10

Filme da Vez #53 It – A Coisa

Ficha Técnica:
Título Original: It
Ano de Produção: 2017
País de Origem: Estados Unidos
Lançamento no Brasil: 07 de setembro de 2017
Duração: 135 minutos
Gênero: Drama, Terror, Thriller
Classificação: 16 anos
Direção: Andy Muschietti
Elenco: Bill Skarsgård, Chosen Jacobs, Finn Wolfhard, Jack Grazer,  Jackson Robert Scott, Jaeden Lieberher,  Jeremy Ray Taylor,  Sophia Lillis,  Wyatt Oleff,  Anthony Ulc,  Ari Cohen, David Katzenberg,  Edie Inksetter,  Jake Sim,  Javier Botet,  Logan Thompson, Megan Charpentier,  Nicholas Hamilton,  Owen Teague,  Pip Dwyer,  Stephen Bogaert.
Sinopse: Quando as crianças começam a desaparecer na cidade de Derry, no Maine, as crianças do bairro se unem para atacar Pennywise, um palhaço malvado, cuja história de assassinato e violência remonta há séculos.

Oi gente que ama livros, no último sábado eu fui conferir o filme It - A Coisa, adaptação do livro escrito pelo Stephen King e mesmo não curtindo terror, nem na literatura e nem no cinema, estava muito curiosa com a produção.

O filme inicia com o desaparecimento do pequeno Georgie, um menininho que aos olhos da pequena cidade de Derry, simplesmente some. Porém, o público do filme sabe quem levou o menino, e apesar da cidade sofrer uma maldição – a cada ciclo de 27 anos, muitas crianças desaparecem – todos tentam seguir com a vida. Todos, exceto o Bill, irmão de Georgie que não consegue superar o desaparecimento do irmão, e juntamente com mais seis crianças decide que precisa desvendar aquele mistério.


Um dos pontos mais altos do filme é o desenvolvimento da personalidade de cada uma destas crianças. Apesar de todos possuírem um ponto em comum fortíssimo, como serem vítimas de bullyng, cada um deles é construído de forma pessoal e mesmo com poucas informações, conseguimos entender os medos e as características familiares deles. Outro ponto em comum entre eles é que os adultos que fazem parte de seus núcleos familiares, não representam exatamente segurança, o que os deixam sozinhos na empreitada de solucionar o mistério.


Outra coisa muito boa no enredo é que o cenário dos anos 80 foi explorado com verossimilhança de forma a ambientar o expectador no cenário ideal para imaginar os personagens em busca de respostas. Quem viveu naquela época vai identificar com facilidade a trilha sonora, os objetos e os costumes. Isso tudo é muito bem pontuado e em nenhum momento existe dúvida em relação à época em que o filme acontece.


O filme é realmente assustador e a direção usou todos os recursos conhecidos para deixar o público aterrorizado. Sustos foram distribuídos ao longo do roteiro e até em momentos previsíveis em que se sabia que algo perturbador aconteceria, o susto era figura garantida no enredo.

Eu particularmente não gosto do gênero, mas a minha curiosidade foi maior que o meu medo e não me arrependo, apesar dos 129 infartos que tive ao decorrer do filme, saí da sala do cinema muito satisfeita com o que assisti. O palhaço Pennywise personifica o medo de cada um dos personagens e é simplesmente incrível a forma como ele realmente assusta, mesmo repetindo recursos. O filme possui alguns clichês próprios aos filmes do gênero, mas ainda assim, é muito bom e consegue convencer bem o público.

Durante a execução do filme, foi bem difícil não relacionar a produção com a minha querida série Strangger Things, que é uma referência maravilhosa ao universo do King, autor do livro original que rendeu a produção de It - A Coisa. Um dos atores infantis é um dos personagens em Strangger Things e ele está tão diferente no filme que fiquei com vontade de aplaudir o ator, porque mostrou sua versatilidade como profissional. As duas obras são muito diferentes, claro, mas o universo é muito parecido e isso foi algo positivo.

