28

O OCEANO NO FIM DO CAMINHO (Neil Gaiman)

Quem assina a resenha de hoje é a Bel Sanz.

Eu participo de vários grupos relacionados a livros no Facebook, e um desses grupos propôs que escolhêssemos um livro para lermos juntos e comentarmos durante a leitura. Entre vários livros que eu já havia lido, outros que não tinha interesse em ler, estava “O OCEANO NO FIM DO CAMINHO”, o nome me chamou atenção e votei nele que no final acabou sendo o escolhido. Vale dizer que não gosto de ler sinopse de livros, até quando pego um livro e penso em comprar ou não, dou apenas uma olhada no que é dito na contracapa. Normalmente prefiro ler sem saber nada do que me espera, isso ás vezes faz com que me arrependa da leitura, ou não.
No caso de “O OCEANO NO FIM DO CAMINHO” eu não me arrependi. Apesar de ser uma história fantástica, com seres e fatos irreais, a leitura flui e nos leva a querer saber quais são os mistérios que as envolve e como vão fazer para resolver todos os problemas.
A narrativa é em primeira pessoa. Um homem de 47 anos retorna ao lugar onde passou sua infância e começo da adolescência. Nesse retorno ele relembra seu passado. Lembra dos tempos difíceis quando os pais decidiram alugar um quarto da casa em que moravam e alugam justamente o quarto que era dele, o quarto que ficava no alto da escada e que tinha uma pequena pia amarela que era exatamente do seu tamanho e instalada especialmente para ele. Ele tinha apenas sete anos. O primeiro inquilino foi um minerador de opala, um homem misterioso que um dia rouba o carro da família, e dentro dele, no meio de um caminho deserto comete o suicídio. Esse fato pontua o início de situações estranhas nas redondezas fazendo com que os sonhos das pessoas se tornassem realidade. Porém, os seres que surgem de algum lugar para satisfazer as pessoas não são deste mundo e acabam descontrolando tudo e a todos, ameaçando o mundo real em que as pessoas vivem, inclusive colocando em risco a vida do menino e de sua melhor amiga, uma menina que vive em uma fazenda bem no fim do caminho, no meio do nada e onde ela tem o seu próprio oceano no fundo do quintal.

 “_ É um oceano de verdade? – perguntei.
  _ Ah, é sim – respondeu ela.”

O menino é a chave entre os dois mundos e se vê diante da responsabilidade de defender sua família e amigos, e até mesmo o mundo em que vive. Para isso tem que enfrentar situações bizarras e recebe a ajuda de três mulheres, incluindo sua melhor amiga. Quem são essas mulheres e como elas fazem para ajudá-lo está descrito em sua narrativa e nos faz pensar se é real o que o homem viveu aos sete anos de idade, ou foi tudo fruto de sua imaginação infantil.
Os personagens da história não são totalmente desenvolvidos, mas eu acredito que isso faça parte do suspense do autor para com a história. Uma maneira de fazer com que fiquemos na dúvida de quem é real ou não.
Alguns pontos ficaram em suspenso, sem explicação, mas nada que tenha atrapalhado o desenvolver e finalização. Talvez o autor não tenha esclarecido justamente por não ter influência na história e também para, mais uma vez, nos deixar na dúvida de quem é, o que foi e onde estava.
Não foi um livro que eu tenha me arrependido de ler, como eu disse a leitura flui e é bem rápido já que o livro tem um pouco mais de 200 páginas. Não vai entrar na minha lista de livros preferidos, inesquecíveis, mas se a pessoa pretende ler um livro leve e sem pretensões antes ou depois de outro livro mais denso, eu recomendo esse.

Quotes escolhidos: “Esse é um problema com as coisas vivas. Não duram muito. Gatinhos num dia, gatos velhos no outro. E depois ficam só lembranças. E as lembranças desvanecem e se confundem, viram borrões.”

“Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro. Nem você. Nem eu. As pessoas são muito mais complicadas que isso. É assim com todo mundo.”


