19

Boa Noite (Pam Gonçalves)

Ficha Técnica:
Nome Original: Boa Noite
Autora: Pam Gonçalves
País de Origem: Brasil
Número de Páginas: 240
Ano de Lançamento: 2016
ISBN-13: 9788501106698
Editora: Galera Record
SKOOB | GOODREADS

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 33º livro lido em 2017 e foi Boa Noite (Pam Gonçalves). Comprei este livro na bienal do 2016 e estava bem curiosa com o enredo, então, decidi tirar o livro da estante e conhecer de verdade esta história.

O livro nos traz a Alina, uma jovem de 18 anos que está deixando a cidade onde morou a vida inteira com a família, para se mudar para Pedra Azul, uma cidade-universitária onde ela fará o curso de Engenharia da Computação. Alina sempre foi uma excelente aluna e boa filha, sua vida sempre foi uma tanto previsível e ela enxerga nesta mudança de cidade uma oportunidade para mudar de vida também.


Chegando à nova cidade, ela vai morar em uma república e conhece alguns amigos bacanas como Manu, Bernardo e Talita e logo de cara, começa a frequentar as festas que os alunos de outros cursos promovem, e essas festas são cheias de música, bebida e paqueras, o que pra Alina, já é bastante novidade, uma vez que ela não tinha nada disso onde vivia com os pais e os irmãos. Ela fica bem empolgada com as novas descobertas e se vê diante de muitos desafios, um deles é que o curso escolhido por ela é formado por turmas com muito mais rapazes que moças e infelizmente ela tem que lidar com o machismo dos seus colegas de classe e com o mesmo comportamento de alguns professores.

Mas o cerne da narrativa irá se dar em um tema bem complexo: o abuso sexual. Infelizmente nas festas promovidas pelos alunos, existe a suspeita que os meninos embebedam e até drogam as garotas para conseguir sexo e Alina, através de um projeto em sala de aula, decide que pode tentar mudar aquela realidade.

Boa Noite foi o livro mais vendido do estande do Grupo Editorial Record na bienal de 2016 em São Paulo e além disso, foi escrito por uma das booktubers mais populares da atualidade, então, a minha expectativa estava bem grande em relação ao enredo e desenvolvimento da história. Somado a isso, existe o fato que eu li e ouvi muitos elogios para com a história, e então a minha expectativa era muito alta, o que acabou resultando em uma decepção inesperada.


Nada no livro me convenceu realmente. A Alina é uma protagonista fraca e de motivação duvidosa. Ela queria ser outra pessoa na faculdade e eu não consegui entender os seus motivos. Ser inteligente e amada pela família é algum motivo de vergonha? Até aonde eu sei, não. Os personagens ao redor de Alina também são pouco marcantes. Uma colega de república bissexual, que merecia mais espaço e argumentação na trama e um casal inter-racial que poderia gerar mais discussão sobre o tema. O romance da Alina é previsível e até um pouco bobo. Estes aspectos me deixaram incomodada porque eu tive a impressão que a autora queria inserir todos os temas interessantes da atualidade na sua história e infelizmente, não deu atenção de verdade a nenhum deles. 

Mas o que mais me desapontou foi realmente o tema principal ter sido tratado com muita superficialidade. Senti um certo medo na escrita de colocar a protagonista no centro do problema e fazer dela uma vítima direta da violência cometida nas festas. Então, tudo ficou muito na base da especulação e isso me irritou.

O discurso da Alina me pareceu artificial demais e toda vez que ela defendia seu ponto de vista, me parecia não ser a voz dela falando, mas algum artigo ou pesquisa sobre o tema.


Tudo é resolvido rápido demais e claro, para um tema como esse, em que é citado personagens que foram encontradas desacordadas sem suas roupas íntimas, me pareceu leviano não se aprofundar na questão.

Este é o primeiro livro da Pam Gonçalves e como foi um sucesso de vendas, tenho certeza que logo ela lançará outro livro e assim, espero profundamente que a sua escrita ganhe mais força e que ela não se intimide em tratar dos seus temas com mais propriedade. Ou, que traga temas que não exijam um desenvolvimento mais sério e pertinente.

