17

Deuses do Olimpo – Book Tag


Oi gente que ama livros, hoje venho com a tag Deuses do Olimpo – Book Tag, indicada pela Priscila do blog Meninas que Leem. A tag consiste em relacionar personagens da mitologia grega com a literatura.

Vamos conferir minhas respostas?

1 – Zeus – Rei dos deuses: Qual o livro é o rei da sua estante?
Começar uma tag com este tipo de pergunta é um desafio porque eu realmente não sei se eu tenho um livro que reine na minha estante. Tenho muitos livros queridos e que foram importantes na minha trajetória de leitora, mas escolher um é realmente bem complicado, por isso vou escolher três, que foram importantes em função de despertarem em mim o desejo de nunca parar de ler. A Mina de Ouro, O Menino do Dedo Verde e O Pequeno Príncipe foram livros que li na infância e sem dúvida, determinaram o início de uma vida que seria marcada por livros.

2 – Hera – Deusa do casamento: Um casal que você shippou durante o livro?
Geralmente não fico torcendo muito para os casais dentro da leitura porque sei que na maioria das vezes eles ficarão juntos, mas existiu uma história que nem era romance, que me fez torcer e shippar muito os dois protagonistas e isso aconteceu no livro O Pacifista (John Boyne). Eles se conheceram durante o treinamento para a Grande Guerra e quando foram para o campo de batalha eu ficava esperando que eles vivessem aquele amor. É um livro tão forte e bem escrito que sempre recomendo sem medo de errar.
Resenha AQUI

3 – Poseidon – Deus dos mares: Um livro que você jogaria no mar do esquecimento?
Infelizmente foram muitos, mas o que me veio à mente agora foi um que é bastante querido de muitos leitores: A Cabana (William P. Young). Eu achei o livro extremamente apelativo e muito fora da realidade. A questão não é ele ser irreal, porque existem livros de fantasia preenchendo muitas prateleiras por aí, mas o meu problema com o livro foi o fato da maioria dos leitores acreditar que aquilo tudo era possível. Enfim, de antemão eu sabia que o livro não era para mim porque eu não acredito em qualquer tipo de deus e sou uma crítica voraz de todas as religiões, mas ainda assim, eu esperava tirar algo bom da leitura, o que não aconteceu.

4 – Hades – Deus dos mortos: Um personagem que você mataria?
Assim que li a pergunta pensei no personagem do Assef do livro O Caçador de Pipas (Khaled Hosseine). Este personagem é a definição perfeita de antagonista, praticando o mal, agindo de forma egoísta, preconceituosa e disseminando a segregação. No início do livro, Assef era vizinho de Amir, o protagonista e causou um mal imenso para o melhor amigo de Amir, Hassan. Como se isso não fosse o suficiente, no decorrer da leitura o encontramos ainda mais malvado em sua vida adulta. O livro é uma obra-prima da literatura contemporânea e se você não leu, merece sua atenção.
Resenha AQUI

5 – Héstia – Deusa virgem do lar: Um personagem que você levaria para casa?
Como não levar o Auggie para casa? Não tem como. Embora o protagonista de Extraordinário (R. J. Pallacios) tenha uma família carinhosa e atenta, eu gostaria de ter a oportunidade de levar o Auggie para minha casa e poder conviver com toda a ternura e inocência deste menino. E se você não sabe de quem eu estou falando, com certeza você deve ter passado os últimos 4 anos embaixo de uma pedra em Plutão, porque Auggie é o personagem principal de um livro maravilhoso e que no mês que vem, estará nos cinemas sendo interpretado pelo ator Jacob Tremblay.
Resenha AQUI

6 – Afrodite – Deusa do amor e da sensualidade: Um romance pelo qual você se apaixonou?
Sou uma romântica incorrigível então me apaixono facilmente pelas histórias de amor que leio e para responder esta questão vou indicar o livro A Mulher do Viajante do Tempo (Audrey Niffenegger). Aqui temos uma história sobrenatural de um homem que sem indícios ou preparação, some do seu tempo atual e aparece em outro tempo, podendo ser passado ou futuro. Entre uma destas viagens ele conhece uma mulher por quem se apaixona e tenta viver este amor, apesar de sua peculiaridade. O livro traz uma abordagem muito séria sobre espera e fidelidade, sem falar que é uma das histórias de amor mais fortes que já pude ler.
Resenha AQUI

7 – Apolo – Deus do sol e da arte: Um personagem artista?
Acho que não li muitos livros em que tinham personagens artistas ou eles não foram tão marcantes, mas uma história em que isso é bem pontuado, inclusive parte do enredo se desdobra sobre o talento do personagem é em Confesse (Colleen Hoover). Aqui temos o Owen Gentry que é um pintor e desenvolve seus quadros a partir das confissões secretas de pessoas que ele não conhece. Além desta originalidade da trama, temos a escrita da Colleen Hoover que é sempre incrível.
Resenha AQUI

8 – Atena – Deusa virgem da sabedoria: Um personagem que te inspira?
Muitos personagens deixam em mim aquele tipo de mensagem que me faz desejar ser alguém melhor, mas vou citar apenas o Ira Levinson do livro Uma Longa Jornada (Nicholas Sparks). O livro começa com o Ira aos 91 anos em um acidente de carro e conforme ele luta com a dor e deseja ser salvo, ele nos conta a história de sua vida e do amor que pode viver. Não apenas pela abordagem romântica do livro, mas pelo caráter firme e honesto do personagem, a leitura do livro se tornou inspiradora e este é um dos meus livros favoritos do autor.
Resenha AQUI

9 – Dionísio – Deus do vinho e das festas: Qual foi a sua maior ressaca literária?
Sem dúvida foi ao terminar a leitura de A Cidade do Sol (Khaled Hosseine). Foi um livro que eu li muito rápido e em função da intensidade da história, ao finalizar, me vi olhando pro nada, devastada com a narrativa. Levou semanas até eu conseguir engrenar outro livro e tentar diminuir a emoção do enredo, mas até hoje, quando penso no efeito que teve sobre mim, preciso parar e refletir, e o coração aperta de saudade dos personagens. O livro traz a história de duas mulheres afegãs vivendo o caos do Talibã e sem dúvida, é um dos meus livros favoritos da vida.
Resenha AQUI

Estas foram as minhas respostas e eu espero que vocês tenham gostado. Deixem nos comentários quais seriam as respostas de vocês porque eu vou adorar saber e anotar dicas para as próximas leituras.

