0

O Corpo Fala (Pierre Weil e Roland Tompakov)

Ficha Técnica:
Nome Original: O Corpo Fala: a linguagem silenciosa da comunicação não-verbal.
Autores: Pierre Weil e Roland Tompakov
País de Origem: Brasil
Número de Páginas: 288
Ano de Lançamento: 1980
ISBN: 978-85-326-0208-4
Editora: Vozes

Esse livro foi indicado durante um treinamento sobre negociação e alguns exemplos foram citados durante as explicações do instrutor, o que despertou meu interesse pela leitura.  Pierre Weil é responsável pelo texto e Roland Tompakov pelas ilustrações, achei bem pertinente o fato do livro ser ilustrado, facilita o entendimento, enriquece o texto e torna a leitura até mais divertida. Desde o início, o autor deixa claro que o livro pode ser lido de acordo com a vontade do leitor, seja o texto completo, somente aqueles escritos com letra em tamanho maior (não perdem continuidade) ou acompanhar simplesmente as explicações das ilustrações.

O autor relata que três animais fazem parte do vocabulário do corpo humano: boi, leão e águia. O boi é representado pela boca e abdômen (hábitos que garantam a sobrevivência), o leão se representa pelo tórax e nariz – devido a respiração - e expressa os sentimentos (como orgulho ao estufar o peito e possível auto estima baixa ao andar curvado). Já a águia é expressada pela mente e pelos olhos, responsável pelo lado racional e princípios de cada um.
“Errar pouco importa; o importante é você se habituar a perceber em vez de apenas olhar” – página 39.
O mais curioso desse trecho foi a análise das diferenças entre o que se diz e a linguagem corporal, como por exemplo braços cruzados (resistência) ou o pé em direção a porta (indício de desejo de locomoção), ainda que o indivíduo demonstrar certo interesse pelo assunto debatido. Após análise de grupos no mesmo ambiente, foram expressadas várias intenções sem que fosse necessário dizer nenhuma palavra, somente pelo posicionamento corporal dos envolvidos.

Há uma explicação interessante sobre harmonia e desarmonia utilizando piano como exemplo e a importância de ter discernimento sobre as atitudes tomadas e vistas, sendo que cada uma delas depende também do contexto e cabe ao envolvido “traduzi-las”.
“O que interessa é sermos práticos. Fazer com que as pessoas se entendam melhor, com mais clareza e sucesso” – página 92.
Na segunda parte do livro, cabe análise sobre algumas reações simples como firmeza, ternura, desinteresse, tensão, medo, relaxamento e o que corpo “diz” em cada uma delas. Em meio aos exemplos, os autores incentivam a que analisemos o nosso próprio comportamento ou das pessoas ao nosso redor, sempre com delicadeza e respeito para evitar atritos desnecessários.

O capítulo dedicado ao amor demonstra a importância de manter equilíbrio entre as atitudes físicas e psíquicas. A última parte relata os estágios de evolução do homem e repete vários conceitos, o que me pareceu cansativo e até desnecessário.  No final, consta um índice com termos abordados para facilitar a consulta.
“Porque, para brigar, convém pensar duas vezes; mas para o amor deve sempre haver um espaço de tempo disponível de imediato” – página 190.
A linguagem do livro é fácil, divertida e os autores demonstram que sempre é possível aprender mais durante todo o texto. Somente este último capítulo fez com que a leitura se tornasse super lenta para mim, demorei bastante para terminar. Ainda assim, creio que valha a pena como forma de conhecimento sobre linguagem corporal de forma leve e divertida, com desenhos engraçados e caricatos.

Um pouco sobre os autores: Pierre Weil foi um conhecido educador e psicólogo francês residente no Brasil. Doutor em Psicologia pela Universidade de Paris, Professor na Universidade de Minas Gerais, Diretor do Centro de Psicologia Aplicada – RJ e especialista em Psicoterapia de Grupo e Psicodrama.

Roland Tompakov é Professor de Comunicações dos Cursos de Administração de Empresas da FGV – RJ, artista gráfico, técnico em Informática Visual, jornalista, assessor de Informática em Marketing de várias empresas e coordenador dos registros de Cinésica do grupo de pesquisas chefiado pelo Prof. Pierre Weil. Alguns livros de Pierre Weil ilustrados por Roland Tompakov são:

  • Amar e Ser Amado
  • Relações Humanas na Família e no Trabalho
  • Sua Vida, Seu Futuro
  • A Criança, O Lar e a Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014