20

Quando a Noite Cai (Carina Rissi)

Ficha Técnica:
Autora: Carina Rissi
País de Origem: Brasil
Número de Páginas: 476
Ano de Lançamento: 2017
ISBN-13: 9788576865803
Editora: Verus

Oi gente que ama livros, hoje eu e a Kelly trazemos mais uma resenha dupla porque fizemos Buddy Read – leitura em conjunto do livro Quando a Noite Cai (Carina Rissi). Comentários em azul são meus, e comentários em roxo são da Kelly. Espero que gostem!

Expectativa X realidade

Como todos os livros que eu li da Carina Rissi foram leituras muito boas, de entretenimento, que mesclavam muito bem o romance com o bom humor, a minha expectativa para com este livro aqui era alta porque eu tinha certeza que eu me envolveria com os personagens e que o romance seria consistente. Mas infelizmente esta minha expectativa não se confirmou. Achei a história arrastada, a protagonista não me convenceu e o mocinho mal desenvolvido.

Gosto muito dos livros de Carina Rissi, meu preferido é “Mentira Perfeita” com o protagonista Marcus, que é cadeirante. Comecei a leitura bem animada, até porque as primeiras páginas são bem divertidas, mas em diversos momentos a protagonista se torna bem intrometida e sem noção, o que me irritou bastante.

Os personagens principais e como suas vidas se cruzam na história

A narrativa nos traz a Briana, uma jovem de vinte e poucos anos que não consegue parar em nenhum emprego porque é muito desastrada. Ela é a filha mais velha de uma mulher viúva que administra uma pensão. Briana tem uma irmã mais nova, Aisla e ambas são muito amigas. O papel de herói do livro fica sob a responsabilidade de Gael, um engenheiro irlandês que vive no Brasil cinco anos e que acaba atropelando a Briana depois que ela é dispensada de uma entrevista de emprego.

As primeiras páginas são bem divertidas, demonstram a protagonista Briana Pinheiro e seus problemas em manter o emprego por situações absolutamente desastrosas, como destruir aparelhos de tv, derrubar a sessão do supermercado, deixar cliente careca após lavar seus cabelos ou derrubar comida nos clientes. A mãe de Briana é viúva e dona da pensão Filó e a irmã Aisla é apaixonada por fotografia. Destaque para Lola, a única hóspede da pensão da mãe de Briana, que rende momentos divertidos, de apoio e incentivo para as irmãs Pinheiro. O protagonista masculino é Gael O’Connor, irlandês que conhece Briana em uma situação inusitada: após atropelá-la.


O que conta a narrativa e como a história se desenvolve

Durante a maioria das noites algo estranho acontece com Briana nos últimos cinco anos: ela sonha com o mesmo homem. Se trata de um sonho medieval em que ela é uma princesa irlandesa chamada Ciara, e conhece um guerreiro chamado Lorcan. Isso poderia até ser algo comum, mas o estranho disso é que o homem dos seus sonhos é exatamente igual a Gael. A princípio ela quase acredita que se trata apenas de uma coincidência absurda, mas conforme ela e Gael se aproximam, ambos vão descobrindo os mistérios e os motivos dos laços que os ligam.

Há cinco anos Briana sonha com um guerreiro chamado Lorcan enquanto ela é a princesa Ciara MacCarthy, que foge para não se casar com o assassino de seu irmão. Os capítulos são divididos entre os momentos vividos por Briana e Gael e os sonhos que relatam acontecimentos entre Lorcan e Ciara. O que surpreende (e assusta) Briana é Gael ser exatamente igual a Lorcan, o homem que aparece em seus sonhos e ela se esforça para conhecer melhor aquele que a atropelou.


Valeu a pena?

Infelizmente o enredo não me convenceu. Briana se mostrou em muitas vezes mais imatura que o esperado e eu confesso que já estou bem saturada do estereótipo jovem atrapalhada, inexperiente e apaixonada pelo chefe milionário. Tudo acontece bem rápido no que diz respeito à aproximação de Gael e Briana, e ao mesmo tempo, a história se prolongou demais em um dado momento da leitura, o que a tornou extremamente cansativa.


Uma coisa que eu gostei no enredo foi a autora ter inserido lendas do folclore irlandês e acho que isso agregou positivamente à história. Porém algumas coisas ficaram bastante artificiais, como descrever restaurantes e comércios, quase como se fosse um panfleto de turismo.

Pretendo seguir acompanhando o trabalho da autora porque ela é realmente uma das melhores dentro do gênero, mas sem dúvida, este livro foi o mais fraco dela, na minha opinião.

Mesmo que Gael seja o típico protagonista rico e bem sucedido que esconde algo, a história seria até legal se não fosse a insistência de Briana em descobrir o segredo dele, desrespeitando seu espaço a todo momento. Esse segredo leva a trechos bem fantasiosos que me fizeram de algumas cenas da série “Crepúsculo”.

