24

Alfabeto Literário – Book Tag


Oi gente que ama livros, hoje venho com uma tag literária que bombou fortemente na blogosfera e  como amo tags, não deixaria de responder. A tag consiste em associar a cada letra do alfabeto com algum requisito literário.

Vamos conferir?

A – Autor preferido: se você está chegando por aqui agora, talvez desconheça o fato que sou muito fanática pelo John Boyne e amo TODOS os seus livros. Até agora, não li nenhum livro dele que tenha sido fraco ou mediano. Todos os livros são muito bons e por isso, ele é o meu autor favorito com grande distância para o segundo colocado.

B – Bebida preferida durante a leitura: nenhuma, eu não bebo e nem como nada enquanto estou lendo.

C – Citação literária preferida: este é um dos quotes que mais amo na vida e está no livro Dois Garotos se Beijando (David Levithan): “Que palavra poderosa, FUTURO. De todas as abstrações que podemos articular, de todos os conceitos que temos e os outros animais não têm, como é extraordinária a capacidade de ver um tempo que nunca foi vivenciado. E como é trágico não acreditar nele. O quanto nos irrita, por termos um futuro tão limitado, ver uma pessoa deixá-lo de lado como se não tivesse importância, quando ele tem a capacidade infinita de ser importante e um número infinito de significados que podem ser encontrados ao longo dele.” página 107

D – Detestou ler: são tantos, mas vou citar um que foi amado por muitas pessoas, mas que com certeza, não funcionou para mim e foi um tempo de leitura jogado no lixo, que foi a Cinquenta Tons de Cinza (E. L. James).

E – Está a ler: estou no momento lendo dois livros. Pássaros Feridos (Colleen McCullough), um romance entre um padre e uma mulher, ambientado na Austrália. O outro é Biblioteca das Almas (Ransom Riggs), terceiro volume da trilogia das crianças peculiares. Os dois livros são muito diferentes entre si e está sendo uma experiência ótima ler duas histórias que nada tem a ver uma com a outra.

F – Feliz por ter dado uma oportunidade: sem dúvida, foi a saga Harry Potter. Quando os livros começaram a fazer aquele sucesso absurdo, me considerei velha demais para a história que a J. K. Rowling estava contando, mas que bobinha eu fui, porque sem dúvida, os livros são escritos para qualquer faixa etária e quando encontro alguém que ainda não leu, sempre peço para que de uma chance também, porque foi uma das melhores decisões que tive na minha vida literária.

G – Gênero literário que não lê: livros religiosos. 

H – Hardcover ou paperback? Paperback pelo preço e conforto de ler em qualquer lugar. Mas Hardcover pela beleza.

I – Internet ou livrarias físicas? Internet pelo preço e livrarias físicas pela experiência de compra.

J – Julga um livro pela capa? Sim!!!! Quem não? Mas não deixo de ler um livro porque a capa não está caprichada. Tenho felizmente me surpreendido muito com isso.

K – Kobo ou kindle? Kindle ou livro físico? Entre Kobo e Kindle, eu vou de Kindle porque é  que eu conheço e amo. Entre Kindle e livro físico, fico mega na dúvida, porque sinto que minhas leituras no Kindle têm sido mais ágeis, porém, amo os livros na estante.

L – Livro mais longo que já leu: acho que foi o livro Sob a Redoma (Stephen King) com suas eletrizantes 960 páginas. Quando comecei a ler, achei que não concluiria nunca, mas fluiu e foi um livro que conclui em uma semana.

M – Momento mais importante na tua vida literária: acho que toda vez que um livro me emociona e me motiva a mudar alguma coisa em mim, considero um momento importante, porém acredito que os momentos que mais me marcaram, foram quando publiquei os meus dois livros, Nas Asas da Borboleta (2012) e Contratempo (2013). Ainda espero ter mais momentos como estes.

N – Número de estantes que possui: Duas. Abarrotadas e extremamente mal organizadas.

