18 agosto 2017

O Sol Também é Uma Estrela (Nicola Yoom)

Ficha Técnica:
Nome Original: The Sun Is Also a Star
Autora: Nicola Yoom
País de Origem: Estados Unidos
Tradução: Alves Calado
Número de Páginas: 288
Ano de Lançamento: 2017
ISBN-13: 9788580416589
Editora: Arqueiro
SKOOB | GOODREADS

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 59º livro lido em 2017 e foi O Sol Também é Uma Estrela (Nicola Yoom). Depois da excelente experiência com um livro da autora, e pelas elogiosas críticas para com este livro aqui, a minha expectativa era imensa em ler mais alguma coisa escrita por ela.

O livro nos traz dois personagens: Daniel e Natasha. Daniel é um jovem americano de família tradicional coreana e nós o conhecemos no dia em que ele terá a sua entrevista de admissão para Yale. A família dele insiste para que ele seja médico e tenha um futuro de sucesso na profissão, porém Daniel quer ser apenas um poeta. Já Natasha, é uma adolescente jamaicana e será deportada para o seu país de origem porque o seu pai foi detido por dirigir embriagado e a imigração descobriu que eles eram ilegais nos Estados Unidos. Natasha ainda tem esperança de ficar na América e na luta para que isso aconteça, a sua vida cruza com a de Daniel.

A história toda do livro acontecerá no intervalo de 24 horas e mesmo em um espaço curto de tempo, conseguimos conhecer intensamente os personagens e eles nos conquistam muito facilmente. Natasha é prática e não acredita em coisas que não estejam diretamente relacionadas à ciência. Daniel é um romântico sonhador e quer provar para Natasha que o amor pode mudar tudo e nesta mistura, temos um casal muito bem desenvolvido, que nos faz torcer a cada parágrafo para que possam ficar juntos.

Além da história dos dois adolescentes, o livro traz pequenos capítulos sobre pessoas que cruzam a vida de Daniel e Natasha durante este dia. Temos então uma visão de 360° da história e de como as atitudes dos protagonistas influenciam e são diretamente atingidos pelas decisões de personagens coadjuvantes na narrativa.

Natasha é forte, inteligente e articulada. Mas está no limite emocional porque sabe que sua vida será muito diferente na Jamaica. Ela se sente americana e sabe que tudo poderia ter sido diferente se o pai dela fosse mais prudente. A relação de Natasha com o pai é tensa e os argumentos que a personagem apresenta são muito fortes.

Daniel é um sonhador, mas isso não anula sua esperteza natural para as coisas. Ele também tem sua cota de problemas com a família, pois quer agradar os pais que fizeram sacrifícios imensos para que a vida dele fosse melhor. Em contrapartida, ele quer realizar seus sonhos, ainda que os ganhos financeiros não sejam expressivos.

O livro inteiro é uma delicia de leitura. A forma como os dois personagens interagem é divertido e reflexivo ao mesmo tempo. Existiu uma cena dentro do livro que me fez gargalhar alto com um diálogo inteligente e bem-humorado. Porém o livro é também melancólico, pois vemos uma paixão nascer já com a data certa de morrer, e isso torna a leitura um pouco triste.

A minha expectativa com o livro era alta e ainda assim, foi superada porque é realmente muito bom. Temos uma trama adolescente com a abordagem de temas sérios e isso faz os protagonistas amadurecerem. A forma real que a autora conduz este único dia na vida deles, é brilhante e sem furos e quando o livro está perto do fim e você imagina o que acontecerá, tenta atrasar um pouco a leitura para que aquelas pessoas possam ficar mais tempo com você e mais tempo uma com a outra.

Eu amei a leitura e recomendo para todo tipo de leitor. Aqui temos romance e uma representatividade pertinente, com personagens que fogem do padrão físico comum em livros contemporâneos. Temos um adolescente asiático e uma jovem negra, com costumes e expectativas diferentes, se aproximando em função da nobreza do amor, e isso tudo é construído em um texto perfeito.

Eu adorei!!!


Um pouco sobre a autora: Nicola Yoon nasceu na Jamaica, cresceu no Brooklyn e mora em Los Angeles com a família. É uma romântica incurável que acredita ser possível se apaixonar num instante e que isso pode durar para sempre. Seus livros publicados no Brasil são:

·         Tudo e Todas as Coisas
·         O Sol Também é Uma Estrela

9 comentários:

  1. Oi tudo bem?
    Também já tive boas experiencias com essa autora em Tudo e Todas as Coisas estou apenas esperando um tempinho para fazer essa leitura e sua resenha me deixou bem motivada para essa leitura afinal minha expectativa também já está bem alta e espero ser surpreendida assim como você.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oiiii tudo bem??

    Estou louca para ler esse livro tbm. Mas um livro inteiro pra 24 horas é muito legal.
    Muito interessante mesmo. Já estava com vontade de ler, agora estou mais ainda.
    Adorei Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ivi!
    Amo demais esse livro!! É um fofura só!
    Fico feliz por você ter gostado, pois esse livro merece ser lido e apreciado muito. rsrs... Já leu "Tudo e Todas as Coisas"? <3
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Oiee Ivi ^^
    Esse livro é maravilhoso, né? Me apaixonei ainda mais pelas histórias da Nicola, e gostei muuito dos personagens principais ♥ quase desisti do livro lá pelo final, quando algumas coisas não dão muito certo, mas ai me senti sorrindo que nem boba nas últimas páginas...haha' que livro!
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá! Ainda não conhecia esse livro! Tudo bem, já vi em alguns sites, mas nunca tinha me interessado realmente por ele. Adorei saber mais da história, parece muito legal, ainda mais por se passar em 24 horas!
    Vou deixar aqui como dica de leitura!
    Bjs
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  6. Oie!

    Guria eu amei a leitura desse livro! Devorei em dois dias e quando acabei queria mais! Serio, agora nao vejo a hora de poder realizar a leitura de Tudo e Todas as Coisas!

    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ivi!
    Ai, todo mundo fala maravilhas desse livro né? E super com razão, a história é tão incrível :3 O que eu acho que mais me chama a atenção é que os dois personagens principais são tão diferentes (e quase ao extremo né, se a gente parar para pensar em razão e emoção...), mas formam uma dupla tão boa <3 Adorei sua resenha, me bateu uma vontade de ler esse dia dos dois de novo hehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. oie, que bacana ver que o livro superou suas expectativas e que te cativou. É bacana quando temos uma boa perspectiva de todos os lados envolvidos, e quando o romance nos cativa dessa forma. Gosto de ver que apesar de ser um livro adolescente, parece uma história bem madura.

    ResponderExcluir
  9. Oi Ivi,
    Li esse livro há um tempinho, mas ainda não consegui colocar no papel o que senti ao ler, sabe? Fiquei contente por você ter curtido e por ter achado divertida a forma como os personagens interagem, eu também super curti isso. O ponto mais alto pra mim foi a a diferença que eles têm e como lidam com ela. Também gostei muito da Natasha, pois me vi muito nela.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir