6

GAROTA EXEMPLAR (Gillian Flynn)

Quem assina a resenha de hoje é a Kesyane Campos.

O que não poderia faltar em uma viagem minha era a compra de um livro e em uma dessas minhas viagens, comprei “alguns”, e nesta viagem comprei o "famoso" livro GAROTA EXEMPLAR, comprei meio no escuro, li somente uma matéria sobre o livro e achei que seria interessante, e o titulo também veio a agradar.
Depois de ler por quase 2 meses e de muito refletir, cheguei à conclusão de que este livro é daqueles típicos: ame ou odeie. Foi muito difícil falar de um livro que foi tedioso nas primeiras 150 páginas, e perturbador e interessante em seu restante.
GAROTA EXEMPLAR conta a história de Amy e Nick, um casal problemático e chato. Amy é a filhinha mimada de um casal que usa a imagem da filha para se promoverem. Eles criaram livros infantis baseados na filha, a “Amy Exemplar”, livros que fazem com que Amy não precise de dinheiro por um bom tempo, pois os tais livros eram vendidos para as escolas. Já Nick é um rapaz do Missouri, tem uma irmã gêmea Margo que é sua melhor amiga, e uma raiva escondida dentro de si pelo pai e um amor pela sua mãe. Eles são profissionais medíocres e desempregados, sim os dois perdem o emprego juntos, e para aumentar ainda mais seus problemas, saem de Nova Iorque e vão morar no Missouri para cuidar dos pais de Nick, que estão doentes. Nick empresta dinheiro da sua amada esposa Amy e monta um bar juntamente com sua irmã. Amy tem um ritual em cada aniversário de casamento, ela gosta de fazer um tipo de caça ao tesouro, coisa que irrita Nick por nunca conseguir fazê-lo. Mas algo muito estranho acontece no quinto aniversario de casamento: Amy desaparece e é assim que entramos na vida de Amy e Nick.
Teremos que tentar entender muitas coisas sem sentido: Amy some e, ao que tudo indica, foi Nick que acabou com a vida dela. Mas ao mesmo tempo em que temos acesso ao tempo real e aos problemas que o marido enfrenta com as investigações policiais, temos a narrativa de Amy, contando seu passado. Os capítulos intercalados, ora narrados por Amy, contando em seu diário o que ela tem vivido ao lado do marido, ora Nick vivendo seu atual momento, onde o mistério do desaparecimento da esposa toma conta de sua vida, tornando-se um verdadeiro pesadelo… E quando achamos que estamos nos afeiçoando ao “coitadinho”, somos surpreendidos por segredos que Nick guarda a sete chaves. Segredos estes que vem a nos confundir e desacreditar o “coitadinho” do Nick que aparenta ser uma boa pessoa, mas não o é, não é muito inteligente, mas mostra que também não é burro, só está um pouco atrás de Amy que é uma personagem sedutora, astuta e muito, mas muito inteligente. 
Não há como desprezar a sagacidade e a inteligência de Amy. A cada página ou capítulo, tanta coisa é acrescentada que não sabemos o que esperar. Todo o mistério vai se intensificando até que o suspense toma conta e entramos de cabeça na investigação criminal, acompanhando os policiais, as descobertas das coisas ocultas. 
A única coisa que nos prende é o suspense, mas isso com o passar da leitura torna-se frustrante, pois tudo o que se passa pode não ser verdade.
GAROTA EXEMPLAR é um livro que ecoa em nossa mente por um bom tempo... Seja por raiva por ter lido ou por ter amado demais... Em vários momentos pensei em desistir da leitura (mas fui ate o fim, ufa!), eu recomendo a leitura para quem gosta do estilo, mas sem ir com muita sede, você pode se decepcionar.
O livro já esta com direitos cinematográficos comprados e o personagem de Nick Dunne será interpretado por Ben Affleck e Amy Dunne por Rosamund Pike. A data de estreia nos cinemas americanos é de 03 de Outubro 2014.

...As pessoas querem acreditar que conhecem as outras... página 106
Ser a Garota Legal significa que sou uma mulher gostosa, brilhante, divertida, que adora futebol, pôquer, piadas indecentes e arrotos, que joga vídeo game, bebe cerveja barata, adora ménage à trois e sexo anal… Garotas Legais são acima de tudo gostosas. Gostosas e compreensivas. Garotas Legais nunca ficam com raiva. Apenas sorriem de uma forma desapontada e amorosa e deixam seus homens fazerem o que quiserem. Vá em frente, me sacaneie, não ligo, sou a Garota Legal.

página 244

Sobre a autora: Gillian Flynn é ex-crítica de televisão para a Entertainment Weekly. Ela vive em Chicago com o marido e com o filho e cresceu em Kansas City, no Missouri. Seus livros publicados no Brasil são:  

- Garota Exemplar
- Na Própria Carne

Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Olha confesso que desde o inicio, quando foi lançado, o livro não me chamou atenção e o fato de mais uma mulher sumida me lembrar Harlan Coben em Não Conte a Ninguém já me faz correr milhões de anos luz de Garota Exemplar. Não existe livro ruim né? Alguém no mundo deve ter gostado, e eu provavelmente não serei uma delas... rsrs...

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente, acho que o enredo chama bastante atenção, a estória é boa mas acho que não investiria neste livro. Sou muito sem paciência e fiquei um pouco desinteressada ao saber que o suspense torna-se frustante e a parte boa da estória só começa nas páginas 150! Pode ser bom para quem tem paciência, mas não me chamou muito a atenção rs
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. O ano passado li muitas resenhas sobre esse livro e não me interessou, sempre dizem o msm q vc, que o começo é tedioso, pra ser sincera não é meu estilo de livro, e ainda não tenho vontade de ler.

    ResponderExcluir
  4. Garota Exemplar é um livro que me deixa muito curiosa, pois como você mesma ressaltou no final, é um livro estilo ame ou odeie, e isso me faz pensar por que estes extremos.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Eu estou lendo e realmente dá pra se perceber muita coisa nos primieiros capitulos,pq parece q tem algo errado na historia de amor deles.Estou gostando,meio na expectativa de saber o que é real ou não.

    ResponderExcluir
  6. Primeiro parabéns pela resenha está super bem escrita, e sua resenha somente aumentou minha curiosidade de ler este thriller psicológico, pois ele se envolve em um emaranhado de duvidas e suposições,e isso me chama muito a atenção.
    Beijos....

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014