23

A ÚLTIMA MÚSICA (Nicholas Sparks)

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do livro A ÚLTIMA MÚSICA (Nicholas Sparks). A leitura deste livro se deu em função de estar participando do BookTour que a Vivi do blog Devoradores de Histórias organizou no começo do ano.
Essa foi a minha 8ª leitura no ano de 2013, porém minha primeira releitura, pois eu já havia lido este livro em 2010, logo que ele foi lançado aqui no Brasil. E ainda que em 2010 eu tenha me emocionado com a história que o livro traz, reler foi tão impactante quanto antes, pois as ultimas 100 páginas do livro foram regadas a lágrimas e soluços intensos, e quando terminei a última frase, fechei o livro e o abracei, com aquela sensação de ter de fato, me jogado por completo nas emoções que o autor propôs.
O livro conta a história de Ronnie, uma garota de 17 anos que é obrigada a passar um verão inteiro ao lado do pai, um ex-concertista de piano, com quem ela não conversa a 3 anos. Ronnie e o irmão Jonah, seguem para o litoral da Carolina do Norte, deixando Nova York para trás. Ronnie chega a pequena cidade onde o pai vive com um mal humor absurdo e uma atração por desastres incomparável. Logo no primeiro dia ela é "atropelada" por um jogador de vôlei que tenta fazer uma defesa na bola sem se dar conta da presença da mocinha da areia. Em seguida, é injustamente acusada de roubo e entre uma coisa e outra, não quer desistir do ressentimento que sente pelo pai ter abandonado a família. Porém Ronnie tem a oportunidade de se apaixonar pela primeira vez na vida pelo educado e bonito Will, solidificar a amizade com o irmão mais novo e o melhor de tudo, perdoar o pai e entender os motivos que o levaram a se afastar da ex-mulher e dos filhos. Juntamente com o pai, compõe uma musica que dá o nome ao livro. Ronnie percebe o quanto a vida passa rápido e a narrativa do autor nos desperta a não perdermos tempo e amarmos intensamente as pessoas que são importantes na nossa vida.
É mais que uma história de amor de verão ou de perdão familiar, é uma história intensa de amor em suas diversas esferas e do quanto esse sentimento é capaz de mudar uma vida completamente.
Recomendo a leitura para todos aqueles que se deixam levar por um romance que transcende as expectativas. Porém, se você é daquelas pessoas que tem o poder de se colocar no lugar dos personagens, saiba que será impossível conter as lágrimas quando a história começa a se amarrar.
Separei para deixar registrado aqui um parágrafo que me sensibilizou muito: "A vida é bem parecida com a música. No começo, há mistério e no final, confirmação. Mas é no meio que reside a emoção e faz com que a coisa toda valha a pena." (Página 381).
O livro teve uma adaptação muito feliz no cinema e apesar das mudanças clássicas que o enredo original sofre quando é reportado para a telona, é muito válido de ser assistido também. Ainda que eu não entenda nada de crítica cinematográfica, a escolha da atriz Miley Cyrus foi muito feliz, pois a atriz interpretou belamente o papel da protagonista, sem falar da deliciosa trilha sonora que o filme possui.
Foi impossível tirar uma foto decente com o livro, pois meus olhos estavam vermelhos e inchados de chorar, então perdoe pela maneira como a foto saiu, mas em compensação, segue o clip da música When I look At You. Talvez essa canção inspire vocês a mergulharem nessa aventura maravilhosa chamada A ÚLTIMA MÚSICA.

 


 Sobre o autor: Nicholas Sparks Charles nasceu em Omaha, no estado do Nebraska, EUA, em 31 de dezembro de 1965. Alguns dos livros dele que já foram publicados no Brasil:

1996 Dário de uma paixão

1999 Um Amor pra recordar
2000 O Resgate
2001 Uma Curva na Estrada
2002 Noites de Tormenta
2003 O Casamento
2005 O Milagre
2007 A Escolha
2007 Querido John
2008 Um Homem de Sorte
2009 A Última Música
2010 Um Porto Seguro
2011 O Melhor de Mim
2012 A Primeira Vista
Comentários
23 Comentários

23 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Você sabia que ele livro começou já para ser um filme? Ele fez pensando na Miley como a atriz mesmo.Ele escreveu o roteiro e o livro basicamente ao mesmo tempo. É realmente uma linda história. Tanto o filme como o livro são ótimos, mas o livro geralmente ganha, e esse não é exceção.

    ResponderExcluir
  3. Sério???? É essa impressão que tenho, q o papel foi escrito pra ela!!!! Essa história é lindaaaaaaaaaa. Esse é o tipo do livro que quero reler várias vezes!

    ResponderExcluir
  4. Nossa Ivi amei a sua resenha, estou louca para ler o livro, pq apesar de está organizando o booktour ainda não li ele kkkk

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  5. Olá! Adorei sua resenha Ivi, veio junto com o livro muitas lágrimas também!!! Mas amei o livro *-*
    Beijos, Giovanna
    www.sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu chorei demaissssssssssssssssssss ... E eu já sabia tudo o que ia acontecer, mas não consegui segurar a emoção!!!!

      Excluir
  6. Ainda não li A última música e esse seria um dos poucos livros que eu daria chance, sendo do Nicholas. Ando brigada com ele, porque ele lança demais e as histórias estão perdendo a qualidade :(
    Resenha linda!

