3

Uma Vida Sem Limites (Nick Vujicic)


Como havia lido vários romances, decidi procurar livros de outros estilos, pensei em algum que envolvesse superação e logo encontrei UMA VIDA SEM LIMITES. Percebi que era o autor era Nick Vujicic e lembrei que já tinha visto alguns vídeos motivacionais dele. Nick nasceu sem braços e pernas por uma síndrome rara chamada tetra-amelia (falha na formação embrionária) e é um palestrante mundialmente conhecido que inclusive já esteve algumas vezes no Brasil.

Nos primeiros capítulos, ele relata o choque de seus pais ao perceber a sua deficiência e alterna fatos da infância com episódios como palestrante, como a experiência no Egito, lugar em que encontrou pessoas em extrema pobreza e se surpreendeu pela felicidade demonstrada por elas.

O livro se desenvolve a partir dos fatos, acompanhamos o desenvolvimento de Nick na infância, o conflito emocional ao imaginar o futuro e os questionamentos sobre a deficiência.  Percebe a sua vocação quando constata que pode ajudar outras pessoas a encarar as adversidades e inspirá-las a melhorar a sua vida e a dos outros por meio das palestras. Passa a aceitar sua condição como deficiente, considerando tudo como um plano para a vida, um propósito determinado por Deus.

Como já esperado, há várias mensagens motivacionais sobre esperança e confiança, assim como orientações para transformar seus defeitos em qualidades e importância da ação para gerar oportunidades. Essa parte poderia ser igual a todos os livros motivacionais, mas Nick consegue torná-la diferente e interessante ao contar fatos de sua vida: a experiência como ator no filme “The Butterfly Circus” e os fatos bem divertidos como quando ele decide “passear” na esteira de bagagem de um aeroporto ou entrar no compartimento de bagagem do avião como se fosse uma mala e surpreender os passageiros.

No decorrer do livro, são detalhadas atividades realizadas por ele que poderiam ser consideradas quase impossíveis por sua deficiência, como pescar, surfar, tocar bateria e reger uma orquestra. Por meio dessas atividades, Nick nos apresenta pessoas que igualmente superaram situações adversas, como a surfista Bethany Hamilton, que perdeu um braço após ataque de um tubarão e se consagrou campeã.

Como detalhe final do livro há fotos que mostram a família, fases e fatos importantes da vida do autor. Também há destaque para a filantropia e vários exemplos de projetos, inclusive o de sua própria organização “Life Without Limbs” (vida sem membros), no qual as pessoas podem compartilhar histórias de sofrimento e cura, como forma de relacionamento social.

Kelly em Buenos Aires
em maio de 2014
Como eu sou deficiente física - tive paralisia cerebral ao nascer e ando com muletas - me identifiquei muito com várias situações descritas pelo autor. O livro é ótimo, há trechos bem emocionantes e verdadeiros sobre os conflitos emocionais causados pela deficiência, mas também é muito engraçado e altamente motivador. Nick pode ser visto como um exemplo pela capacidade de superação, coragem e fé. Recomendo! 

Após a leitura, procurei saber mais sobre o autor e descobri que Nick se casou e seu próximo livro (“Love Without Limits”, escrito com a esposa Kanae) será lançado em breve.
“Apenas desejar a mudança não vai mudar nada. Tomar a decisão e agir imediatamente vai mudar tudo!” – página 17.
“Ele me ensinou que os únicos obstáculos verdadeiros na vida não aqueles que nós mesmos criamos” – página 188.
“As escolhas que você faz determinam a qualidade de vida que você leva” – página 201.

Um pouco sobre o autor: Nicholas James Vujicic (Melbourne, 4 de dezembro de 1982) é um pregador e palestrante motivacional. Nascido sem pernas e braços em razão de rara síndrome, tetra-amelia, Vujicic viveu uma vida de dificuldades e provações ao longo de sua infância. No entanto, ele conseguiu superar essas dificuldades e, aos 17 anos, iniciou sua própria organização sem fins lucrativos. Depois da escola, Vujicic frequentou a faculdade e se formou com dupla diplomação. Desse ponto em diante, começou suas viagens como palestrante motivacional e sua vida atraiu a cobertura da mídia. Atualmente, ele dá palestras regularmente sobre vários assuntos tais como a deficiência, a esperança e o sentido da vida.
Seus livros publicados no Brasil são: 
  • Uma Vida Sem Limites
  • Indomável 
  • Superação
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Esse livro já está na minha lista de desejados, curto muito histórias de superação e acho esse cara o máximo, já vi várias matérias e reportagens sobre ele, sua história alem de super emocionante e um exemplo de vida.

    ResponderExcluir
  2. Oiee.
    Acho que o Nick tem uma lição de vida incrível, ainda não li nada dele mas já assisti a um pedaço de uma palestra dele e é surpreendente o quanto ele não se deixou abater pelas dificuldades que enfrentou e enfrenta na vida.
    Não é meu tipo de livro preferido, mas o leria sim.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  3. Livro muito interessante! Minha mãe tem ele, e um dia resolvi lê-lo. Nossa, eu adorei. Ele é um exemplo de vida e superação... Poxa, tem tanta gente acabando com a própria vida usando todos os tipos de drogas e outras porcarias; e ele, tem toda essa vontade de viver. O livro tem toda uma carga emocional mas eu com certeza o adoro, e vou reler em breve. Muito bom! Super indico.

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014