O – Obsessão literária: tenho várias obsessões literárias, mas vou falar de uma apenas. Mantenho uma lista quase inflexível de livros para ler. Geralmente só furo a fila se vier livro de parceria, ou claro, se tiver lançamento dos autores favoritos. De outra forma, pode ser o lançamento mais hypado do mundo, irá para o fim da fila e aguardará o momento de ser lido. 

P – Personagem que provavelmente teria namorado na escola: todos!!!! Mentira hahahahaha. Mas um que, com certeza, teria ganho meu coração sem grande esforço, seria o Gus de A Culpa é Das Estrelas (John Green). Pelo bom humor e, sobretudo, por ser especial!

Q – Quantos livros tens por ler? Não tenho a mínima noção, mas sei que são muitos.

R – Ressacas literárias. Quando foi a tua última? Foi ao terminar A Fúria dos Reis, segundo volume da série As Crônicas do Gelo e Fogo. Fiquei muito envolvida na história e por se um livro imenso – 656 páginas com diagramação apertada e letra minúscula – realmente me senti cansada quando finalizei a leitura.

S – Série que começou e precisa acabar: não existe resposta melhor do que a série As Crônicas do Gelo e Fogo, porque embora o autor nem tenha terminado de escrever, depois do primeiro livro, percebi que e tratava de um caminho sem volta pra mim, e claro, estou apaixonada demais por todo o universo e quero ler todos os livros.

T – Três dos teus livros preferidos de sempre: Sem tentar pensar demais, vou de O Caçador de Pipas (Khaled Hosseine), O Pacifista (John Boyne) e A Menina que Contava Histórias (Jodi Picoult). Quando penso em livros favoritos, penso nesses três. Se for parar pra pensar mais calmamente, surgirão alguns clássicos que li na época do ensino médio e talvez outras coisas, mas de imediato, é o que a minha mente e meu coração respondem.

U – Último livro que leste: foi Traços (Eduardo Cilto).

V – Voltará a ler: muitos. Sou daquelas que ama reler as histórias que me empolgaram em algum momento da vida. Em função do blog, e claro, de tantos livros bons que surgem diariamente, não me dou ao luxo de fazer isso sempre. Mas um livro que sempre releio e que não é surpresa pra ninguém, é a autobiografia do Ricky Martin, por motivos de fanatismo, claro.

W – Wishlist literária. Qual o último livro que adicionou à tua wishlist? Foi Quinze Dias – Vitor Martins

X – X marca o lugar. Qual o 24º livro da tua estante? É um dos meus livros amados, Melancia (Marian Keyes).

Y – Y. A. ou livros adultos? Os dois, mas se que tivesse que ler só um gênero, seria livros adultos.

Z – Zzzz...Qual o último livro que te manteve acordada até tarde? Foi Robin Willians A Biografia (Emily Herbert). Livro que me aproximou de um ator que amei a vida inteira e que conhecia pouquíssimo.

Essas foram as minhas respostas e eu adorei responder isso aqui. Espero que tenham gostado também.

Beijos
Comentários
24 Comentários

24 comentários:

  1. Oi Ivi
    Essa Tag tá bombando tanto nos blogs quanto no Youtube. Queria fazer um vídeo respondendo, mas tenho um tanto de preguicinha.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  2. Oi Ivi!
    Tudo bem? De fato essa tag bombou, vi em muitos blogs. Acredita que não li nada do Boyne? Sou como você em relação a não beber e comer enquanto estou lendo, desastrada do jeito que sou, imagine a tragédia! hahaha Harry Potter é uma grata surpresa mesmo.
    Sob a redoma me assusta, mas bom que a leitura fluiu pra você :)
    Adorei tuas respostas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem?
    Já até salvei aqui pra fazer quando tiver tempo!!!
    Amei várias das suas preferências, me identifiquei muito.
    Parabéns pelo post, ficou lindíssimo!

