0

A Droga da Obediência (Pedro Bandeira)


Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 36º livro lido em 2015 e foi A DROGA DA OBEDIÊNCIA (Pedro Bandeira). A primeira vez que eu li este liro eu tinha 10 anos de idade e lembro que na época foi uma leitura obrigatória da escola, mas eu e a turma inteira adorou o livro e antes da prova, já havíamos lido no mínimo umas três vezes. Como muito tempo já se passou, eu apenas lembrava da trama e de que eu havia gostado demais da leitura.

O livro nos traz 5 adolescentes, todos na faixa dos 14 anos, alunos de um colégio para a classe alta de São Paulo. Eles são Miguel, Crânio, Magri, Calu e Chumbinho e formam um clube secreto e a missão em questão é desvendar o motivo pelo qual adolescentes de outros colégios elitizados da capital paulista, sumiram. Este clube de auto-denomina como OS KARAS.

A aaventura dos Karas envolve uma investigação perigosa com um plano sinistro por trás do desaparecimento dos adolescentes. Eles seguem, perseguem, criam planos, executam, se atrapalham e se equivocam algumas vezes, mas com muita inteligencia, conseguem descobrir e entregar para a polícia a mente fria e violenta de quem está por trás de um plano absolutamente sinistro.


O livro que foi escrito para o público infanto-juvenil é enxuto no que tange á descrições. O escritor não nos dá detalhes sobre os locais ou as diversas emoções que os personagens possuem. Também não encontramos informações sobre suas famílias e sobre suas histórias de vida, porque o mote do livro não é esse e sim a aventura que eles vão enfrentar na luta do bem contra o mal.

Mas engana-se quem acredita que o livro é apenas uma aventura adolescente. A narrativa precisa e bem desenvolvida do Pedro Bandeira, traz uma abertura imensa para refletirmos sobre pontos importante da vida humana e, neste livro temos a chance de refletir sobre a obediência, sobre o que ela pode nos trazer de bom ou de mau e sobretudo, sobre a revolução, muitas vezes positiva que a desobediência traz consigo.

Como o publico alvo é crianças e pré adolescentes, o livro traz ilustrações do artista Eugênio Colonnese. As figuras são bem bacanas que facilmente nos colocam na história e assim, estimulam a leitura.


Reler esse livro tantos anos depois me trouxe uma sensação deliciosa. Não apenas nostalgia ou saudade, mas a recordação do momento em que a leitura entrava na minha vida para ficar. Lembro com detalhes do dia em que minha mãe comprou este livro para mim e do quanto nas semanas seguintes, eu e os colegas na escola conversávamos sobre esta história. Praticamente a mesma coisa que acontece hoje nos grupos de leitura espalhados pelas redes sociais e, lembrar destas situações me trouxe um sentimento de alegria profunda.

O livro é o primeiro volume de uma série que fez muito sucesso entre os leituras brasileiros. Os Karas se aventuraram em outras tramas, cresceram como personagens e conquistaram uma legião de fãs que até hoje, indica a leitura da série como incentivo para crianças e adolescentes.

Eu mesma, sempre que tenho oportunidade, indico a leitura deste livro, bem como da série porque realmente é uma boa história, bem contada, original, instigante e que pode acender a chama da paixão por livros em qualquer pessoa.

Eu adorei reler este livro, me reencontrar  com Os Karas e relembrar de como meu amor pelos livros, surgiu a tanto tempo atrás.

Recomendo para crianças e adolescentes e também adultos que querem uma história bacana com uma reflexão bem pertinente pra os dias atuais.
"Só o respeito pela liberdade de cada um pode garantir a sobrevivência da Humanidade. Só o respeito pelas opiniões divergentes pode garantir o progresso. A obediência só leva à repetição de velhos erros. A desobediência modifica o mundo." páginas 100

Um pouco sobre o autor:  Pedro Bandeira de Luna Filho nasceu em Santos-SP, no dia 9 de março de 1942. Se tornou um escritor premiadíssimo atraves da literaruta infanto-juvenil e é com certeza o autor deste gênero mais vendido no Brasil, (vinte e três milhões de exemplares até 2015). É também palestrante e especialista em letramento e técnicas especiais de leitura. Alguns dos seus livros publicados são:

  • A Droga da Obediência
  • A Droga do Amor
  • A Hora da Verdade
  • A Marca de uma Lágrima
  • Anjo da Morte
  • Brincadeira Mortal
  • Descanse em Paz, Meu Amor
  • Droga de Americana!
  • É Proibido Miar
  • Gente de Estimação
  • O Fantástico Mistério de Feiurinha
  • O Grande Desafio
  • O Medo e a Ternura
  • O Poeta e o Cavaleiro
  • Pântano de Sangue
  • Prova de Fogo
  • Rosaflor e a Moura Torta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014