18

A Fúria dos Reis (George R. R. Martin)

Ficha Técnica:
Nome Original: A Clash of  Kings
Autor: George R. R. Martin
País de Origem: Estados Unidos
Tradução: Jorge Candeias
Número de Páginas: 656
Ano de Lançamento: 2011
ISBN-13: 9788580440270
Editora: Leya

Oi gente que ama livros, hoje eu venho com a resenha do 37º livro lido em 2017 e foi A Fúria dos Reis (George R. R. Martin). Este é o segundo volume da série As Crônicas do Gelo e Fogo e como a leitura do primeiro livro foi incrivelmente boa, ler a sequência era imperativo para mim. Confesso que as 656 páginas me deram um certo receio, porque além de muitas páginas, a diagramação é muito apertada, com a letra pequena e margens estreitas, mas quando comecei a ler, não tive sossego até concluir.

Como se trata do segundo volume de uma série, a resenha deste livro possui spoilers do livro anterior.

Este livro tem seu início no ponto em que o anterior terminou e como a conclusão do primeiro volume foi tensa e melancólica, adorei o fato deste aqui iniciar sem grandes enrolações quanto aos acontecimentos do A Guerra dos Tronos. Dentro novamente do universo construído pelo autor, embarcamos em um enredo tenso e ágil, e, apesar das muitas analogias e metáforas que o autor usa, em momento algum a história perde o ritmo e o objetivo. Com narrações de diversos personagens – a grande maioria está presente no primeiro livro – somos apresentados á inesgotáveis articulações e conflitos, onde, nem mesmo crianças inocentes conseguem escapar.


O livro nos traz o momento em que um cometa vermelho aparece nos céus, e profecias e superstições inundam Westeros, prometendo uma grande mudança para o Sete Reinos. Cinco nobres se denominaram reis e começaram a lutar intensamente para garantir que o Trono de Ferro seja usado por um verdadeiro e capacitado soberano. Enquanto as lutas se estendem por parte da Casa Lannister e Stark, Sansa Stark se mantém aprisionada em Porto Real, prometida ao filho ilegítimo do último rei e Arya Stark segue viagem, disfarçada, para sua casa, numa caravana da Patrulha da Noite. Estas duas personagens foram as que mais me impressionaram durante a leitura, no sentido de que Sansa, que eu antipatizara no primeiro volume, conseguiu amadurecer e ganhar meu respeito neste livro. Já Arya, a garotinha que já tinha conquistado meu carinho, conseguiu fidelizá-lo ainda mais.

As guerras se tornam cada vez mais frequentes e sanguinárias, enquanto do outro lado do mar, Daenerys Targaryen – a última de sua Casa – cria e alimenta os raros e únicos dragões do mundo, idealizando em sua mente o dia em que estes, garantirão seu Trono de Ferro, governo o qual a família Targaryen nunca deveria ter sido tirada. E Stannis, irmão do último rei, sendo um dos nobres que brigará pelo trono, adota uma religião sombria, a qual o ajudará a travar suas batalhas usando a trapaça.

Mas o foco central do livro se dá no personagem de Tyrion Lannister, o anão, que agora é a Mão do Rei. No primeiro livro eu já havia ficado impressionada com a sua força e seu carisma, mas neste aqui ele vem ainda melhor. É um dos protagonistas que roubou o foco de muitos outros. Com artimanhas, trapaças e jogos mentais, me deixou perturbada com a confusão que bolava para os próprios coadjuvantes – muitos deles, inteligentes e astutos também. 


O livro tem uma abordagem sobre religião bem interessante. A relação dos acontecimentos e a influência que os deuses têm sobre cada coisa, é questionada por muitos personagens e podemos ver aí uma crítica social bem argumentada, ainda que discreta. A questão política é ainda o que rege a narrativa, mas é impossível não se envolver com determinados personagens, torcendo ferozmente para que o bem vença e o mal caia, ainda que a definição de bem ou mal, seja muito relativa dentro da trama.

Mais uma vez, a história me prendeu muito. Do início da leitura até a última palavra, fiquei mergulhada no enredo e sofri com os personagens que mais gosto. Dei risada do sarcasmo bem inserido no texto e me emocionei com alguns dramas. Eu já tinha ouvido falar que este livro se tratava de um livro de transição, preparando os leitores para o próximo volume, mas, ainda assim, foi uma história que me consumiu e que ao terminar, tudo o que eu queria era já ler o próximo livro.

Pretendo assistir a segunda temporada da série de TV baseada neste volume e ver como determinadas situações foram colocadas na telinha. 


