4

O Desapego Rebelde do Coração (Bianca Briones)

FICHA TÉCNICA
Nome original: O Desapego Rebelde do Coração
Autora: Bianca Briones
País de origem: Brasil
Número de páginas: 406
Ano de Lançamento: 2016
ISBN-13: 9788576864998
Editora: Verus Editora
SKOOB | GOODREADS

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 66º livro lido em 2017 e foi O Desapego Rebelde do Coração (Bianca Briones). Este é o quarto volume da série As Batidas Perdidas e mesmo que a série não tenha me agradado muito, decidi ler este livro acreditando que seria melhor concluir este universo.

O livro nos traz a personagem Branca, que nos volumes anteriores foi uma personagem secundária, como a protagonista deste enredo. É uma advogada excepcional, uma mulher muito segura do que quer e com uma personalidade fortíssima. O livro começa com o seu divórcio com Lex, que para esquecê-la, vai embora de São Paulo para o Rio de Janeiro. E temos Rodrigo, que no passado foi muito apaixonado por Branca, mas que por não ter sido correspondido, adotou uma postura inconsequente para com o amor. Ele fica com várias mulheres, não se apega a nenhuma e acha que a vida é melhor assim.


O livro vai se desenvolver de forma muito previsível, porque Branca e Rodrigo acabam se aproximando e ainda que seja uma espécie de sexo casual, vão tentando levar a vida. Porém Lex volta para São Paulo e com este retorno, vem também uma surpresa na vida de Rodrigo, que faz com que Branca se afaste definitivamente dele.

A primeira parte do livro é cronologicamente contemporânea ao segundo livro da série em que temos Clara e Bernardo como casal principal e em função disso, muitas histórias são contadas novamente, o que deixou a leitura bem chata para mim. Eu já sabia como aquilo tudo seria concluído e como este segundo livro foi o princípio da minha decepção para com a série, não tinha o menor interesse em rever tudo aquilo.

Porém, quando a segunda parte começa que é exatamente quando Branca, Rodrigo e Lex são os personagens a comandar a trama, a narrativa ainda assim não me envolveu. Eu não conseguia acreditar na Branca. Veja bem, uma personagem para me convencer que é forte e segura precisa ter atitudes que comprovem isso. Uma atmosfera ao redor desta personagem precisa ser desenvolvida para que argumente as virtudes dela e não adianta a própria personagem, em primeira pessoa, narrar que ela é uma excelente advogada, porque isso não vai me convencer. Da mesma maneira, quando a própria personagem se descreve em “trajes estonteantes” não me passa segurança, mas arrogância.

O livro é cheio de palavrões e a linguagem extremamente informal me incomodou bastante também porque os diálogos eram rasos e uma vez ou outra quando a autora queria pesar mais no drama, usando uma linguagem menos coloquial, parecia que estava desconectado da narrativa. A história nos é contada sob três perspectivas: da Branca, extremamente arrogante; do Rodrigo, muito irresponsável e a do Lex, que em minha opinião era a mais interessante, porém a menos pertinente para a trama.


Enfim, não gostei. Aí você pode me perguntar: Ivi, mas porque você chegou ao quarto livro da série se já no segundo você estava desapontada? Eu te explico. O primeiro livro, As Batidas Perdidas do Coração, que é um excelente livro New Adult, me ganhou o coração e por causa dele, parti para o segundo livro muito animada. Como já disse, não gostei do segundo livro, O Descompasso Infinito do Coração, mas quando o terceiro livro foi anunciado, A Escolha Perfeita do Coração, e a sinopse explicava que o casal do primeiro livro estava de volta ao foco da série, me interessei em ler. Tempo perdido, porque o terceiro livro conseguiu ser pior que o segundo. Como este livro aqui, O Desapego Rebelde do Coração, me passou a impressão de ser o encerramento da série, quis ler para ter uma opinião mais segura sobre toda a trama, mas infelizmente, este livro aqui, na minha opinião, conseguiu ser o pior de todos, com direito a um agravante: a série ainda não terminou. Mas pra mim, sem dúvida, este foi o último livro da autora que eu me aventuro a ler.

Achei bem artificial a autora pincelar a vida particular de determinados personagens secundários, como de Lucas, Fernanda e Flávia, já deixando ganchos para as próximas histórias que preencherão os volumes seguintes. Existe uma nota da autora ao final do livro falando que os livros são independentes e podem ser lidos fora da ordem do lançamento, o que é um grande engano porque eu duvido que alguém pegue este livro e consiga entender todos os personagens que já foram desenvolvidos nos volumes anteriores.

Todos os livros da série trazem trechos de música abrindo os capítulos e aqui eu destaco a única coisa que me gradou na leitura porque além do pop rock que todos os autores colocam em seus livros, a autora usou um pouco de sertanejo e de músicas latinas também. Se você me acompanha aqui no blog, sabe que sou viciada em música latina e foi muito legal ter duas músicas do Ricky Martin, o dono do meu coração, na trilha sonora do livro. Temos ainda Shakira e Enrique Iglesias, que amo fortemente também.

No Skoob, este livro tem uma nota altíssima o que deixa bem claro que o livro agradou muitos leitores e que talvez, eu seja a leitora errada para esta trama. Por isso, mesmo a leitura não funcionando para mim, acredito que seria interessante cada um ter a sua própria experiência.


Mas definitivamente, eu não gostei.


Um pouco sobre a autora: Bianca Briones é brasileira, mãe de dois príncipes: Athos e Arthur. Ela já criava histórias antes mesmo de aprender a escrever. Seus livros publicados no Brasil são:

AS BATIDAS PERDIDAS DO CORAÇÃO
O DESCOMPASSO INFINITO DO CORAÇÃO
A ESCOLHA PERFEITA DO CORAÇÃO
O DESAPEGO REBELDE DO CORAÇÃO
COMO SE FOSSE MAGIA
EM SUAS MÃOS
EM SEU CORAÇÃO
AS FASES DA LUA
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Oi Ivi!

    Eu já tinha visto alguns comentários sobre o primeiro livro, mas nem sabia que era uma série. Porém, lendo as sinopses + os seus comentários, não fiquei nada interessada nas histórias. Acho que não faz o meu estilo de leitura.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiee Ivi ^^
    Poxa, é realmente uma pena que a série não tenha te agradado :/ Eu amei o primeiro livro, mas o segundo, com a história da Clara e do Bernardo, me desanimou um pouco. Não cheguei a ler "A escolha perfeita do coração", não sei por que. Mas sabe que eu adorei "O desapego rebelde do coração"? Estou doida pelo livro do Lex e de um outro personagem...hehe'
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. A única parte que me interessou no livro foi a musical,digamos assim,se eu o lesse,provavelmente teria a mesma opinião que a sua,achei a resenha ótima,super sincera! Pena que o enredo em sí não chamou minha atenção.

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Eu só li um livro da autora, e opr mais que eu tenha gostado da narrativa, eu achei a história muito forçada. Sabe quando você acha muito drama para uma história s[o? Foi isso que eu senti.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014