10

Até Que a Culpa Nos Separe (Liane Moriarty)

Ficha Técnica:
Nome Original: Truly Madly Guilty
Autora: Liane Moriarty
País de Origem: Austrália
Tradução: Julia Sobral Campos
Número de Páginas: 464
Ano de Lançamento: 2017
ISBN-13: 9788551001912
Editora: Intrínseca

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 61º livro lido em 2017 e foi Até Que a Culpa Nos Separe (Liane Moriarty). Depois de ouvir muitos elogios para com os livros da autora, um inclusive que foi adaptado para série de TV e igualmente a produção foi elogiada também, decidi conhecer a escrita da autora através do seu último lançamento aqui no Brasil.

O livro nos traz 3 casais. Sam e Clementine têm duas filhas lindas, Holly e Ruby. São desorganizados e um pouco relapsos, mas é indiscutível que eles se amam de verdade. Clementine é violoncelista e o livro inicia-se quando ela está tentando se preparar par um teste, e se passar, conseguirá o emprego que sempre desejou.

Temos a Erika e o Oliver. Ambos vêm de famílias pouco saudáveis. A mãe de Érika é uma acumuladora e ela cresceu dentro de uma casa atulhada de objetos que deram espaço para pouca higiene e muito constrangimento para a menina. Por ter essa realidade, ela foi “adotada” pela mãe de Clementine, as duas cresceram juntas e a amizade atravessou a vida adulta, porém é um relacionamento cheio de estranhezas. Oliver cresceu assistindo o alcoolismo consumir seus pais e isso o fez desejar acima de tudo, ter uma vida no mínimo diferente.

E por último, temos o Vid e a Tiffany. Ambos gozam de uma vida econômica ótima e moram em uma bela casa. Tifanny lucra reformando casas e as vendendo em leilões e Vid é dono de uma pequena empresa de eletricistas. Eles têm uma filha, Dakota, que é viciada em livros.

Conhecemos as três famílias em um dia em que Vid e Tiffany convidam Erika e Oliver para um churrasco em sua casa, e como o casal convidado tinha algo muito sério para compartilhar com Clementine e Sam, eles convidam a família deles também e assim, todos se conhecem e interagem na casa de Tiffany e Vid.

Acontece, porém, que neste dia do churrasco, algo muito grave acontece e isso afeta diretamente a vida de todas as pessoas que estiveram naquele evento. Até as crianças ficaram traumatizadas em função de um episódio ocorrido naquele dia, e o livro então irá se desenvolver em pouco a pouco nos apresentar os personagens e todas as suas nuances, e também, em nos contar o que de fato aconteceu.

Com capítulos que se revezam em presente e passado, sendo o passado o dia do churrasco, a narrativa nos envolve intensamente. Em primeiro lugar porque a curiosidade sobre o que traumatizou todo mundo é enorme. Mas também, todos os personagens são tão ricos e intensos, que é impossível não se envolver muito com o enredo.

O grande segredo do que aconteceu se revela um pouco depois da metade do livro, mas, ainda assim, todos os desdobramentos disso são usados para manter o leitor muito preso à narrativa. Eu pelo menos, mesmo depois da grande revelação, não conseguia largar o livro porque realmente eu queria saber se todo mundo superaria o que tinham vivido.

O livro é intrigante e instigante. A originalidade da história é digna de mil estrelas porque realmente ela soube levar muito bem a trama e nos sufocar com o suspense. Talvez tenha faltado um pouquinho mais de ousadia, mas, ainda assim, a trama me envolveu demais.

Este livro foi o meu primeiro contato com a escrita da autora e com certeza, é o livro que abrirá as portas para que eu conheça suas outras obras, porque realmente foi uma leitura ótima. Ao concluir a história, eu estava mais que satisfeita com a forma como a escritora conseguiu concluir cada núcleo sem deixar nenhuma ponta solta.

O livro traz uma abordagem séria e adulta sobre relacionamentos. Nos fala sobre família, amizades, casamentos e filhos de forma lúcida e real e acho impossível qualquer pessoa na faixa etária dos personagens da história, não se identificar com uma ou outra característica. A escrita é fluida, mas com um toque interessante de suspense e por mais que eu tenha desenvolvido muitas teorias sobre o que de fato tinha acontecido no dia do churrasco, fui surpreendida com algo realmente forte e traumatizante.

