4

EM CHAMAS (Suzanne Collins)

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 10º livro lido em 2013, EM CHAMAS (Suzanne Collins).

Aviso importante: Esta resenha possui spoiler do livro anterior da série. 

Este é o segundo livro da trilogia iniciada com o perfeito JOGOS VORAZES e como foi com o primeiro livro, fiquei fascinada com o ritmo da narrativa da autora pois ela mantém a mesma característica neste livro e acho impossível alguém começar a ler e não se sentir sem fôlego mediante os acontecimentos. 
Katnnis e Peeta venceram os Jogos Vorazes e voltam para o Distrito 12 como heróis e além disso, como verdadeiras celebridades, porém a estratégia usada para vencer  a competição acaba por desencadear uma série de conflitos por toda a Panem e o casal vencedor se vê obrigado a proteger os seus entes próximos  e toda a nação também.
Embora o romance não seja o foco central do livro, Katnnis procura entender o que está se passando em relação ao que ela sente por Peeta e por Gale e além disso, é muito interessante a entrada de novos personagens e a perda de outros. Sem falar de como alguns ganham uma profundidade não prevista, como o caso do presidente Snow.
Uma série de reviravoltas vai acontecendo, mas nada que não seja completamente crível dentro de toda a realidade criada no enredo e para mim, o ponto forte deste livro foi o paralelo crítico que a autora faz com a sociedade atual quando sutilmente fala sobre desperdícios, fome, alienação e comodismo.
Acredito que essa série ainda ganhará mais espaço do que já tem conquistado pelo mundo, pois apesar de ser um livro juvenil, a história criada traz uma reflexão muito oportuna para o mundo em que vivemos hoje, ainda que tudo tenha sido criado de uma maneira futurista e quase apolatíptico, é impossível alguém não ler e não entender que estamos muito próximos a todo este cenário. O livro consegue amarrar toda a história desenvolvida nele, não deixa pontas e apesar de dar margem para o livro seguinte, ele consegue deixar o leitor satisfeito. Mesmo sem ter lido o terceiro livro - que pretendo começar a fazer hoje mesmo, eu recomendo toda a série para aqueles que além de uma leitura de entretenimento, pretendem pensar um pouco sobre as atitudes do ser humano na atualidade. Aventura, romance e reflexão são os ingredientes deste livro e apenas bons escritores conseguem reunir estes três elementos em uma única obra. 


Sobre a autora: Suzanne Collins é uma escritora e roteirista americana. Escreveu programas infantis e é formada em escrita dramática pela New York University. Os livros dela prublicados no Brasil são:
 
- Gregor, o Guerreiro da Superficie
- Jogos Vorazes
- Em Chamas
- Esperança

Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Rolou uma raiva no início deste livro...do tipo porque?
    Mas a autora é realmente fantástica e desenvolveu tudo com criatividade ímpar!
    Amei, amei, amei!

    ResponderExcluir
  2. Concordo, adoro os 3 elementos, aventura romance e reflexão... E acho extremamentenlegal livros que nos içam sem fôlego diante de tantos acontecimentos...

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Concordo em número, gênero e grau com a sua resenha,Ivi.A autora tem esse dom incrível de misturar romance,aventura, e acima de tudo, reflexão sobre assuntos de nossa realidade mesmo,como:fome,desperdício e como esse cenário abordado na trama pode um dia ser a nossa própria realidade.
    A história em nenhum momento perde o ritmo e fica impossível largar o livro até terminá-lo.O leitor fica apreensivo do começo ao fim,sem dúvida rsrs.Esse ano tem o filme,que parece estar fantástico.Não vejo a hora de chegar novembro rs.Bjos :)

    ResponderExcluir
  4. Amei esse livro. É o meu preferido da trilogia.Muita ação e um final surpreendente. Não vejo a hora do lançamento do filme. Ansiosa.

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014