16

MÉTRICA (Colleen Hoover)

Quem assina a resenha de hoje é a Kelly.

Depois de ler vários comentários sobre este livro, achei o título diferente, me interessei pela leitura e não me arrependi. 
O livro é dedicado a uma banda chamada The Avett Brothers e os trechos de músicas no início de cada capítulo se encaixam perfeitamente no enredo. Não os conhecia e procurei saber mais sobre eles, gostei! 
Nos primeiros capítulos, retrata-se a família de Lake, composta por ela, sua mãe (Julia) e o irmão, Kel.  O nome da personagem na verdade é Layken, mistura de “Layla” – escolhido pela mãe e “Kennedy” - família adorada pelo pai. 
Após a morte do marido, Julia decide se mudar para Michigan. Lake não concorda com a mudança, porém o irmão logo conhece um garoto na vizinhança (Caulder), que vive com o irmão (Will) e rapidamente todos são amigos. 
Will a convida para sair e os dois vão a uma competição de “slam”, na qual os participantes apresentam alguma poesia escrita por eles e são julgados por membros escolhidos na plateia.  Will se apresenta e Lake passa a entendê-lo melhor pela poesia. 
Com o início das aulas, Lake percebe algo que coloca em risco seu relacionamento com Will. Há um certo mistério também com a Julia, o que divide o livro em duas partes: a primeira antes da descoberta e a segunda com a reação / atitudes após a notícia dada pela mãe. 
Há momentos bem divertidos entre os amigos Kel e Caulder com suas brincadeiras com  bonecos de neve ou preparação da fantasia para o Halloween, demonstrando a inocência de crianças e o fato de rir até mesmo de uma situação extremamente complicada. 
Com conflitos na relação entre Lake e Will, os dois se comunicam e apresentam a decisão tomada através de poesia, ela com “Lição” enquanto ele apresenta “Mais do que terceiro lugar”. 
Gostei muito do livro, pois apesar de ser triste, vários outros aspectos também são mencionados e nos fazem refletir, como responsabilidade, amor entre irmãos e gratidão.  A mensagem é de enfatizar a vida, valorizar momentos simples que às vezes podem não se repetir e redefinir prioridades. Super recomendado! 

Quotes escolhidos: “Arrependimento é contraproducente. É ficar se lembrando de um passado que não se pode mudar. Duvidar das coisas à medida que elas ocorrem pode evitar que o arrependimento surja no futuro”. - página 26.
  
O que as pessoas pensam de suas palavras não deve importar. Quando você está no palco, você compartilha um pedaço da sua alma” . - página 133. 

Só na quinta fase do luto é quando as recordações se tornam boas. É quando você para de pensar na morte da pessoa e passa a lembrar de todas as coisas maravilhosas a respeito da vida dela”. – página 191.






Um pouco sobre a autora: Colleen Hoover é uma escritora norte americana que começou a escrever romances de forma independente e atingiu números de vendas impressionantes. No Brasil, MÉTRICA é o seu único livro publicado.
Comentários
16 Comentários

16 comentários:

  1. Eu gosto de livros tristes, gosto de me emocionar, rir, chorar, ficar espantada, enfim, gosto quando me despertam alguma emoção.
    Eu li muita coisa sobre esse livro e já estava com vontade de ler, agora sabendo que ele nos faz refletir sobre tantas coisas boas, quero mais ainda.
    Gostei muito dos cotes escolhidos, principalmente do último.
    Amei a resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu to super ansisa para ler o livro comon você também ouvi muitas coisas boas a respeito dele todos que o leram adorarão e eu não vejo a hora de poder conhecer essa historia tenho certeza de que aprendemos muito com ela, pois é nas coisas tristes que percebemos o que realmente vale a pena e o que é importante de verdade.

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é um dos mais falados do momento e acho que exatamente por isso não estou muito interessada em ler.
    Acredita que até chegar a este blog hoje eu nem havia lido sequer uma resneha dele?
    Ao contrário do que eu estava esperando, ele trata de alguns assuntos interessantes.
    Confesso que achei que tratava de coisas totalmente diferentes. Quem sabe ele acabe entrando para minha lista....
    Beijos"!

