12

JOGOS VORAZES (Suzanne Collins)


Oi gente que ama livros, hoje venho com a 7ª leitura de 2013: JOGOS VORAZES (Suzanne Collins).
Eu já tinha ouvido falar muito bem de toda a série que é formada por três livros e também já sabia que o livro havia sido adaptado para o cinema, mas não sei porque, ainda não tinha lido. Concluindo: Perdi tempo em não ler porque o livro é perfeito.
Jogos Vorazes conta a história de uma competição anual realizada na nação Panem. Essa nação seria o que sobrou da América do Norte e se encontra em um mundo de verdadeiro caos. Panem é dividida em 12 distritos e sua capital e todos os anos é realizado os Jogos Vorazes. Cada distrito envia um casal de adolescentes de 12 a 18 anos que representarão seu distrito e se um deles vencer, garante para o distrito representado, um ano de fartura. Prêmio muito importante, afinal, a fome e a injustiça social predominam completamente todos os distritos. O que realmente é absurdo nesta competição é que só haverá um vencedor e nós saberemos quem é depois que todos os outros 23 competidores morrerem, ou seja, 24 adolescentes lutarão matando e morrendo, para garantir ao seu distrito, um ano sem fome. E como se isso não fosse tudo, a competição é totalmente filmada e transmitida para toda a nação.
Katnnis é uma adolescente do distrito 12 e ela não iria para os Jogos Vorazes, porém sua irmanzinha de 12 anos é a sorteada e ela troca de lugar com a pequena Prim. Katnnis irá acompanhada de Peeta, outro adolescente do seu distrito, com quem ela nunca teve nenhuma amizade.
A narrativa é em primeira pessoa, então de cara a gente sabe bem quem será o vencedor desta competição sanguinária, porém o livro possui um enredo tão acelerado e de uma escrita que em nenhum momento perde o ritmo, que eu particularmente não desgrudei do livro até a última página. Regras são alteradas, existem interesses escondidos por trás de toda a regulamentação da competição e quando o livro termina, você já tem uma ideia de qual será a premissa que defenderá o segundo livro.
Eu amei esta leitura e a recomendo a todos que apreciam uma boa aventura em plano quase alternativo. Eu digo "quase" porque na verdade, a injustiça que vemos permeando o cenario do livro, existe de forma gritante no nosso mundo real e o mais alienado dos leitores conseguirá fazer esse paralelo sem a menor reflexão.
Quero muito assistir o filme, mas já fui avisada que o filme possui spoilers sobre os outros livros da serie, então, só assistirei após completar a leitura dos dois livros restantes, que eu quero que seja em breve.
Não percam tempo como eu perdi, partam para essa leitura sem medo!


Sobre a autora: Suzanne Collins é uma escritora e roteirista americana. Escreveu programas infantis e é formada em escrita dramática pela New York University. Os livros dela prublicados no Brasil são:
 
- Gregor, o Guerreiro da Superficie
- Jogos Vorazes
- Em Chamas
- Esperança
Comentários
12 Comentários

12 comentários:

  1. Eu já lí todos os 3, e são perfeitos, um melhor que o outro em um crescente.

    ResponderExcluir
  2. Adorei Vanessa!!! Já prepara aí o Em Chamas...

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu já li a trilogia inteira e é uma das favoritas amo muito!!
    Beijos, Giovanna
    http://www.sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ivi!
    Eu também amei Jogos Vorazes. Ainda não vi o filme, quero fazer como você e terminar a trilogia primeiro (falta o último livro).

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Eu comecei a ler esse livro, mas não consegui passar do primeiro capítulo, acho que ainda não estava preparada.
    Mas não desistir quem sabe na próxima.

    Abraços
    Vivi
    Devoredores de Histórias
    FanPage Twitter

    ResponderExcluir
  6. Você foi tagueada no meu blog.

    Beijos

    http://memoriasdeumaanonima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adoro uma distopia e para não fugir a regra esse é um ótimo livro do gênero.
    Só achei que poderia ser melhor se deixássemos de lado a parte infanto-juvenil...mas nem tudo é perfeito!
    De qualquer forma amei o livro, amei a trilogia e levo a história comigo sempre...minha gatinha foi batizada de Katniss!Rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu assisti o filme no cinema e me arrependi, achei muito previsível e acabei ficando com receio dos livros da trilogia. Muitos leram e a maioria fala muito bem e vou ler o primeiro pra ver se é realmente tudo o que estão dizendo.

    ResponderExcluir
  9. Esse livro é PERFEITO mesmo.É ação do começo ao fim,com uma pitada de romance só pra dar uma leveza básica. É incrível como a autora,Susanne Collins, não perde o ritmo da leitura em nenhum momento.Bjos ;)

    ResponderExcluir
  10. Quando comecei a ler o 1º livro não sabia o que esperar, a história me fez passar noites em claro, pq mesmo após parar de ler ficava pensando e pensando nela...
    Devorei os 3 livros e o final foi como eu esperava!
    Recomendadíssimo!!!

    ResponderExcluir
  11. Um dos melhores livros que li...Amei demais....Não tem palavras para descrever está historia, simplesmente demais =)

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014