8

RAZÃO E SENSIBILIDADE - Jane Austen


Oi gente que ama livros, estou escrevendo pouco por aqui pois estou viajando e algumas coisas não são tão práticas quanto parecem, mas enfim, estou aqui hoje para falar da minha segunda leitura em 2013.

Estou parecendo repetitiva, mas concluí a leitura de outro maravilhoso livro da inglesa Jane Austen, RAZÃO E SENSIBILIDADE e como eu esperava, não decepcionou, ao contrário, agregou ainda mais!!!

O livro conta a história de duas irmãs e confidentes: Elinor e Marianne. As duas srtas. Dashwood são muito amigas embora seja impossível negar que tenham personalidades bem diferentes. A primeira é prática e racional, muitas vezes passa por cima dos próprios sentimentos pelo bem geral. Já a segunda é a personificação das emoções, vive intensamente e muitas vezes não consegue conter os impulsos ou sua sensibilidade. Elas vivem felizes com a mãe e a irmã mais nova após a morte do pai. Dependentes da generosidade do meio irmão mais velho, fruto do primeiro casamento de seu pai, elas são obrigadas a se mudarem para um chalé em Barton. Lá vivem emoções nunca antes imaginadas com o aparecimento de novos personagens e o reaparecimento de antigos na história. Dentre eles temos o sr. Edward, irmão da cunhada de Elinor que nutre por ela algo mais do que uma forte amizade mas devido a sua situação familiar e comprometimento prematuro se vê obrigado a sufocar esse sentimento. Quanto a Marianne o destino reserva algo ainda mais complexo mas não menos especial. Ao conhecer o sr. Willoughby a jovem sensível acredita ter encontrado o homem de sua vida e como acredita na correspondência do seu amor, vive dias felizes ao lado do amado. O problema é que reviravoltas mais tarde esclarecidas fazem com que toda a alegria de Marianne a leve a uma tristeza sem precedentes e ao mesmo tempo faça com que ela amadureça para encontrar a verdadeira felicidade.

O livro tem um ritmo delicioso e eu li em um final de tarde, depois de um dia na praia. É o tipo de leitura que você devora e se pergunta porque não fez antes. (Tenho essa sensação após ler Jane Austen).

Enfim, eu recomendo!!!

 
Sobre a autora: Jane Austen nasceu na Inglaterra em 16 de Dezembro de 1775 e faleceu em 18 de Julho de 1817. Suas obras publicadas no Brasil são:
· Orgulho e Preconceito
· Razão e Sensibilidade
· Persuasão
· Emma
· A Abadia de Northanger
· Mansfield Park

 
 
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Oi Ivi!
    Esse livro parece ser ótimo mesmo, também gosto dos livros da Jane Austen...

    Beijos,
    Sora * Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi, sou louca pra ler qualquer livro dessa autora. Simplesmente louca.
    Ela é tão aclamada e elogiada, que me desperta uma super curiosidade. Mais enfim, os livros dela são mais caros, e assim que conseguir emprestado ou doada, kkk', lerei sem medo.
    Beijos
    http://2bookgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora, os livros dela não são tão caros assim não, ontem mesmo vi 3 títulos dela por 14,90, mas versão de bolso... Tenho certeza que se você ler, vai gostar. Os enredos são originais e bem escritos. bj

      Excluir
  3. Eu já li Emma. Esse eu não li pq eu vi o filme e não gosto muito de ler o livro depois de assistir o filme, prefiro ler antes. E depois o filme geralmente decepciona pq os livros são sempre melhores.

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente amo Jane Austen... esse livro é mt bom... Jane é sim uma diva da literatura, nunca me decepciona

    ResponderExcluir
  5. Oii Ivi!!

    Acredita que não consigo ler Jane Austen de forma rapida? So li dois livros dela, esse e Orgulho e preconceito, nos dois casos acabei demorando, parei e li outro antes de terminar.
    Acho a autora incrivel, pensando no que ela escreveu, na epoca em que escreveu, e me sinto obrigada a ler todos.

    Agora to tomando coragem pra ler Emma, ta no topo da minha pilha, mas sempre passo outro na frente rs.

    Bjoooo

    ResponderExcluir
  6. Acho que você vai gostar de Emma, a história é bem original!!! Depois me conta se gostou!!! bj

    ResponderExcluir
  7. Jane Austen é tudo!
    Apesar de preferir Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade é ótimo e na minha opnião é leitura obrigatória!

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014