    Beijos, Ju - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  7. Bom, eu achei o filme bem mais interessante.
    Não sie, sempre acho que as histórias de Nicholas Sparks ficam melhores nas telonas.

    beijos
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Já estive com esse livro em mãos várias vezes e não o comprei... rsrs.. apesar de me parecer sempre a mesma xaropada do Sparks, sempre tive curiosidade em ler algo dele, sem sucesso... Estou lendo O Melhor de Mim dele e se eu me empolgar vou atras de A Última Música, mesmo tendo certa aversão por romances adolescentes... rsrs

    ResponderExcluir
  9. Queria muito comprar esse livro somente pelo filme, porque é um dos únicos que eu tenho certeza que não vou me arrepender de ler depois de ler o filme. Ainda não li nenhum livro do Sparks, - sim, pode dizer que isso é um crime, como já me disseram - mas isso porque até o momento foram poucos que me interessaram e sempre quando chega na hora de pagar, na maioria das vezes acho que vou me arrepender de ter comprado ele. kkk Mas depois dessa resenha, vou repensar melhor e me arriscar de vez!

    ResponderExcluir
  10. Adoro o Nicholas...mas os livros dele pra mim tem que ser de dois em dois meses!Haha
    Não só por que você fica naquela ressaca literária depois de terminar, mas também por que rola um leve clichê nas histórias e ler um atrás do outro deve ser massante...
    Enfim, de todos dele só não li os dois últimos lançados e A última música pra mim foi de longe o pior.
    Uma parte se deve ao fato de eu sempre relacionar a Ronnie a Miles, o que falemos sério é um droga.
    Segundo por que pra mim esse livro ficou bem infanto juvenil...
    Comparado a Querido John, A primeira vista e a Escolha ele nem parecer ser do mesmo autor...
    Não recomento, nem me dei ao trabalho de ver o filme e não gostei da leitura!Haha
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um ótimo livro e na verdade não infanto juvenil, se você realmente leu o livro deve ter prestado atenção!
      Nicholas demonstra através de Ronnie, que a vida passa muito rápido e que não devemos perder tempo e não amarmos intensamente as pessoas que são importantes na nossa vida.

      Excluir
  11. Adoro os livros dele e confesso que choro em todos. Não li esse livro ainda, mas vi o filme que também achei bacana ( e chorei assistindo, pra variar). Tenho vontade de ler A ultima musica e Diário de uma paixão, já que gostei de ambos filmes ;)

    ResponderExcluir
  12. Nossa, quero muitissississimo ler esse livro, mas confesso que irei chorar baldes de lagrimas, e acho que tambem não vou conseguir tirar nenhuma foto hahaha

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Já assisti o filme umas 20 vezes e sou apaixonada. Chorei que nem um bebê no final hahahaha :( também só por conta do livro fiquei curiosa para ler o livro. Deve ser incrível!

    ResponderExcluir
  14. Ahh,que lindo,Ivi. Eu só vi a adaptação cinematográfica desse livro e gostei bastante.Concordo com vc da escolha feliz que fizeram ao escolher a Miley Cyrus para o papel da Ronnie, ela atuou mto bem mesmo e todo o elenco por sinal.Todavia, nunca li nenhuma obra do autor Nicholas Sparks,pois sei que vou me desmanchar em lágrimas e ficar suspirando pelos cantos em uma boa ressaca literária rsrs.Tenho que me preparar e tomar coragem mesmo rsrs.
    A mensagem da história também é mto bonita sobre não desperdiçar nosso tempo,pois ele é bastante curto e amar intensamente as pessoas importantes da nossa vida. Que lindo,viu?!Cheguei a me arrepiar rsrs.Bjos :)

    ResponderExcluir
  15. Olá Ivi!! Li este livro no ano passado, por indicação de uma colega de curso que eu fazia na época e simplesmente AMEI!! Imaginei se tratar de uma historinha " boba", mas fui pega de surpresa pela historia, pelos acontecimentos e claro, chorei "pitangas" lendo ele. Este é um dos livros que quero muito poder reler, mas confesso que olhei o filme e me decepcionei bastante, pois amei o livro e foi mudado bastante a historia...Mas adorei ler sua resenha =)

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Sou obrigada a confessar que li mais esse livro de tanto ouvir falar que era bom.
    Nunca tinha visto o filme e não conhecia a história, então no início assumo também que achei o livro bem mais ou menos. Aquele tipo de livro intermediário, que é bom, mas que não emociona tanto.

    Só comecei a me emocionar com o livro quando as verdades começaram a vir a tona. Não tem como não se emocionar com aqueles diálogs entre pai e filha, com aquelas cartas e tudo mais. Foi lindo! Óbvio que chorei e quem não chorar ou nem ao menos tiver vontade de nessas passagens... desculpe... mas precisa se tratar!
    Quanto ao final. Foi um final bonito, mas completamente previsível. O que não deixou de fazer desse livro um bom livro para ler e para indicar também

    ResponderExcluir
  18. http://world-book-4you.blogspot.com.br/2013/11/a-ultima-musica-nicholas-spaks.html adoreeei esse livro, fiz uma resenha no meu blog tbm! Achei um dos melhores que o Nicholas escreveu!

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li a última música....mas pelas poucas frases do livro que eu pude perceber que ele é muito bom e chama-nos a viajar....

    ResponderExcluir
  20. O filme em si já é incrível, o livro então... Deve ser ótimo, mal posso esperar para lê-lo

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014