Um pouco sobre o autor: Neil Richard Gaiman, nasceu em Portchester em 10 de novembro de 1960. É um autor de romances e quadrinhos inglês. Atualmente vive em Minneapolis-EUA. As principais obras do autor já lançadas no Brasil são:
  • O Livro do Cemitério – 2010
  • Lugar Nenhum – 2010
  • Deuses Americanos – 3ª edição - 2011
  • Os Filhos de Anansi – 2012
Comentários
28 Comentários

28 comentários:

  1. Bom dia.

    Diferente da Bel eu gosto de ler as sinopses, mas curiosamente esse foi um dos livros que o título foi capaz de chamar minha atenção apenas com ele. O livro realmente me parece interessante, mesmo eu estando nunca fase nada em primeira pessoa em livros... rsrs... Gostei da dica e está anotada.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raíssa!
      Eu tb não sou muito fã de histórias em primeira pessoa, salvo biografias. Mas eu gostei da forma como o autor escreveu, não ficou cansativo e ele mesmo mostrando tudo pela visão do menino, conseguiu abranger muito bem tudo o que se passava a sua volta.
      É uma leitura leve, vale a pena.
      Obrigada pelo comentário.
      Bjs

      Excluir
  2. Estou louca, louca, louca para ler este livro!
    É um dos que conquistou unanimidade em todas as críticas que vi, e de pessoas que acho TOP no mundo literário...rs
    Agora minha vontade só aumentou!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela!
      Volta pra nos contar o que achou do livro, ok?
      Obrigada pelo comentário.
      Bjs

      Excluir
  3. Eu me interessei pelo livro já pela capa e titulos, eu geralmente leio sinopse, contra capa e resenhas antes de ler um livro, mas entendo vc não gostar, também é legal ter aquela surpresa com a história.
    Eu gostei muito do que li na resenha, adoro livros em que a gente não tem certeza se aconteceu ou se foi sonho ou imaginação.
    Os cotes do livro são lindos, me deixaram com ainda mais vontade de ler, acho que será minha próxima leitura.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa!
      Eu gosto de ler resenhas e as opiniões de outros leitores, mas sinopse não me interessa muito...vai entender né? kkkk
      Volte para contar o que achou da leitura, ok?
      Bjs e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  4. quando eu gosto de um livro de cara como é o caso de O Oceano no fim do caminho eu prefiro nem ler a sinopse também, até leio mais de uma maneira superficial pra não gravar muita coisa.
    Eu ainda não nada do Neil Gaiaman mas tenho muita vontade, quero começar por esse, espero gostar.
    Ah, adorei os quotes que você escolheu.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane!
      Esse tb foi o primeiro livro do Neil Gaiman que eu li. Gostei de ter começado por esse.
      Tem vários quotes legais nesse livro, foi difícil escolher apenas dois.
      Me conta o que achou do livro, ok?
      Obrigada pelo comentário.
      Bjs

      Excluir
  5. Ah, é um livro curtinho,
    da pra ler rapidinho principalmente porque você disse
    que a leitura flui.. Eu já tinha visto ele antes e já tinha vontade
    de lê-lo, perdi de comprá-lo em um promoção outro dia :p

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Delmara!
      Vi no seu blog que vc curte ler livros digitais. Assim como vc eu tb curto mas claro que jamais vou deixar de ler os livros de papel, físicos. "O oceano no fim do caminho" eu li digital.
      Obrigada pelo comentário.
      Bjs

      Excluir
  6. Nossa, meu professor de história me indicou ler o livro dele... Parece ser uper legal... Vou pesquisar e ver por qual começo hahaha

    Enfim, te espero lá no meu blog... Tem novidades ;)

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Esse foi o primeiro livro do autor que eu li, mas como a leitura dele é bem fácil e gostosa, sugiro que comece por esse mesmo.
      Amei seu blog!
      Obrigada pelo comentário.
      bjs

      Excluir
  7. Sua resenha foi diferente do que eu esperava sobre ele, sabe? Eu realmente tava esperando algo mais denso. Mas é bom saber para eu não ir direto ao pote, até porque é Gaiman e minhas expectativas já vão lá no alto e tal.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana!
      Eu não conhecia o autor, não sei como são as outras histórias mas nesse livro eu achei bem leve apesar de todo mistério que envolve os personagens.
      Diga o que achou da história quando terminar de ler :)
      Obrigada pelo comentário.
      Bjs

      Excluir
  8. Eu gosto de ler sinopses, é bom saber mais ou menos sobre o que se trata o livro pra evitar decepções.
    Enfim, esse livro não tinha me chamado a atenção quando os blogs falavam sobre o seu lançamento, por mais que eu tenha adorado a capa e o título. Acho que agora, depois de ler tantas resenhas elogiando o livro, fiquei com muita vontade de comprá-lo agora mesmo, pena que estou guardando dinheiro para o final do ano, mas confesso que estou me segurando bastante HAHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriella!
      O título do livro chama realmente atenção. Pensei que fosse comigo mas outras pessoas falaram o mesmo, assim como vc agora. Se vc gosta de histórias fantásticas acredito que vá gostar desse livro.
      Obrigada pelo comentário.
      bjs