Embora a série seja extremamente popular e tenha uma legião de fãs ao redor do mundo, não vou me intimidar em recomendar para você que não tem a intenção de ler, porque eu já disse em alto e bom som que jamais leria e agora estou seduzida pelo universo, pelos personagens e pela trama tão bem desenvolvida. Então, a experiência que estou vivendo, você pode viver também.

Eu amei!!! 


Um pouco sobre o autor: George R. R. Martin nasceu em Bayonne, Nova Jérsei, filho de um estivador, cuja família da classe operária vivia perto das docas de Bayonne. Quando jovem, ele se tornou um leitor ávido de quadrinhos. A edição de novembro de 1968 do Quarteto Fantástico possui uma nota ao editor que Martin escreveu quando ainda estava na escola. Ele credita a atenção que ele recebeu com a carta, junto com seu interesse em quadrinhos, como sua inspiração para se tornar escritor. Em 1970, Martin recebeu seu Bacharelado em jornalismo na Universidade Northwestern, Illinois, se formando com muitos elogios. Ele depois completou um Mestrado em jornalismo, também em Northwestern, em 1971. Martin começou a escrever contos de ficção científica no começo da década de 1970, apesar de o início de sua carreira não ter sido fácil (uma de suas histórias foi rejeitada por diferentes revistas 42 vezes), ele nunca se desencorajou; anos depois ele venceria seu primeiro Hugo Award e Nebula Award por um de seus contos.
Comentários
18 Comentários

18 comentários:

  1. Ola
    Eu gostei de ler suas impressões a respeito desse segundo volume da série, porém eu já sei que não é um titulo/série que eu vou ler. Tentei começar, mas não consegui me envolver, então mudei de ideia. Nem da série eu gosto, apesar do gênero chamar a minha atenção.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu conheço tanta gente que idolatra esses livros, que eu me sinto estranha por ainda não ter tido vergonha na cara e lido haha E você falando que começou e não consegui parar até terminar, mds, PRECISO conhecer então! Realmente não sabia que o livro tinha uma abordagem sobre religião, é realmente uma novidade para mim, interessante! Eu já vi a primeira temporada de GOT e é fantástica, mas por algum motivo eu não continue, acho que ver sem ler não é comigo, acho que vou logo procurar esse livro pra começar então! Tenho certeza que vou adorar a experiência!
    Um beijo ♥

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bom?
    Eu amo essa série de livros! A série da tv eu acho bem machista, comparada a essa obra prima que é a parte literária. Amo MESMO como cada personagem conta cada capítulo e tudo mais! VocÊ vai ficar doida conforme for lendo, porque só melhora!! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá Ivi,
    Sou louca para ler esses livros, mas, toda vez que vejo o tamanho, desisto. Gostei de saber que esse livro tem abordagem religiosa e fiquei contente, principalmente, por saber que a história te prendeu. Acho que vou arriscar nos próximos meses.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu tenho sentimentos muito complexos quando se trata dessa série, de verdade haha. Eu geralmente não costumo ir "na onda" do que fica popular por aí, seja série, filme, livro etc. Mas confesso que sempre tive vontade de ler os livros (Meu irmão tem a coleção inteira) mas ao mesmo tempo eu não tenho disposição e o tempo também não colabora :') Mas ainda acho que um dia eu vou chegar a ler todos sim :)
    Adorei o texto, e pelo incentivo a mais XD
    Beijos~

    ResponderExcluir
  6. É sempre muito positivo ler suas resenhas, eu sou fã de carteirinha.. Quanto ao livro, menina eu ando tão atrasada com essa série, eu já deveria ter lido a anos, mas enrolei tanto que estou na metade do primeiro e parada. E o pior é que não me vejo lendo eles tão cedo, até porque tenho um monte de leitura para por em dia.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Tudo bem?

    Eu sempre vejo muitos comentários maravilhosos tanto sobre os livros quanto sobre a série. Mas, eles não me animam a ler, sabe?

    Esse não é um gênero que eu realmente curta e o enredo não me chama atenção. É uma pena, né?

    Fico muito feliz que você tenha curtido o livro e espero que possa ler o próximo em breve! ❤

    Beijos e até!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  8. oii, tudo bem?
    Sou uma grande fã da série e tenho muita vontade de ler os livros, mas não tenho certeza se gostaria tanto por conta dos detalhes serem extremamente detalhados. Fico feliz que você tenha gostado, sei das grandes diferenças que tem entre o livro e a adaptação, fiquei bem animada com a sua resenha.

