tradução: Rayssa Galvão
Número de Páginas: 336
Ano de Lançamento: 2012
ISBN-13: 978-85-8057-891-1
Editora: Intrínseca

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 35º livro lido em 2017 e foi Cidade dos Etéreos (Ransom Riggs), segundo volume da série O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Li o primeiro livro em outubro do ano passado, um pouco antes de conferir a adaptação da história para o cinema, e confesso que pretendia apenas ler antes de ver o filme, por uma questão de curiosidade, mas como me encantei com o enredo, seguir com a série foi algo que eu queria muito fazer.

Este livro começa exatamente onde o primeiro livro terminou, com as crianças salvando a Srta. Peregrine de um acólito e fugindo pelo oceano. No meio da travessia, eles enfrentam soldados e uma baita tempestade, que os faz perder quase todos seus pertences, exceto um livro que contém contos peculiares e que descobrimos que não são apenas histórias para crianças dormirem. Esse é um ponto muito interessante, pois esse livro é o Contos Peculiares, que foi lançado recentemente. Porém a Srta. Peregrine está no corpo da ave e não consegue voltar para a sua forma humana e para conseguir isso, as crianças precisam encontrar uma outra ymbryne para ajudá-los.


O livro irá se desenvolver então nesta jornada de busca para que a Srta. Peregrine retorne e neste caminho, muita aventura acontecerá, bem como algumas viagens no tempo através de fendas temporais e o aparecimento de novos peculiares. Inclusive animais peculiares também aparecerão, dando uma nova dinâmica para o enredo.

Como no primeiro volume, o livro é narrado sob o ponto de vista de Jacob, que agora está mais corajoso e apaixonado por Emma, porém, vemos um Jacob em constante reflexão, analisando tudo o que ele está perdendo e ganhando se envolvendo naquela aventura.


Eu confesso que estava com a expectativa bem controlada em relação ao livro, por se tratar de um livro de transição. Geralmente em trilogias, o segundo livro sofre daquele mal de ser enrolado, beirando o desnecessário, mas para minha feliz surpresa, o livro conseguiu manter o nível de envolvimento e originalidade do primeiro volume e eu li rapidamente, muito mergulhada nas aventuras que as crianças precisam viver para alcançar o seu objetivo.

O final é um plot twist muito grande, e eu fiquei pasma, porque em momento algum eu achei que aquilo poderia acontecer, então, a surpresa foi realmente forte. Embora essa reviravolta tenha sido bem inserida, deixou o final um pouco aberto, então, estou muito ansiosa para ler o livro que encerra esta aventura, já na certeza que não irei me decepcionar, porque tudo neste universo me agrada bastante. Não sou de ler fantasias, mas realmente, a forma como o autor construiu este enredo, me deixou fascinada.


Em várias partes do livro, quando as crianças estão vivendo o período de guerras, o autor consegue fazer uma ligação muito coerente com o próprio drama deles, e eu achei isso muito bem-feito. 

Concluindo, foi uma leitura excelente para mim. Antes de pegar este livro, eu vinha de uma série de dramas e realmente precisava de algo diferenciado e envolvente para me fazer desapegar das histórias tristes que tinha lido, e esse livro cumpriu muito bem com o papel de entretenimento, além de também dar espaço para se refletir sobre várias coisas como amizade, fidelidade e paciência.


O último livro da trilogia já está no gatilho para que eu leia o mais rápido possível, porque realmente esta história tem um lugar especial no meu coração.

Eu adorei!


Um pouco sobre o autor: Ransom Riggs cresceu na Flórida, mas agora reside na terra das crianças peculiares, Los Angeles. Ao longo da vida, formou-se no Kenyon College e na Escola de Cinema e TV da Universidade do Sul da Califórnia, além de fazer alguns curtas-metragens premiados. Nas horas vagas é blogueiro e repórter especializado em viagens. No Brasil, os seus livros publicados são:
  • O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares
  • A Cidade dos Etéreos
  • A Biblioteca das Almas
  • Contos Peculiares
Comentários
11 Comentários

11 comentários:

  1. Oie! Tudo bem?

    Guria estou louca para realizar a leitura desses livros! Eu assisti ao filme, e conheço um pouco da história, mas não vejo a hora de ler esses livros e me aprofundar um pouco mais nas histórias do autor!

    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Gostei muitooo de ler sua opinião. Estava com dúvidas se continuava a série ou não, mas sua resenha me convenceu de que sim, tenho que continuar. hahaha Fiquei super curiosa com esse final! O que será?kkk

    ResponderExcluir
  3. Oiiii tudo bem??

    Tenho os 3 na minha estante, e não peguei pra ler ainda, todos falam que vale a pena q eu devo pegar.
    Estou quase passando na frente.
    Amei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  4. Acho que eu sou uma das poucas pessoas que tem curiosidade pra conhecer essa história, mas tem uma preguiça imensa de começar... kkkk... Não sei se é pelo excesso de elogios a trilogia, ou só má vontade minha, mas com o passar do tempo perdi o interesse real em conhecer a trama... mas fico feliz que tenha curtido a leitura, espero que o ultimo volume feche tudo com chave de ouro pra vc :)

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    No começo desse ano, eu li o primeiro volume dessa série, mas ao contrário da maioria achei muito zunzun pra nada. A história é boa, os personagens são fascinantes, mas não achei tudo isso. Porém, como o primeiro acabou com um gancho incrível para o próximo, estou querendo ler o segundo e saber o que acharei. Além disso, sua resenha me deixou mega curiosa sobre o que está acontecendo, espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  6. OIe!
    Depois desse final, realmente, precisa ler o terceiro livro para ontem! rsrs
    Eu ainda não iniciei a leitura dessa série, mas estou curiosa para poder conferir. A cada resenha que leio sobre os livros, fico ainda mais curiosa.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Olá, Ivi.
    Não li o primeiro livro dessa série e sendo muito sincera, não sei se pretendo lê-la, mas tenho um amigo que está lendo.
    Pela sua resenha, me pareceu que este segundo livro consegue ser ainda melhor e mais instigante que o primeiro.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Ainda não consegui realizar a leitura do primeiro apesar de sempre estar entre meus desejados. Que bom que o segundo não é só história de enrolação, também concordo com você que segundo livros sempre são os piores das séries, mas parece que aqui teremos surpresas e adorei! Adoro finais de plot porque sempre nos deixam agoniada para o próximo. Mais que dica anotada! Ótima resenha <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Ivi,
    Ainda não li essa trilogia, mas estou louca para ler. Só que, apesar de gostar de finais com plot twists, não gosto ao mesmo tempo, pois sinto raivinha. Fico contente, entretanto, que esse livro tenha te agradado e espero que o próximo encerre a série com chave de ouro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ainda não assisti o filme pois apesar de não ser bem meu estilo, preciso muito ler essa história! Estou super curiosa! Amei sua resenha e pretendo ler logo esses livros!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá! Amei sua resenha, meu irmão tem os três livros e ele adorou muito! Já está na minha lista de próximas leituras, ainda não vi o filme e me disseram que ficou sensacional. Torcer pra ele comprar o quarto livro. Completar toda coleção.

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014