      Excluir
  9. Muita gente fala muito bem deste livro que parece ser o primeiro livro adulto do Neil né?
    Já tentei varias promoções, mas ainda nao ganhei ele. Acho que vou acabar comprando mesmo, mas deixar de ler, eu nao deixo haha
    Parabens pela resenha
    Beijo

    Baiana Literal
    tharcilalima.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tarcila!
      Olha, eu não achei que o livro fosse muito adulto, me pareceu mais infanto-juvenil, não sei se talvez pelo fato dos personagens principais terem 7 e 11 anos. E por ser uma narrativa em primeira pessoa e quem narra é o menino de 7 anos mostrando a visão dele do mundo e das coisas. Não deixa de ler pq é interessante e a leitura prende mesmo.
      Obrigada pelo comentário.
      Bjs

      Excluir
  10. Não sou de ler histórias fantásticas, mas aqui cabe um parêntese. Porque algumas histórias são encantadoras ao ponto de nos aproximar até de sua viagem com seres imaginários, conseguem inserir o leitor nesse universo mágico. É essa a impressão que tenho desse livro.
    Uma criança e seu drama pessoal já me atrem para saber como ela irá resolver. E se essa trama deixa o leitor imaginar o que seria ou o que será, pode ser mesmo interessante, dependendo da habilidade do autor em satisfazer o leitor com a narrativa atraente.

    ResponderExcluir
  11. Não sou de ler histórias nesses estilo,mas já ouvi tantos elogios para o livro e para o autor que to curiosa e acada resenha dá mais curiosidade

    ResponderExcluir
  12. Oi Ivi! Tudo bom?
    Então, amooo livros que mechem com a fantasia, mas O Oceano no fim do caminho, eu poderia jurar que era tudo menos fantasia.
    Enfim, achei essa capa linda (mas me deixou com medo.) Adorei a resenha, e graças a ela posso colocar mais um na minha listinha de desejados. rsrs

    Beijinhos, Alicia.
    ficcaoporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. O livro parece ser interssante confesso que nunca tinha lido uma resenha dele, já vi ele muitas vezes mas nunca li sobre o que o livro falava e agora que sei fiquei com certa curiosidade, pois que tipo de seres eram aquele? Acho que vou ter que ler o livro.

    ResponderExcluir
  14. Estou curiosa com a leitura sobre este livro. :) Tive a alegria de ganhá-lo na promoção do O Livreiro e já estou com ele em mãos para conhecer. A resenha destacou elementos que desconhecia... Elementos que outras resenhas não apontaram antes. Gostei disso, mas ao mesmo tempo espero que não tenham spoilers (rs). Isso porque esses fatos narrados sobre os dois mundos e o papel do protagonista entre eles me pareceu uma revelação e tanto :O (rs).
    Espero em breve ler e ter minha própria opinião.
    Beijos!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Que interessante isso de comprar e começar uma leitura sem saber o que te espera. Já devo ter comprado um ou dois livro sem ter lido nada, mas foram por indicações de conhecidos, ''leia, você vai amar'', ''esse livro é muito bom''.
    Desde as primeiras divulgações que vi desse livro já estou ansiosa para lê-lo. Sou fã do Neil Gaiman e sua escrita maluca. Também acredito que esses pontos não resolvidos durante o livro tenham sido propositais (nada como um nó na cabeça ao término de um livro, não?! rs).

    ResponderExcluir
  16. Esse livro dele não parece ser do tipo inesquecível, mas acho que vale a pena. É uma leitura gostosa, uma boa trama pra passar um tempo. Não sei se iria gostar muuuito, mas devo. Espero ler também.
    Só não pode ir esperando demais do livro, vi muitas resenhas de pessoas que quebraram a cara porque foram naquela expectativa enorme =/

    ResponderExcluir
  17. Já escutei tanta coisa sobre esse livro,Bel.Tenho um amigo que diz que é o livro dele favorito...no entanto,ao ler sua resenha, percebi que é só mais um livro bom,mas não inesquecível, na qual o autor mistura fantasia com a vida real e tenta fazer o leitor ficar na dúvida se tudo existiu ou não.Bjos :)

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Olá meninas!! Tudo bem??
    Adorei esta resenha =) Não li nenhum livro do autor ainda, mas tenho vários de seus títulos na minha lista de desejados, e este livro é oque me deixa mais curiosa, por ter todo este mistério na historia, pois gosto de livros com esta temática. Espero poder conferir em breve, e outro detalhe acho esta capa linda demais!!
    Bjocas!!

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014