Achei interessante a citação referente a série Perdida (livro de estreia de Carina Rissi) em determinado momento, assim como as frases ditas em irlandês por Gael, sempre orgulhoso de seu país ao contar lendas ou demonstrar o simbolismo de uma rosa branca com as pontas das pétalas vermelhas por meio do poema "The White Rose" do irlandês John Boyle O'Reilly.


A mensagem do livro é de perdão, amor e recomeço, mas reconheço que esperava mais da leitura.

Como puderam perceber, a leitura não foi completamente satisfatória para nós duas, mas indicamos para quem gosta de comédia romântica bem recheada de clichês. Foi uma leitura mediana, mas que pode satisfazer outros tipos de leitores.


Um pouco sobre a autora: Carina Rissi é uma leitora voraz, sempre lê a última página de um livro antes de comprá-lo e tem um fascínio inexplicável pelo tema “amores impossíveis”. Vê nas obras de Jane Austen uma fonte de inspiração. Quando se desgruda dos livros — tanto dos que lê quanto dos que escreve —, Carina se diverte assistindo a comédias românticas ao lado da família e planejando viagens a lugares exóticos que não conhecerá tão cedo, devido ao seu pavor de avião. Ela nasceu em Ariranha, interior de São Paulo, onde mora atualmente com o marido e a filha, após ter vivido uma curta temporada na capital paulista. Seus livros publicados são:

  • Perdida
  • Encontrada
  • Destinado
  • Prometida
  • Procura-se um Marido
  • No Mundo da Luna
  • Mentira Perfeita
  • O Livro dos Vilões
  • Quando a Noite Cai
  • Menina Veneno
Comentários
20 Comentários

20 comentários:

  1. Oi tudo bem?
    Da autora eu já li perdida e confesso que amei demais, estava também com altas expectativas com esse livro mas a sua resenha me deixou com um pé atrás afinal também já estou cansada de protagonistas "bobinhas".

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ivi! Tudo bem?
    Que pena que vocês não curtiram tanto a leitura. Confesso que esta foi a primeira resenha negativa que li do livro, mas foi bom para eu controlar um pouco as expectativas.
    Achei legal a Kelly falar que o livro preferido dela é Mentira Perfeita, pois também é o meu hehe.
    Achei bem legal vocês terem sido sinceras quanto aos pontos que não gostaram e acho que algumas coisas me incomodariam também, principalmente esse estereótipo da jovem atrapalhada e apaixonada pelo chefe rico. No entanto, por se tratar de um livro da Carina, ainda estou animada e pretendo ler em breve. Espero gostar mais do que vocês.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro, comprei na pré venda e ainda não iniciei a leitura, mas estou super curiosa e ansiosa, ainda mais depois dessa resenha linda!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Primeiramente, gostaria de dizer que adorei esse formato de resenha com duas opiniões. É um máximo saber um pouco da opinião de cada uma. Bem, vocês não ficaram satisfeitas com a leitura e pelo o que vocês contaram não é um livro que me agradaria. Eu não sou de ler muito o gênero, mas tenho vontade de alguma coisa da autora para conhecer a escrita dela. Vi esse livro é até estava pensando de começar com ele, mas vou tentar ler outro. Como. De vocês diz, eu já estou cansado de histórias de adolescente atrapalhada que se apaixonar pelo cara rico da história. Adorei a resenha.
    Obs: sempre que poder faça mais resenhas em conjunto é super bacana.
    Abraço!

    meuniversolb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir
  5. Oie...
    Adoro quando tem essa resenha dupla :)
    Geralmente quando botamos muita expectativas é inevitável se decepcionar... Acontece comigo sempre.
    Gostei de saber que é uma obra que fala sobre perdão, amor e recomeço, mas, apesar de desejar realizar a leitura não vou realizar por esses dias.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eu conheço a autora só de fala mesmo, nunca li nada dela, que eu me lembre. É uma pena que as duas não tenham gostado pois pelo que percebi, com o enredo e até com alguns aspectos da cultura irlandesa, o livro tinha tudo pra ser ótimo. Achei muito legal essa resenha escrita em conjunto, é divertido saber a opinião das duas e também fica mais nítida a ideia e podemos constatar que pela lógica teria grande chance de não gostarmos também. Beijos, Psiu, Vem Ler!

    ResponderExcluir
  7. Sério que essa narrativa é arrastada e a protagonista é irritante? Adorei essa sinceridade, porque leio tantos elogios, e só elogios, que é claro minhas expectativas estavam bem altas.
    Depois das ressalvas que encontrei aqui, principalmente do clichê do enredo e momentos arrastados, vou ler sim, porque quero conferir, mas sem expectativas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá meninas! Acabei de adquirir praticamente todos os livros da Carina Rissi, todos falam tão bem dos livros dela que ao ler a resenha desse cheguei a murchar. Espero que eu goste mesmo assim.

    Mas mesmo assim gostei da resenha de vocês, gosto da sinceridade, acho isso essencial numa resenha.

