21

O SILÊNCIO DAS MONTANHAS (Khaled Hosseine)

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 35º livro lido em 2013 e foi O SILÊNCIO DAS MONTANHAS (Khaled Hosseine). Eu estava esperando o lançamento deste livro no Brasil desde o ano passado quando começou a se falar dele no universo literário, então minha expectativa estava superdimensionada em relação a esta leitura, uma vez que eu amei apaixonadamente os outros dois livros do autor.
Este livro nos trás a história de Pari e Abdullah, dois irmãos órfãos de mãe, que possuem um vínculo muito forte entre si, mas são separados na infância. Todas as consequências desta separação, bem como as decisões dos personagens principais, nos ensinam através desta narrativa que as ações de cada ser humano não são isoladas, elas interferem na vida de uma série de pessoas, direta ou indiretamente. Atrelada ao desenvolvimento da história de Pari e Abdullah, outras histórias se desenvolvem, construindo assim, uma malha de personagens e situações, ligados uma à outra por algum motivo. A história ganha uma abrangencia intensa quando nos vemos indo com os personagens de Cabul à Paris ou da Grécia à América.
É uma história linda que fala de um amor puro e incondicional, que nos mostra a ligação forte que dois irmãos podem ter ainda que estejam separados por oceanos, culturas e de grandes tradições e ainda que discretamente, vemos que muitas das situações devem ter sido inspiradas na própria vivencia do autor.
O nome do livro pode não chamar a atenção em um primeiro momento, mas eu entendi que tem muito a ver com pessoas que por força maior, são obrigadas a viver longe de suas pátrias, atravessar as fronteiras em função de decisões políticas que eles nem puderam fazer parte e assim, precisam aceitar o padrão que não foram eles que estabeleceram.
Sobretudo é um livro que descreve a perda da inocência, fala de vidas partidas e da necessidade que uma família pode sentir em simplesmente estar junto.
Recomendo!!!


Um pouco sobre o autor: Khaled Hosseini nasceu na capital do Afeganistão, Cabul. Ingressou na Universidade da Califórnia, San Diego, escola de Medicina, onde recebeu o título de Doutor em Medicina em 1993. Tornou-se em 2003. Seus livros publicados no Brasil são:
  • O CAÇADOR DE PIPAS
  • A CIDADE DO SOL
  • O SILÊNCIO DAS MONTANHAS
Comentários
21 Comentários

21 comentários:

  1. Não li nenhum dos livros dele, mas gostei muito do filme O Caçador de Pipas, mas não sei se estou preparada para lê-lo... rsrs... mas gostei da sua resenha procurarei pesquisar mais sobre ele.

    Bom dia \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc gostou do filme, achará o livro perfeito! o livro é mto superior ao filme :)

      já li os 3 livros desse autor, e todos são excelentes, valem muito a leitura!

      Excluir
  2. Eu amei O CAÇADOR DE PIPAS e A CIDADE DO SOL, por isso com certeza vou querer ler esse novo livro.

    ResponderExcluir
  3. eu fiquei encantada com O caçador de pipas, mas ainda não li A cidade do sol, mas só ouvi falarem bem.
    Adorei a sua resenha de O silêncio das montanhas e fiquei super curiosa pra ler..
    Com certeza, o Kaled tem uma escrita encantadora.

    Bjok

    ResponderExcluir
  4. Não li nenhum dos livros desse autor... mas quero ler muito ler O Caçador de Pipas...
    tem tag no blog para vc...
    Beijus
    www.leiturasdaca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Sua resenha me fez ficar curiosa para ler esse livro. Ainda não li nenhum livro desse autor, mas O Caçador de Pipas está em minha lista de leitura desse ano!
    Beijinhos, Thamires.
    http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca li nada do autor e não sei porque os livros dele não me atraem.
    Apesar da resenha positiva, não senti curiosidade pelo livro....

    ResponderExcluir
  7. Os livros dele são lindos!!!!
    Quero muito muito ler esse...
    As histórias são emocionantes, lindas e comoventes e muito verdadeiras!
    É por isso que os livros dele são sucesso!!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, e fiquei super curiosa para ler, achei muito tocante o fato da 'relação' dos irmão separados por oceanos e pá...

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu não tinha lido nenhum dos livros desse autor, apenas visto o filme " O caçador de Pipas" que achei bom.
    Mas amigos meus q já haviam lido me indicaram o autor.
    Li o "Silêncio das Montanhas" não gostei muito. O livro tem começo e fim, mas não tem meio... O autor envolve histórias de pessoas q nada tem a ver com a história principal, fala... fala... fala... de pessoas q não faz diferença no livro. Não gostei.
    Com certeza não está na lista dos meus preferidos.