    ResponderExcluir
  9. Oi Ivi,
    Quero muito ler essa serie. Amo a versão de TV, mas sei que eles mudaram muita coisa do livro. Então fico curiosa para ler. Mas esse livros são muito extensos então acho que só quando eu tiver um Kindle para ler. rsrsrs
    Meu maior medo é não me envolver muito coma narrativa e acabar sendo até uma leitura demorada. Vejo pela resenha, que você se envolveu muito, espero ter essa mesma experiência.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Realmente, as páginas dos livros dessa série são de intimidar e muito. Eu amo a série de TV, acompanho e estou doida pela chegada da 7ª temporada, tenho os livros e comecei a ler o primeiro, mas infelizmente abandonei, porque quando eu comecei a ler, a série estava no maior auge dela, em um período de altos comentários e burburinhos e o que aconteceu? Muitos spoilers e eu acabei não aguentando. Abandonei o livro e fui assistir a série na TV, porque pelo menos, quando eu lesse o livro, já sabia que meus personagens preferidos iriam morrer hahaha. Mas pretendo a dar inicio nos livros novamente, acho que a leitura será mais agradável.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Me julguem, porém não tenho um pingo de interesse nesse livro ou na série. Uma vez peguei emprestado o primeiro volume com um amigo e não consegui avançar na leitura, não fluía, eu não me envolvi com o enredo ou com os personagens e acabei abandonado-o. Tenho interesse em assistir a série, mas estou procrastinado por falta de tempo. Que bom que a história te prende e te surpreendeu, é muito bom quando um livro consegue mudar nossa opinião.

    ResponderExcluir
  12. Oiee Ivi ^^
    Tenho muita curiosidade de ler os livros dessa série, mas tenho medo de ficar viciada na história e querer ler um atrás do outro...haha' e o tamanho dos pequenos tijolos também me assusta um pouco. Muuito bom saber que, mesmo sendo grande e tendo letras pequenas, o livro conseguiu te prender desse jeito ♥ espero que os próximos da série também consigam fazer isso :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  13. Ai... Mesmo com você dizendo que a história te prendeu e tal, não consigo ter vontade de ler essa saga hahaha.
    Esse gênero não me atrai, nem a série eu assisto. E são tantos livros e tão grandes que nem sei se conseguiria :x

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  14. Oie. Eu nunca li nem assisti nada relacionado a série, mas sei alguma coisa sobre os personagens através de tudo o que é compartilhado nas redes sociais. Sinceramente, não tenho vontade nenhuma de conhecer, pois tentei assistir a série e nos primeiros 10 minutos já cansei de tanta morte. Mas não seria idiota de dizer que reconheço o sucesso da série e a forma como tudo foi bem elaborado, desde a política até a história dos personagens. E não nego que queria sabet mais sobre a Daenerys e seus dragões, pois sempre achei incríveis as imagens dela que apareciam na internet. Adorei a resenha e fico feliz em saber que a série contínua te agradando.

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart

    ResponderExcluir
  15. Oi, Ivi!
    Admiro muito quem consegue se aventurar nessa série, além de ela ser grande os livros são gigantescos e pelo que dá para perceber a história e repleta de detalhes e personagens. Sempre tive curiosidade, mas ainda não tive coragem de ler. Talvez me lance esse desafio em breve!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Eu amo essa série na TV, mas confesso que os livros não me prenderam do jeito que eu imaginava (mas preciso dar uma segunda chance á eles também, afinal já faz anos que tentei ler o primeiro e demorei séclos para terminar).
    O bom dos livros é que contém muito mais história que na série, explicam muitas coisas que ficaram soltas na telinha e os personagens são muito mais desenvolvidos.
    Que bom que gostou da leitura e boa sorte no tijolão que é o terceiro livro rsrsr

    ResponderExcluir
  17. Oi Ivi, tudo bem?
    Já fiquei muitíssimo interessada em ler essa série, mas quando vi o tamanho dos livros e descobri sobre o estilo de escrita do autor, desanimei completamente. Além disso, acabei seduzida pela série e acompanho a mesma, então muitas coisas do livro irão me parecer semelhantes. Achei legal saber que você não dava nada e acabou mudando de ideia. Espero que isso aconteça comigo, pois gosto muito desse universo criado pelo autor!


    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Confesso que li sua resenha um pouco por cima, pois ainda pretendo ler esta série. Não sei quando será, porque os livros são realmente enormes e estou com uma pilha de livros acumulados, além de compromissos da faculdade.
    No entanto, pelo que li das suas resenhas, fiquei ainda mais ansiosa para ler. Gostei de saber que, mesmo dizendo que nunca leria, você acabou dando uma chance e se apaixonou pela escrita do autor. É tão bom quando isso acontece, né? Além disso, é bom ver quando alguém mal termina um livro e já quer ler o próximo volume da série. Isso indica que a história é realmente boa.
    Adorei sua resenha e espero ler começar essa série o mais rápido que puder.
    Beijos!

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014