0

Quando Ela Se Foi (Harlan Coben)

Ficha Técnica:
Nome Original: Long Lost
Autor: Harlan Coben
País de Origem: Estados Unidos
Número de Páginas: 256
Ano de Lançamento: 2011
ISBN: 978-85-8041-011-2
Editora: Arqueiro

O único livro da série de Myron Bolitar que ainda não havia lido (já que comecei por “Alta Tensão”, o último lançado aqui no Brasil) traz uma personagem já conhecida como protagonista do caso, Terese Collins. Depois de alguns anos sem se encontrarem, a jornalista, apresentadora e também ex companheira de Myron pede que ele a encontre em Paris.
“O medo é uma coisa estranha. Pode fazer milagres (todo mundo já ouviu histórias sobre pessoas que conseguiram levantar um carro e salvar a vida de alguém), mas também pode paralisar, dificultar a respiração, debilitar o corpo e a mente”. – página 139.
O livro é dividido em duas partes: na primeira Myron decide encontrar Terese, que quer ajuda para localizar o ex-marido, o também jornalista Rick Collins. Após investigação policial, percebem que Rick está morto e Terese é suspeita, já que Rick havia pedido que ela o encontrasse. O detalhe é o sangue da filha de Rick encontrado próximo ao corpo, sendo que a única filha dele morreu enquanto ainda era criança, há vários anos em um acidente de carro do qual Terese se culpa pois ela dirigia o veículo. Descobrem que Rick fazia pesquisa sobre a fundação chamada “Salvem os Anjos” e Myron percebe que tanto ele quanto Terese correm risco.

A segunda parte é iniciada no momento em que Myron revê o pai e Esperanza após 16 dias desacordado e ele imediatamente se preocupa com Terese. Durante a trama, há explicações bem interessantes: detalhamento da doença de Huntington (da qual o pai de Rick sofre), fertilização, oportunidades para colher células tronco no momento do parto e os benefícios do procedimento. O ocorrido em 11 de Setembro de 2001 é citado novamente (assim como em “A promessa”, oitavo livro da série), desta vez por outro ângulo. A inteligência característica de Myron e sua atenção aos detalhes se fazem presentes para desvendar um código que desvenda o responsável pela morte de Rick.
“Nossa lógica nunca é linear. O raciocínio avança, recua, bate nas paredes, faz curvas fechadas e se perde em desvios. Qualquer coisa pode ser um elemento catalisador – e geralmente é algo que a primeira vista não tem nada a ver com o assunto em questão, algo que lança nosso pensamento para uma direção inesperada e fatalmente resulta em uma solução que a lógica linear jamais teria suposto”. – página 205.
Há trechos de mortes bem violentas, cruéis e detalhadas, o me deu certa agonia. O livro trata de persistência e amor entre pais e filhos, influência genética e tecnologia, além do conflito entre cultura e a natureza de cada indivíduo e aborda terrorismo e preconceito de forma bem realista. O final é inteligente e gostaria que tivesse outro capítulo para explicar sobre o personagem que marcou presença nas últimas linhas do livro.

Um pouco sobre o autor: Vencedor de diversos prêmios, é o único escritor a ter recebido a trinca de ases da literatura policial americana: o Anthony, o Shamus e o Edgar Allan Poe, todos por livros da série de Myron Bolitar. Suas obras já foram traduzidas para 41 idiomas. Aclamado na França, Coben é conhecido como “o mestre das noites em claro”. Seu livro Não conte a ninguém foi transformado no premiado filme homônimo estrelado por Kristin Scott Thomas e François Cluzet, disponível no Brasil em DVD. Harlan nasceu em Newark, Nova Jersey. Depois de se formar em ciência política, trabalhou no setor de turismo. Hoje mora em Nova Jersey com os quatro filhos e a esposa. Alguns de seus livros publicados no Brasil são:

Série Myron Bolitar:
- Quebra De Confiança
- Jogada Mortal               
- Sem Deixar Rastros    
- O Preço Da Vitória       
- Um Passo Em Falso    
- Detalhe Final
- O Medo Mais Profundo            
- A Promessa    
- Quando Ela Se Foi       
- Alta Tensão    

Série Mickey Bolitar:
- Refúgio
- Uma Questão De Segundos
- A Toda Prova

Livros Independentes:
- Não Conte A Ninguém
- Desaparecido Para Sempre
- Não Há Segunda Chance
- O Inocente
- Silêncio Na Floresta
- Confie Em Mim
- Cilada
- Fique Comigo
- Seis Anos Depois
- Que Falta Você Me Faz
- Não Fale Com Estranhos
- A Grande Ilusão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014