Eu realmente gostaria de ter amado o livro, mas foi uma decepção.


Um pouco sobre a autora: Pam Gonçalves nasceu em Santa Catarina, é escorpiana e formanda em Publicidade e Propaganda com pós-graduação em Branding e Criação Publicitária. Youtuber e criadora do blog Garota it, atualmente se dedica a seu canal no YouTube. Boa Noite é o seu primeiro livro solo publicado, mas ela é uma das autoras da coletânea de contos O Amor Nos Tempos de #Likes

Comentários
19 Comentários

19 comentários:

  1. Oi Ivi!
    Nossa, que triste...
    É tão frustrante ser desapontada por uma leitura que a gente tinha tanta expectativa, né? Mas como você disse, talvez a estória não teve a devida profundidade por medo da autora em abordar um tema tão sério e não alcançar a proposta esperada. Quem sabe com o amadurecimento como autora traga mais segurança na escrita? Vamos torcer para que sim! Foi bom saber sua opinião e conhecer mais sobre esse livro.
    Bjs e até mais!

    Ps: Visite nosso blog, estamos com um top comentarista em andamento ;)
    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2017/04/top-comentarista.html

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Me senti escrevendo está resenha rsrs
    Tbm não curti o livro!Protagonista super fraca
    Enredo muito bacana mas mau descrito !Personagens secundários que precisavam ser abordados de uma forma bacana e não foram!Fiquei 99%frustrada com está leitura!E não sei se vou ler outro livro da autora no futuro .

    ResponderExcluir
  3. Oi Ivi
    Eu já li esse livro também, e até gostei, mas acho que a temática poderia ser mais aprofundada, ficou superficial mesmo, infelizmente. Outra coisa que eu não curti foi a protagonista, não me convenceu, dentre outros aspectos das cenas exploradas com pouco foco.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Conhecia o livro já, porém não sabia direito do que se tratava. Achei bem interessante a história e os temas abordados, como o fato de que a personagem te que lidar com machismo na sala de aula e também sobre abuso sexual. Uma pena o tema principal ter sido tratado com superficialidade, mas ainda assim tenho interesse em conferir a obra. Adorei a resenha!

    www.virandoamor.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Ivi,
    Eu quero ler esse livro, mas sua resenha me desanimou muito.
    Olha um ponto que você citou, sobre o discurso da personagem ser artificial e tirados parecem artigos e pesquisas, me remete a muitos discursos de booktubers e youtubers, toda vez que vejo um vídeo de opinião tenho essa sensação.
    Me desanimei muito com essa superficialidade em que ela abordou o tema, vindo dela que é tão pra frente e até meso me passa a imagem de militante, esperava um livro com mais choque de realidade.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  6. Oii Ivi, tudo bem? Super chato isso quando esperamos tanto de um livro e ele nos decepciona desse jeito :( Especialmente quando é um sucesso tão grande de vendas e tão elogiado pelos colegas na blogosfera. Desde o lançamento de Boa Noite eu fico com um pé atrás com a leitura, pois tinha medo justamente de a autora não dar a devida atenção aos temas que escolheu abordar. E agora vejo que foi o que aconteceu. Fiquei ainda mais desanimada com a leitura, e não sei se virei a fazê-la um dia, quem sabe. Sua resenha ficou ótima!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste de fazer leitura, mesmo que com reservas...

    Enfim, e uma pena que a autora precise de mais "a vontade" para tratar alguns temas, mas ainda bem que foi um sucesso!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Ivi.
    Eu não conhecia a autora ou a obra, mas esse é realmente um tema muito sério e atual que merece atenção. Eu leria um livro com essa temática focada mais na crítica social do que no romance e acho que tudo que você mencionou me incomodaria. Não tenho nada contra livros que são voltados somente para o entretenimento, mas acho que se a pessoa resolve falar sobre um assunto tão sério assim, tem que ter aprofundamento.
    É uma leitura que eu não faria agora, talvez mais pra frente.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá Ivi,
    Que pena que essa obra não te agradou. Já tive a oportunidade de ler e gostei da história. Não é uma das melhores que já li, mas é boa.
    Acho que essa superficialidade foi um dos pontos negativos que, na época, não soube destacar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Assim como você tenho expectativas altas sobre esse livro, por conta da hype do ano passado eu achei que seria uma bela leitura.