Adorei a leitura e a recomendo para quem gosta de uma narrativa adulta, com problemas reais e com uma característica de escrita inteligente.

Adorei!!!


Um pouco sobre a autora: Liane Moriarty é autora de alguns romances e de uma série de livros infantis. Ela mora em Sydney, na Austrália com o marido e dois filhos pequenos e barulhentos. Os seus livros publicados no Brasil são:

  • O Segredo Do Meu Marido
  • Pequenas Grandes Mentiras
  • Até que a Culpa Nos Separe
Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Hey!
    Eu tenho ouvido muito do livro também, ainda não tive a oportunidade de ler mas fiquei bem curiosa para saber que evento aconteceu, dica anotada.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ivi!
    Já li da autora O Segredo do Meu Marido, mas acabei não curtindo muito. Não sei se lerei outro livro da autora, mas você me deixou curiosa com a resenha. Quero saber o que aconteceu nesse churrasco!!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ivi,
    Olha já fez aniversário o livro O Segredo do Meu marido, aqui na minha estante. Mesmo assim tudo que sai da autora quero ler.
    Fiquei bem curiosa por esse livro e por você cita da abordagem mais adulta, acho que é uma característica da autora.
    O que acho ótimo, já que estou cansada de tudo ser muito romantizado.
    Dica anotadíssima.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  4. Aiii, ia perguntar mesmo se era a autora de segredos do meu marido que tenho em casa e ainda não li mas falam muito bem dele. E olha que este me deixou mais curiosa ainda, porque parece aqueles dramas que eu amo sabe? Nossa, já vou anotando a dica, sua resenha ficou ótima!

    Greice

    Blogando Livros

    ResponderExcluir
  5. Oie! Infelizmente essa obra não desperta meu interesse, já li algumas resenhas muito positivas dela, mas a história foge muito do que procuro em minhas leituras por isso dessa vez passo a dica, mas fico feliz que tenha gostado da leitura!

    Bjs, Sorteio Ativo, serão 3 ganhadores e um deles levara para casa um Exemplar de Fuck Love da Faro Editorial! Não perca essa oportunidade!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2017/08/sorteio-do-desapego-3-ganhadores.html

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Eu ainda não li nenhum livro da autora, mas gostei muito desse enredo. Realmente fugiu bastante do que eu tenho visto ser lançado nos últimos tempo.
    Gostei também do fato de tratar de problemas da vida real.
    Gostei muito da dica e adicionei a lista.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Confesso que se não tivesse lido a sua resenha acabaria mantendo distância do livro. A primeira vista ele não chamou minha atenção, mas como gosto muito de histórias com personagens reais, adultos e que me convençam de que os acontecimentos poderiam ser verdadeiros.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Que resenha maravilhosa ♥
    Antes de ler esse post, não tinha vontade de embarcar no universo dessa história, mesmo gostando de livros cujos temas abordados são adultos e de relacionamentos.

    Você diz que o livro trás suspense, e eu amo quando isso ocorre, deixa tudo ainda melhor.

    Beijão ♥

    ResponderExcluir
  9. Ivy do céu... Passei pela Saraiva semana passada e toquei nesse livro pensando: "Ain.. será que é bom? Vou procurar resenha sobre ele"
    Lí sua postagem empolgadíssima e já quero ele pra ontem.
    É tão legal perceber meu amadurecimento e com isso a mudança do meu gosto literário... Porque houve uma época em que eu passaria longe de histórias assim.
    Mas agora que eu sei que os personagens vivenciam dilemas reais de adulto, eu estou louca pra ler. rs
    Adorei sua resenha! Beijão!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  10. Hey, Ivi,
    Fico contente que você tenha curtido essa leitura. Eu li O Segredo do meu Marido da mesma autora e me decepcionei um pouco, pois achei o segredo previsível. Acho que percebi que a autora tem uma coisa em comum entre suas obras: revelar o segredo rápido. Isso é interessante, mas se mal trabalhado não me agrada rs.
    Vou tentar dar uma chance e espero curtir.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014