2

Antes de Morrer - Jenny Downham

O terceiro livro que li em 2012 foi ANTES DE MORRER (Jenny Downham). Estava muito ansiosa para ler esta história, foi uma indicação de uma amiga e eu acabei não comprando para mim, mas comprando para presentear uma outra amiga. (Vale lembrar que a grande maioria de amigos meus, também amam livros). Assim que entreguei o presente para minha amiga, já perguntei: "Você me empresta?" E ela me emprestou e eu mergulhei na leitura e de mim, este livro arrancou lágrimas e soluços.
O livro conta a história de Tessa Scott, com 16 anos e os mesmos desejos e inseguranças das outras meninas de sua idade. No entanto, numa época em que deveria descobrir aos poucos o mundo adulto, sente que corre contra o relógio. Ela está com leucemia e experimenta a dura realidade de enfrentar a proximidade da morte, quando ainda se é tão jovem. Por mais que tente agir como as outras garotas, Tessa se sente cada vez mais longe dos sonhos comuns às adolescentes: apaixonar-se, ter filhos, viajar pelo mundo. Com a intensidade de sua fraqueza física e a perda de esperança dos médicos no sucesso de seu tratamento, Tessa só vê uma saída: viver o mais intensamente possível. Em busca do tempo que se esgota, ela inicia um pequeno projeto: organiza uma lista com as dez coisas mais importantes que gostaria de fazer antes de morrer. Perder a virgindade, infringir alguma lei e aprender a dirigir compõe a lista de desejos a serem cumpridos. Mesmo consciente de que seu corpo está debilitado, Tessa quer viver mais do que tudo, quer abraçar o mundo e ao mesmo tempo se eternizar em atitudes, e para isso vai testar todos os seus limites. Logo verá que essas experiências podem ser frustrantes, ou magoar aqueles que mais ama, deixando marcas profundas em sua família e em seus amigos. Seu pai, que se dedica inteiramente à ela; seu irmão Cal, que sofre com cada piora do estado de sua saúde; sua mãe, que havia deixado a família quando Tessa tinha 11 anos; e Zoey, sua melhor amiga. Personagens tão humanos em suas fraquezas e grandezas, tão frágeis diante da dor e da perda, tão reais e comuns.
O chocante do livro, para mim, é que é escrito em primeira pessoa e nos primeiros parágrafos, já se identifica o final e conforme a trajetória de Tessa vai se desenvolvendo na busca de cuprir com os desejos estabelecidos antes de morrer, uma aflição foi nascendo em mim.
Um livro intenso que fala de vida e morte.
Ótima dica de leitura para quem se permite emocionar, chorar e entender que tudo tem começo, meio e fim.
Sobre a autora: Jenny Downham nasceu em 1964, é britânico e ex-atriz. ANTES DE MORRER é seu primeiro livro. Eu particularmente, espero que ela escreva mais!!!

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Chorar em livros é comigo mesma rsrsrsr
    Novo livro para listaaa!

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha visto nada sobre esse livro, que parece ser MUITO triste. Vou procurar saber mais sobre ele, sua resenha me deixou bem curiosa.
    Deve ser um livro lindo

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014