Para quem gosta de filmes de terror e suspense, é um filme com todos os elementos do gênero. Sangue, monstros, recursos áudios-visuais bem produzidos e trilha sonora eletrizante compõem o quadro perfeito. Porém, para quem tem medo de palhaço, uma fobia muito comum, não recomendo. O personagem Pennywise é forte e impactante e mesmo para mim que não possuo este medo, foi realmente traumatizante.

Enfim, gostei demais e já estou ansiosa pela continuação, uma vez que este filme abre a franquia com uma continuação esperada para 2019.

Adorei!!!

Trailer

Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Oi tudo bem?
    Menina do céu essa dica eu vou dispensar por dois motivos, primeiramente não gosto nenhum um pouco do gênero terror (passo longe mesmo haha) Seguidamente: Eu morro de medo de palhaço, então se você já teve 129 infartos imagina eu? hahaha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Ivi;
    Assisti o filme e amei, achei bem fiel ao livro, mesmo não me assustando como esperava, o elenco juvenil está tão perfeito que é impossível não se sentir membro do Clube dos perdedores.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bom?
    Eu fiquei morrendo de vontade de assistir exatamente por esse fato do monstro se transformar em cada medo de criança. No meu caso, ele continuaria como palhaço, pois tenho PA-VOR. Mas tô doida pra assistir. COMO FAZ? hahaha

    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  4. Oiee Ivi ^^
    Vi o pessoal falando muito sobre esse filme, mas como eu não gosto de terror (nem tanto pelo medo, mas porque eu ODEIO me assustar), não é um filme que eu vou ver tão cedo. E ok, eu também tenho medo, por isso não li o livro até agora...haha'
    Fico feliz em saber que você gostou :)
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu não vi esse filme e acho que vou continuar passando a dica. Além de ser muito medrosa e me impressionar facilmente, eu realmente não vejo muito sentido em filmes de terror.
    Fico feliz que, mesmo não sendo fã do gênero, você tenha gostado tanto do filme. A produção parece ter sido muito cuidadosa mesmo, tanto ao recriar o clima e o estilo da década de 80, como você destacou, quanto na escolha do elenco.
    Mesmo assim é um filme que não desperta a minha curiosidade, assim como o livro que o originou.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oie!

    Eu to louca para assistir a esse filme, eu odeio filmes de terror e não gosto de palhaços, mas só de lembrar quem interpreta o Pennywise e que é baseado em uma obra do tio King já faz eu querer assistir a adaptação, todavia irei esperar ele sair do cinema e chegar na tv ou em DVD, senão tenho certeza que terei alguns ataques cardíacos no cinema kkk

    Bjss, Vem participar do nosso Sorteio! Não perca a oportunidade de ser um dos 3 ganhadores! http://resenhasteen.blogspot.com.br/2017/08/sorteio-do-desapego-3-ganhadores.html

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Eu também não curto terror, mas estou inclinada para assistir esse filme por causa das criticas e de toda a promoção em cima dele, mas vou esperar mais um pouquinho para ver se a coragem chega antes rs. Gostei muito da sua resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Minha mãe é uma amante de terror, de filmes, livros, séries, tudo, peguei um pouquinho disso dela. Me lembro dela assistindo a versão antiga desse filme, quero assistir o antigo e depois esse novo para comparar certinho. Tenho altas expectativas para ele, mas acho que o palhaço poderia ser mais feinho (risos).

    ResponderExcluir
  9. Olá...
    Eu geralmente AMOOO suas indicações de filmes por aqui, porém, sou extremamente medrosa e me recuso a assistir qualquer tipo de terror, então, desta vez, sou obrigada a passar a dica :(
    Bjo

    ResponderExcluir
  10. Hey Ivi, tudo bem?
    Ainda não assisti esse filme, mas quero ler o livro primeiro - e estou bem no começo :(
    Adorei ler suas impressões sobre o filme e saber que o filme tem muito dessa questão dos anos 80, o que me agrada demais.
    Pelo pouco que li do livro, os personagens são bem construídos e gostei disso.
    Vou anotar a dica e espero assistir logo!
    Beijos

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014