    O que me chamou bastante atenção foi o fato de falar da cultura irlandesa, adoro livros que falam sobre uma cultura diferente da nossa.

    Parabéns pela resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bom?
    Conheci a escrita de Carina com o livro PERDIDA e AMEI demais a experiência! Esse livro já está na minha lista de desejos da amazon pois a protagonista parece ser muuito divertida! Amei a resenha ♥

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Eu já recebi várias indicações sobre esse livro, assim como vários comentários negativos sobre a trama. Ainda não tive a oportunidade de ler, mas vamos ver o que eu vou achar da leitura. Gostei muito da sua resenha.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  11. Oi.

    Ainda não tive a chance de ler este livro, apesar de ser muito fã da Carina. Só conhecia mesmo a sinopse do livro, esta é a primeira resenha que leio do livro. Gostei muito de conhecer mais da obra. Pela resenha pude ver que sou bem parecida com a protagonista no fato de ser bem desastrada. Também gostei de saber que tem lendas Irlandesa no enredo. Acredito que nunca li nenhum livro assim. Fiquei bem curiosa para ler o livro.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oie!

    Eu nunca li nada dessa autora, tenho vontade e receio ao mesmo tempo por isso acabo sempre passando a dica, gosto bastante desse estilo de resenha que de vez em quando você tras, nos mostra a opinião de duas pessoas sobre uma mesma obra, é muito legal!

    Bjss

    ResponderExcluir
  13. Olá!!
    Confesso que nunca li nada da autora, mas morro de vontade, desde que a conheci na Feira do Livro aqui da minha cidade.
    Acho a capa desse livro maravilhosa, e sempre me interessei pelo enredo que envolve a cultura irlandesa.
    Uma pena que não tenha atendido às suas expectativas...
    Espero que eu goste de algum livro da autora algum dia hehehe
    Um beijo

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Até agora só li um livro da Carina e gostei! Porém, não estou muito empolgada para fazer essa leitura. Muitos estão falando que o livro é arrastado e não é o que esperavam, por isso não estou atraída para fazer essa leitura.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi! Eu só li a série Perdida, mas já gosto bastante da escrita da autora. Adorei a ideia da resenha dupla, pois podemos ver mais de um ponto de vista, mesmo que a opinião esteja bem parecida. As vezes me irrito também com esse estilo de personagem clichê, atrapalhada, e minha amiga leu e disse praticamente a mesma coisa que vocês afirmaram na resenha. Mas mesmo assim vou tentar ler em breve para tirar minhas próprias conclusões hehe
    Beijo!

    ResponderExcluir
  16. Oi Meninas,
    É horrível quando nos decepcionamos com um livro não é? Eu não li ainda esse livro, mas tenho vontade, apesar de estar receosa com todas as impressões negativas que tenho lido.
    Fiquei triste por você, Ivi, não ter sido convencida pelo enredo e por a Kelly não ter curtido a insistência da Briana. Vou ter que ler para ver o que vou achar e espero gostar rs.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá! Nunca li nada da autora, mas tenho muita curiosidade de ler Perdida, por causa dos inúmeros elogios que leio por aí...
    Que pena que a leitura não supriu as expectativas de vocês, isso é muito frustrante né?
    Não consigo dar continuidade em leituras em que a história é arrastada, sempre abandono e se como somatória os personagens forem mal desenvolvidos, então a chance de eu abandonar aumenta bastante. Por isso vou deixar a dica passar.
    Abs e parabéns pela resenha, adorei ler as impressões de duas leitoras ^^

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Confesso que até hoje fiz a leitura de nenhum livro escrito pela Carina Rissi, até então eu não sabia que uma grande parte de suas obras tinham humor e eu adoro romance com humor. Fiquei bem interessado em Quando a Noite Cai, achei essas cenas cômicas que você citou bem engraçadas e já visualizei elas em minha mente, fiquei triste em relação ao que você disse sobre o enredo, mas darei uma chance assim que surgir uma oportunidade! ♥

    → Desencaixados.com

    ResponderExcluir
  19. Oiee meninas ^^
    Poxa, é realmente uma pena que o livro não tenha dado certo para vocês duas :/ eu também sou uma grande fã da Carina, mas lendo a sinopse desse livro, sabem que não senti curiosidade? A parte folclórica até parece ser bacana, e imagino que as trapalhadas da Briana sejam engraçadas, mas o resto... não sei :/
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  20. Nunca li um livro dessa autora, acredita? Já me falaram muito bem dela, mas nunca me dei a chance. A capa desse livro está linda!

    Que nomes diferentes para personagens que nasceram no Brasil né? XD tudo bem sobre o cara irlandês, mas acho que esses nomes das moças não são muito comuns... Acho que eu teria sido muito mais critia que vocÊs, meninas! Por que a Irlanda é um país muito lindo e cheio de mistérios para um enredo tão superficial assim... provavelment enão gostaria desse livro dela!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014