    ResponderExcluir
  10. Já li os três livros do autor. Era uma adolescente quando li O caçador, é surpreendente a forma q de tem de emocionar o leitor e fazer você pensar na forma que a gente trata nossos iguais !
    Ja li muitos livros e me surpreendi com a falta de foco dessa história, é incomum mas gostei. E me emocionei mais com algumas historias paralelas a dos irmãos.
    Enfim gostei bastante, mas sempre sinto uma tensão muito grande quando leio os livros dele...

    ResponderExcluir
  11. Li os dois livros, O caçador de pipas e A cidade do sol, são muito bons e agora vou ler O silêncio das montanhas, ele é um escritor muito bom eu amei e recomendo a leitura.

    ResponderExcluir
  12. Numa de minhas andanças pela livraria achei esse lançamento e quando vi se tratar de Kladed Hosseini apostei nessa leitura, pois os outros 02 livros que li foram sensacionais! Considero o autor um grande contador de estórias, tem uma narrativa agradável e simples, não canso de ler... Ainda estou lendo 'O silêncio das Montanhas', e até agora não me decepcionei com a escolha!

    ResponderExcluir
  13. Numa de minhas andanças pela livraria achei esse lançamento e quando vi se tratar de Kladed Hosseini apostei nessa leitura, pois os outros 02 livros que li foram sensacionais! Considero o autor um grande contador de estórias, tem uma narrativa agradável e simples, não canso de ler... Ainda estou lendo 'O silêncio das Montanhas', e até agora não me decepcionei com a escolha!

    ResponderExcluir
  14. Numa de minhas andanças pela livraria achei esse lançamento e quando vi se tratar de Kladed Hosseini apostei nessa leitura, pois os outros 02 livros que li foram sensacionais! Considero o autor um grande contador de estórias, tem uma narrativa agradável e simples, não canso de ler... Ainda estou lendo 'O silêncio das Montanhas', e até agora não me decepcionei com a escolha!

    ResponderExcluir
  15. Numa de minhas andanças pela livraria achei esse lançamento e quando vi se tratar de Kladed Hosseini apostei nessa leitura, pois os outros 02 livros que li foram sensacionais! Considero o autor um grande contador de estórias, tem uma narrativa agradável e simples, não canso de ler... Ainda estou lendo 'O silêncio das Montanhas', e até agora não me decepcionei com a escolha!

    ResponderExcluir
  16. O que mais gostei em O Silencio das Montanhas foi o fato de esse livro ser construído de maneira muito distinta dos outros 2.

    Li o Caçador de Pipas e achei fantástico, mas quando li A Cidade do Sol, por mais que seja outro excelente livro, tive uma certa sensação de mais do mesmo, achei a construção da história parecida com a do livro anterior.

    Com esse último livro, contudo, isso não se repetiu, e temos uma grande história contada de uma maneira bem inovadora, com vários personagens secundários que são mto interessantes.

    ResponderExcluir
  17. Olá Ivi!! Tudo bem??
    Parabéns pela linda resenha =) Mesmo sendo a primeira resenha que leio sobre o livro, fiquei animada para conferir o livro , pois já li O caçador de pipas ( a muito tempo atrás) e lembro de ter amado. E gosto bastante deste tipo de historia que faz a gente pensar na vida, na família, nos nossos relacionamentos com as pessoas. Este livro com toda certeza já está na minha lista de desejados =)

    ResponderExcluir
  18. Eu gostei muito dos outros livros, apesar de achar CIDADE DO SOL triste em demasia, e preferir muito mais o CAÇADOR DE PIPAS.Assim que vi que Khaled lançou mais um livro MORRI...PRECISO DELE AGORAA!! Já comprei no site e estará chegando. Preciso ler urgente. Livros do Khaled são maravilhosos e únicos!

    ResponderExcluir
  19. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir
  20. Já fiz comentários sobre o livro O silêncio das montanhas. Faço aqui neste blog para participar da enquete. Notei que as opiniões estão bem equilibradas entre "gostei e não gostei". Realmente este livro do renomado autor veio para dividir opiniões. O livro nem de longe lembra os dois anteriores, em minha opinião. A narrativa é bem mais lenta e quase nos faz perder o fio da estória. Ainda estou lendo o livro. Confesso que estou na opinião do "não gostei". Mas, quem sabe quando terminar não passo para o outro lado? Espero! Estou torcendo para isso! abraços e boa leitura a todos!!!

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014