Beijos
Comentários
17 Comentários

17 comentários:

  1. Oi, Ivi!
    Adorei essa tag! Já salvei pra responder.
    Cm certeza jogaria Criança Amaldiçoada no fundo do mar. Nossa, que desgosto demais esse livro.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Adoreeeeeeeeeeeeei essa tag! E adorei os livros escolhidos em cada item. Tenho o mesmo sentimento que você em relação ao "A Cabana" haha

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amo tag, na mesma proporção que amo ver as respostas dela.
    Tive o mesmo sentimento que você em relação A Cabana e quando me deram a "continuação" quase joguei na pessoa, não fiz por que era minha mama kkk
    Assef, me lembra que tem livros que vale serem relidos. A Cidade do Sol... sinto uma dorzinha no coração só de relembrar, sem dúvida foi uma leitura avassaladoura.
    Enfim... gostei muita da tag e de suas respostas, espero ver mais por aqui.

    Feliz Halloween
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?

    Bem legal essa tag. Adorei as respostas e os livros indicados. Conheço a maioria e já li alguns. Também levaria o Auggie para casa, ficaria abracada com ele e não soltaria nunca mais. Eu amo esse personagem.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. coisa linda ver tuas opiniões sobre as obras de Hosseini, esses livros me levaram aos prantos... adorei essa TAG... sobre o coment do livro A cabana, TAMUJUNTO porque sou de criticar e muito as instituições religiosas...
    tag super bacana...
    bjs...

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ivi! Tudo bem?
    Eu já tive a oportunidade de responder essa tag e achei super divertida. Infelizmente, quando eu respondi ainda não tinha lido Confesse, se não teria escolhido o Owen também para a pergunta 7. Sobre os outros livros ainda não li nenhum, mas tenho muita curiosidade de ler Extraordinário, pois acho que todo mundo que leu se encantou com o Auggie. Espero conseguir ler antes do lançamento do filme.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá Ivi, adoro ler essas tags. Tem muitos livros dessa tag que ainda não tive a oportunidade de ler e vejo muitas pessoas falando bem deles. A sua tag foi muito bem respondida e curti bastante a sua sinceridade ao falar sobre A Cabana, em particular eu gosto muito desse livro, mas cada um tem um ponto de vista e sua observação a se fazer de cada livro. Sempre vamos amar um livro que muitos não vão gosta e vice e versa.

    E em relação ao Caçador de Pipas, tenho que concordar com você em Gênero, número e grau.

    Adorei as respostas da sua tag. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, amo tag e essa foi muito legal, acho que vou fazer lá no blog e dar os créditos para quem criou e onde eu vi, gostei das suas respostas não li nenhum livro dos que você citou

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus! Que Tag maravilhosa é essa?
    Não conhecia e suas respostas foram bem parecidas com as que eu daria também.
    Quem sabe não posto no blog daqui uns dias?! Posso?
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  10. Adoro tags, mas ainda não conhecia essa. Curti muito! Curti ainda mais suas respostas, pois embora conheça alguns dos livros citados ou os autores de tanto ouvir falar nunca li nenhuma das obras que você citou. Falha minha! O post serviu pra me fazer conhecer melhor algumas obras. Grata!

    ResponderExcluir
  11. Olá ♥
    Não conhecia essa Tag, mas adorei.
    Quem não levaria o August para casa? Melhor pessoa ever!
    Preciso ler Confess o quanto antes.
    Um beijo,
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  12. Confesse foi o primeiro livro que pensei quando tentei relacionar a algum artista também hahahahah A mulher no viajante no tempo é um dos meus livros favoritos da vida!

    ResponderExcluir
  13. Oi Ivie,
    eu preciso ler extraordinário e conhecer melhor esse garotinho tão querido, mas pelo visto estou vendo que o filme vai sair antes disso. A cidade do sol, foi um dos livros mais dolorosos que li na vida, só de lembra me da um aperto no peito principalmente por saber que em algum lugar nesse mundo existem mulheres passando por situações iguais ou piores que as retratas no livro.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Adorei a tag!
    Além de me esbaldar nesses deuses gregos literários ainda peguei muita dica de leitura... Amei demais!
    Quem não levaria Auggie pra casa???

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Achei a tag muito interessante, ainda não tinha visto ela em nenhum lugar.
    Mas concordo muito com você de A Cabana, eu li quando tinha meus 17 anos e já torci o bico para as coisas que aconteceram, imagina se eu lesse agora que já estou bem mais crítica e também não sigo mais nenhuma religião?

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Já tinha ouvido falar nessa tag, mas é a primeira vez que paro para conhecer as perguntas e as respostas também, é claro. É impossível eu ler um livro de romance não shippar haha. Quero ler Confesse ainda esse mês, preciso conhecer essa história. Auggie é amor!

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu adorei essa tag! Não li quase nenhum dos livros que você citou, mas enquanto lia as suas respostas algumas minhas vieram à cabeça na hora e fiquei morrendo de vontade de responder essa tag também. Tem como não querer levar o Auggie para casa?
    Beijos.

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014