    ResponderExcluir
  4. Tenho visto muitos comentários sobre esse livro, mas essa é a primeira resenha que leio, adorei sua escrita, a história é bem diferente do que imaginei, fiquei bem interessada!

    Adorei o blog, estou te seguindo. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler essa história. Adoro um bom drama, com personagens interessantes e bem desenvolvidos e que passe uma boa mensagem, traga algo para reflexão.
    Tenho lido bons comentários desse livro e fiquei curiosíssima com sua resenha, especialmente por saber que o livro se divide entre antes e depois de uma revelação. O que será?
    Adorei por mesclar poesia e música, outras duas grandes paixões minhas!
    É o tipo de leitura que tem tudo pra me encantar.

    ResponderExcluir
  6. A comprei esse livro no impulso e li de uma vez é muito bom e você falou super bem o livro não é focado na relação do will com a Lake pra mim ele é focado na família e passa uma mensagem tão bonita que só de lembrar quero ler de novo e chorar

    ResponderExcluir
  7. Tenho muita vontade de ler o livro, até agora eu ainda não li nenhuma resenha negativa sobre ele, muito pelo contrário. Acho que vou gostar bastante também.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho um medo gigantesco desses livros 'febres'... não sei se leria, não achei assim o enredo tão interessante ao meu ver, decididamente não caiu nas minhas graças... rsrs.

    Beijos e Boa Semana!

    ResponderExcluir
  9. Eu definitivamente preciso ler este livro. Quando foi lançado, não me interessei... Na verdade, a sinopse e a capa não atraíram em nada a minha atenção. Depois, de resenha a resenha, Métrica foi despertando uma aguçada curiosidade. Isso porque parece ser um livro completamente diferente! Desprovido dos clichês que encontramos e com uma sensibilidade sem igual... Imagino quão emocionante seja acessar alguém, seus segredos e seus sentimentos, a partir da poesia. :) Quero viver essa experiência lendo Métrica.
    Ótima resenha. Tem toda a sensibilidade que o livro aparenta possuir.

    ResponderExcluir
  10. Esse livro está na minha 'lista de desejos', vim ler a resenha e me interessou mais ainda. Vou ler!
    Ótima sua resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Não sabia que era dedicado pra uma banda. Legal!
    Vou procurar pelas músicas. Fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  12. Já tinha lido uma ou duas resenhas sobre esse livro, mas nenhuma tinha me intrigado tanto a começar imediatamente à esta leitura.
    Agora achei mais interessante. Interessante pelo fato de ter sido dedicado a uma banda e por ter os trechos de músicas ''abrindo'' cada capítulo. Achei isso um máximo!

    ResponderExcluir
  13. Essa livro é pra arrancar corações e ligar as válvulas de choro não é? Já vi que vou ter um treco, provavelmente. Todas as resenhas que vi estão nesse clima de ser um livro triste, mas é muito bom. Tem mais do que só a parte triste, faz pensar e com a trama ainda trás essa ideia de valorizar a vida de um jeito bem...angustiante, isso sim. Quero ler logo o meu também.

    ResponderExcluir
  14. Esse é um livro que está sendo bastante comentado ultimamente.
    Ainda não o li, mas a curiosidade é grande. Parece ser um livro emocionante, lindo. Estou muito ansiosa pra ler Métrica, pena que quando fui comprá-lo, não deu muito certo

    ResponderExcluir
  15. Ah,Kelly,pelas resenhas que eu li acerca desse livro,achei que seria mais um romance.Acho que me enganei,não?!
    A história é triste e isso me deixou meio que com receio de lê-lo sabe?!Sou uma chorona assumida,confesso rsrs.Todavia, adoro histórias que nos fazem refletir sobre a vida e sobre as coisas simples... e não sabia dessa modalidade "slam" e fiquei intrigada sobre qual será o mistério...quero ler esse livro,mas vou me preparar psicologicamente para ele antes rsrs.Bjos :)

    ResponderExcluir
  16. Todos estão falando muito bem desse livro... Estou participando de algumas promoções e espero que eu ganhe hahaha

    Enfim, adorei sua resenha... E o livro parece ser muito cativante...

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014