11

Personagens Que Amam Ler #1 Liesel – A Menina Que Roubava Livros


Oi gente que ama livros, hoje tem coluna nova: Personagens Que Amam Ler!

Nesta coluna pretendo trazer para vocês personagens que como nós, são pessoas apaixonadas por leitura e para abrir a coluna, trago uma das minhas protagonistas favoritas da vida, a Liesel, personagem do perfeito livro A Menina Que Roubava Livros, escrito pelo Markus Zusak.

Liesel Meminger é uma garotinha alemã filha de uma mulher que tudo indica, estava fugindo do governo nazista e entrega os dois filhos para a adoção. No trajeto até a família adotiva, o irmão de Liesel morre e no sepultamento, o coveiro deixa cair um livro, que Liesel rouba e inicia então o caminho para muitos outros livros que ela roubará durante o enredo.

A história começa enquanto Liesel não sabia ler, mas fascinada pelo pequeno livro roubado em um momento de grande tristeza, ela se apaixona pelas letras e quando já está instalada na nova família, um casal pobre, endurecido pela guerra, mas, ainda assim, cativante, ela aprende a ler com pai adotivo e depois de descobrir os fascínio das palavras, o hábito de roubar livros se torna algo bem comum, quase como um vício para ela.

Se você nunca leu o livro em que Liesel nos é apresentada, ou teve a oportunidade de ver o filme baseado nesta narrativa, saiba que você está perdendo uma história maravilhosa. Aqui temos mais um enredo ambientado em um cenário de segunda guerra mundial e este pano de fundo, apesar de extremamente desgastado na literatura contemporânea, traz algumas peculiaridades dignas da sua atenção. Pra começar temos a perspectiva da história de pessoas que nem entendiam as motivações da guerra e que sofreram as consequências que ela deixou, como a extrema pobreza.


Além do amor de Liesel pelos livros e sua sede inesgotável de conhecimento, temos ainda, personagens maravilhosos, como o seu melhor amigo Rudy, que desejava ser um atleta e tinha como ídolo, um negro, em uma época que seu país pregava que a raça digna de sobrevivência era a raça branca. Vemos a ingenuidade de Rudy em desejar ser como alguém que batia recordes independente de sua cor ou religião.


Outro fator maravilhoso desta história é que ela tem uma narradora muito original. Já nos primeiros parágrafos identificamos que quem nos contará esta história é a Morte e vamos combinar que em plena época de guerra, essa narradora estava com o trabalho bem intenso.

Enfim, este é um dos meus livros favoritos da vida e o fato de trazer uma protagonista apaixonada pela leitura, é um ponto fortíssimo de identificação para mim, mesmo ela sendo uma criança e vivendo em uma situação que eu nunca viverei, me senti na pele da Liesel, enquanto ela abria seus livros para ler.

Espero que vocês tenham gostado da nova coluna e deixem nos comentários se já assistiram ao filme ou leram o livro. Me contem também de outros personagens apaixonados por livros. Estou muito animada em trocar as impressões com vocês.

Beijos 
Comentários
11 Comentários

11 comentários:

  1. Oi Ivi
    Eu sou apaixonada pela história da Liesel. Já perdi as contas de quantas vezes li o livro AMQRL e toda vez me reapaixono. Algumas personagens que me lembro agora que são apaixonadas por livros: Hermione, Hazel, Gus, Vivian (de O nome do sonho).

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  2. Olá Ivi;
    Gostei da ideia da coluna, sucesso.
    Li o livro e amei, sem dizer que é impossível não se identificar com a protagonista.
    Gosto quando pego um livro e tenho algo em comum com os personagens, ainda mais se tratando de leitura rsrs
    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem?
    Gostei bastante da ideia da coluna que ela faça sucesso!
    Diferente de você eu não gostei do livro na verdade achei bem chato hahaha foi aquele livro que eu empurrei com a barriga para terminar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiee Ivi ^^
    Eu também gosto muito deste livro ♥ ter um narrador tão diferente tinha me assustado quando comecei a ler, mas logo me acostumei e passei a adorar a história (apesar do cenário e dos acontecimentos tristes). A Liesel é uma das minhas personagens favoritas... E sobre o Rudy... Que amorzinho!
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!!
    Eu amo esse livro! Cheguei a ler mais de uma vez, e uma dessas foi para minha mãe, simplesmente porque queria que ela conhecesse a história (e pra reler também haha. Como ela não tem tanto tempo pra pegar um livro e desfrutar, eu tenho o hábito de ler pra ela, enquanto ela faz o que precisa fazer XD). Eu sempre choro durante a leitura, a narração é uma das coisas mais incríveis que eu já conheci no mundo da literatura, de verdade! E a Liesel!! <3 Um amor de pessoa! AAaah tanto pra falar sobre o livro! haha
    Aliás, sobre a coluna: achei bem legal essa citação de personagens como nós!
    As Meninas Que Leem Livros~

    ResponderExcluir
  6. Oi. :)
    Nunca tive a oportunidade de assistir o filme e ler o livro. Não por falta de vontade e curiosidade.
    Me parece ser uma estória bem tocante, que só leio elogios a obra.
    Sua resenha ficou maravilhosa, deixando o leitor que ainda não leu/assistiu fique curioso para conhecer mais a fundo.
    Blog As Meninas Que Leem Livros - Lauri Brandão

    ResponderExcluir
  7. Oi Ivi!

    Adorei essa matéria. Adoro encontrar personagens de livros que amam ler, assim a gente se conecta muito rápido a eles. A Liesel é de fato uma personagem muito especial, inclusive eu acho esse livro uma grande metalinguística, não é? O outro rapazinho eu não conhecia, mas foi um prazer com certeza. Obrigada!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  8. Oi! Ainda não li esse livro, mas estou aguardando a primeira oportunidade que aparecer para iniciar a leitura rs
    Mesmo não conhecendo a história toda já sabia desse amor dela pelos livros, tanto que muitos leitores sempre comentam sobre a personagem.
    Adorei a nova coluna e aguardo novos posts!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. oi, ivi. Eu só li o livro mas acho que fui com muita vontade ao pote, pois acabei não curtindo tanto assim, apesar de ser bonito. Um livro que fala sobre livros é o leitor, uma história que também envolve segunda guerra. Eu recomendo muito.

    ResponderExcluir
  10. Liesel <3
    Adorei essa coluna e fiquei pensando na lista de personagens que eu lembro que gostam de ler. Acho que as duas mais marcante, sem dúvida, são Liesel e Alaska!
    Quero acompanhar de perto essa coluna e lembrar/conhecer essas personagens!
    Adorei o post
    Beijinhos
    Rizia Castro - Livroterapias

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ivi

    Sempre que há um personagem que ama ler bate aquela identificação, não tem como.
    Eu não li A Menina Que Roubava Livros pq não tenho vergonha na cara! Hahaahha
    A verdade é que não sei se lerei, pois não curto de histórias ambientadas na Guerra... porém, quem sabe mais pra frente!

    Beijos

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014