4

Velhor Retratos - Cynthia Freeman

O 24º livro lido em 2012 foi VELHOS RETRATOS (Cynthia Freeman). Este livro foi uma releitura. Já havia lido em 2003, quando tive oportunidade de trabalhar no mesmo prédio da biblioteca municipal. Lia compulsivamente naquela época. Quando vi a capa deste livro, não conseguia lembrar de nada da história, então, resolvi ler novamente.
O livro conta uma saga super-romântica de quatro gerações de uma família judia na América. Velhos Retratos começa com a história de Esther Sandsonitsky, que abandona a Polônia na virada do século partindo para Agoldeneh Medina - a terra dourada da América - a fim de tentar vida nova com os seus três filhos. . . E as aventuras de seu filho Jacob, que consegue chegar também a Nova York para um turbulento encontro com a mãe no gueto da cidade. A certa altura, ingressa na história a indomável Sara, mulher de Jacob,que tenta reter o controle emocional sobre a vida das suas três filhas:a bela Rachel, que parte o coração de seu pai vencendo  o despotismo da mãe, casando-se com um homem fora de sua religião; Lillian, a caçula, que escandaliza os pais com um segundo casamento e Doris, a Gata Borralheira da família, que conquista fama e felicidade além dos seus mais ambiciosos sonhos. Como esposas e mães, as três irmãs enfrentam a complexidade dos anos 20 e 30, e da Segunda Grande Guerra até os dias de hoje. . . quando se vêem no meio de uma série de problemas muito especiais de paixão e poder que cada um dos seus filhos está vivendo.Velhos Retratos é a história de um sonho americano, a saga tempestuosa de uma família de imigrantes, lutando por um ponto de apoio na América,sem com isso renunciar à sua herança espiritual. Umglossário de termos íidiche e hebraico publicado no fim do livro ajudará o leitor no correr da história.
Sobre a autora: Cynthia Freeman nasceu em Nova York, em 10 de janeiro de 1915 e faleceu em 22 de outubro de 1988. Os liv4os dela publicados no Brasil são:
  • O Amor Não Tem Hora
  • A Última Princesa
  • O Inverno chegou
  • Para Todo o Sempre
  • Pode Servir o Vinho
  • Velhos Retratos
  • Sem Tempo Para Chorar
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Parece ser uma bela história...

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha visto nada sobre esse livro, vou procurar saber mais.

    ResponderExcluir
  3. Além de nunca ter ouvido falar do livro, não me interessei pela historia apesar de parecer bela... Aparenta ser algo parado e cansativo demais.

    ResponderExcluir
  4. Não me interessei por esse não, mas teve uma outra obra dela que me chamou atenção... Vou procurar hahaha "a ultima princesa"

    XOXO
    Umnovo-roteiro.nlogspot.com

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014