3

SESSÃO DE TERAPIA (Jaqueline Vargas)

  
 
Na época de escolher o curso na faculdade, a primeira opção que pensei foi Psicologia, pelo interesse nas reações humanas e também por gostar de conversar, dar conselhos, etc. Acabei desistindo da ideia quando descobri que havia aulas de anatomia, mas é uma área que gosto muito (acho que só eu gostava das aulas de Psicologia no curso que escolhi depois - Letras).

Há uma série com o nome de “Sessão de Terapia exibida pelo canal GNT, na qual este livro é baseado. Assim que vi a propaganda na televisão já fiquei empolgada, seria ótimo acompanhar o que ocorre durante uma sessão, as reações e os dilemas enfrentados pelos pacientes. A série já está na terceira temporada e é bem interessante, mostra um paciente a cada dia e causa curiosidade por saber o que ocorrerá na próxima sessão.

Descobri esse livro por acaso, pesquisando qual seria minha próxima leitura. O livro retrata a primeira temporada da série e enfatiza de maneira igual o comportamento do terapeuta e seus conflitos e os dilemas dos pacientes.

Theo é psicólogo e terapeuta há 20 anos e a primeira paciente abordada é Julia, com um tema polêmico (paixão pelo terapeuta). O segundo paciente é Breno, atirador de elite em conflito com sua profissão. Além deles, há Nina, a adolescente bem sucedida que sofre acidente duvidoso e o casal João e Ana, com problemas para decidir sobre ter outro filho.

A estrutura do livro é dividida por semanas (correspondentes as sessões de cada paciente) e além do desenvolvimento deles, é possível perceber também todo o conflito vivido por Theo, afetado de maneiras e por motivos diferentes por cada um deles. Essa foi a parte que mais gostei do livro, por não demonstrar o terapeuta como aquele que sabe tudo ou não se abala por nada e sim como uma pessoa normal, que até mesmo se identifica com algumas atitudes dos pacientes.

Um fato curioso é Theo confessar a técnica de focar em um pouco do paciente (algum detalhe no rosto ou na roupa) quando está confuso, tenso ou com sono durante uma sessão. Achei engraçado porque imaginei o paciente pensando que o terapeuta está totalmente focado, sendo que ele tenta simplesmente não dormir durante a conversa..

A semana de trabalho de Theo não é finalizada com uma sessão com um paciente e sim com ele em sua própria sessão de terapia com Dora, a professora vista como modelo para ele. Dora o confronta a todo momento e o incentiva a tomar decisões e se posicionar, mesmo que tais decisões possam mudar o rumo de sua vida.

Livro recomendado para quem quer ter doses de psicologia com estilo de novela, em capítulos!
“Independente do resultado, é a tomada de decisões que movimenta a vida”. – página 14.

“A mente escolhe muito bem o que quer lembrar e o que quer esquecer”. – página 25.

“O medo é uma das emoções mais humanas que existem, o medo pode salvar vidas, tirar vidas, mas sem ele não seríamos metade do que somos”. – página 171

 
Um pouco sobre a autora: Jaqueline Vargas é escritora e autora de telenovelas brasileiras. Nasceu no Rio de Janeiro e é formada e licenciada em Artes Cênicas na Uni-Rio. Especializou-se em Educação e reeducação Psicomotora e começou a escrever para televisão aos 28 anos. Seus livros publicados no Brasil são:
  • Sessão de Terapia
  • As Aventuras de Floribella
  • Valentina
 

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Autora tem um enorme talento!
    A historia e bem trabalhada e ela soube coloca muuito detalhes
    pra deixa um poucas mais realista do ja é!

    BLOG- http://b-maluco.tk/
    INSTAGRAM-> http://instagram.com/blog_maluco
    WEHEART- http://weheartit.com/Gikura_Viey

    Ficarei feliz em receber sua visita em meu Blog. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Um belo livro, como a Girlene falou, a autora é muito talentosa <3

    ResponderExcluir
  3. A autora já traz na bagagem uma vasta experiência, isso já é um bom começo para um trabalho de qualidade, tanto na série, quanto no livro.

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014