    Os pontos que você abordou me deixaram com um pé atrás, mas acredito que ainda assim vou ler pois gosto muito do trabalho dela e para ter parâmetro para os próximos que tenho certeza que irão vir.

    Adorei sua resenha, os pontos levantados e a sinceridade!

    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie...
    Que lástima a leitura ter sido uma decepção pra você :(
    Eu adoro a Pam como booktuber, mas, depois de seus comentários desanimei por completo em ler a obra, pois, detesto quando uma obra é trabalhada com superficialidade.
    Infelizmente, passo a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Não conhecia a obra, ao começar a ler a resenha pensei que seria um clichê teen, depois vi que era mais do que isso e me interessei no livro... o que mudou de novo depois de ver as suas impressões, haha. Abuso sexual é uma tema muito sério para ler trabalhado com superficialidade, sem falar que fiquei bem triste ao ver que você disse que os personagens são rasos. Também odiaria o fato da protagonista mudar por conta da faculdade, acho que já li muitas coisas desse tipo e é algo que me incomoda, pois a pessoa parece não ter personalidade própria.
    Obrigada pela dica, mas vou deixar passar.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  13. Oi Ivi, tudo bem?
    É uma pena que o livro da Pam tenha sido uma decepção para você, mas eu meio que já esperava isso em sua resenha pois não é a primeira vez que leio críticas negativas sobre ela, citando os mesmos motivos. É uma pena que a Pam tenha desejado inserir tantos temas importantes, mas não se dispôs a aprofundar nenhum deles.. espero que os próximos livros dela sejam bons e que sua escrita tenha sido amadurecida.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  14. Olá, Ivi. Tudo bem?
    Que pena que você se decepcionou com o livro. É tão ruim quando temos expectativas altas para um livro e a leitura não corresponde ao que esperávamos.
    Eu ainda quero ler este livro, porque acompanho o trabalho da Pam desde o blog. Não estou com expectativa muito alta, porque é o primeiro livro dela. Então, acho que sem esperar muito, pode ser que eu goste mais da leitura.
    De qualquer forma, adorei a sua resenha e, principalmente, a sua sinceridade.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi! É realmente uma pena que você não tenha conseguido aproveitar a leitura e tenha se frustrado tanto com ela... Realmente quando esse livro saiu todo mundo foi correndo querer saber mais sobre e ler, e vi diversos comentários positivos sobre o tema... E acho que porque eu não estava com expectativas tão altas eu pude curtir e aproveitar. É claro que não é tão aprofundado, e que sempre se dá para melhorar, mas não consegui desgostar tanto quanto você! Espero que a autora melhore porque isso sempre é importante e que você possa gostar dos próximos!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  16. Acho a capa desse livro adorável, quero muito lê-lo algum dia!

    Sua resenha é a primeira negativa que vejo dessa obra! Como não o li, talvez tenha fundamento, que pena que a autora não aprofundou na temática que propôs!

    Agora já não sei se ainda quero lê-lo!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  17. Perdi super a vontade de ler esse livro porque vi comentarem que é bem superficial e acho que o abuso sexual não pode ser tratado assim. Uma pena qhe a leitura não tenha sido tão boa.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bem? Gente, que balde de água fria. Lendo a sinopse eu achei super bacana o tema central, achei que seria uma história daquelas bem emocionantes e reflexivas. Fiquei muito desapontada de saber que foi tratado com superficialidade e que a personagem principal é fraca. Eu sei como é, você vai fazer uma leitura cheia de expectativas e no fim das contas acaba se decepcionando. Espero que o próximo livro da autora supra melhor esses pontos. Bjossss

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Ivi,
    fiquei chocada com a sua resenha. Porque li uma resenha do livro recentemente e a menina falava super bem do enredo e dos temas. Dizia tanta coisa boa que até fiquei curiosa para saber mais, ainda bem que não me precipitei na hora de comprar.
    Achei bacana você ter sido sincera e vou ficar de olho, porque também ouvi algumas amigas falando de algumas coisas negativas sobre a personagem.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014