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    sério que essa tag é esse sucesso todo? Estou vendo aqui em seu blog em primeira mão, juro. Eu confesso que não sou muito fã desse tipo de postagem, até respondi umas no começo do blog, por acreditar que da uma diversificada no conteúdo e uma dinamizada nas postagens, mas fora isso não gosto muito não e essa apesar de ter sido ótima de se ler, deve dado um trabalhão para preparar, né?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Uau, que tag, haha, adorei!
    Ainda não tinha visto ela por aí, mas achei dahora!
    Eu também não sou de beber e comer quando estou lendo (vai que suja o livro né?), e apesar de não ter lido 50 tons, não tenho vontade.
    Ah, o Gus, crush meu, seu e de todos nós <3

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  6. Ola
    Nossa, eu não lembro se já tinha conferido essa tag antes, mas achei muito interessante, especialmente porque podemos conferir bastante coisa de nossos gostos literários. Me identifiquei com algumas de suas escolhas, como julgar um livro pela capa, escolher o kindle, mas ficar dividida entre ele e o físico, o Gus.. enfim não tem como não se identificar com algo né.. QUe legalsaber que você já publicou dois livros, deve ser um momento bem emocionante mesmo.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Eu vi muitos booktubers fazendo essa tag; e como grande amante de tags que sou; eu achei muito mara kkk. Eu teria que pensar muito na hora de responder essas questões, principalmente a da letra S, pois tipo, eu nunca cheguei uma série até o fim kkk. Adorei aS suas respostas e até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    Adorei a tag.
    Como você consegue ler sem comer ou beber nada?
    Quando leio, principalmente Harry Potter, minhas lombrigas ficam atiçadas. Esse povo não para de falar em comida nos livros e eu tenho vontade de comer tudo que eles descrevem.
    E eu queria ter essa obsessão de não furar a fila de leitura. Nossa, é o que mais faço.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. É a primeira vez que vejo a Tag, e achei bem legal.
    Preciso continuar lendo As Crônicas de Gelo e Fogo, amo cada POV dessa história.
    Eu não consigo ter um critério tão rígido em minhas leituras. No geral, sempre acabo furando filas demais em minha leituras. Queria ser mais organizada nesse quesito.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  11. Que tag legal. Ontem mesmo vi no youtube e fique com muita vontade de responder.
    Também fiquei muito feliz de ter dado oportunidade a Harry Potter, estou amando os livros.

    Beijos:*

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ivi

    Jura que a TAG bombou? Eu achei muito legal, mas essa é a primeira vez que a vejo. Já gostei e vou salvar o nome aqui para responder qualquer dia desses. Li poucos livros que você mencionou na TAG. E sabe que eu detesto o Gus?! Acho-o um personagem super pedante! Hahaha Não curto nada ACEDE e ele foi um dos motivos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá Ivi!
    Essa TAG é muito legal e adorei ler suas respostas. CLARO que o Boyne é seu autor favorito, aliás, como não ser? O cara é maravilhoso. Também li Sob a Redoma e acho que é o maior que li!
    Acho que namoraria o Gus também, ele é incrível.
    Estou louca para ler Quinze Dias do Vitor Martins.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ivi!
    Não conhecia a tag, e achei suas respostas bem legais! A saga Harry Potter é uma das minhas preferidas da vida. Eu fui das que gosto de Cinquenta Tons, mas detesto alguns dos milhões de cópias da história que já foram e continuam sendo lançadas até hoje. Não li A Culpa é das Estrelas mesmo com a febre e todos os comentários sobre o livro porque é o tipo de leitura que não me agrada, costumo fugir de dramas e histórias trágicas. kkkkkk
    Adorei a Tag!

    Beijos,

    Rafa [blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  15. Ola! eu vi essa tag no youtube, e amei que você trouxe para o blog. arrasou nas respostas, temos algumas em comum.
    parabéns..

    Beijos
    Leitora Dramática
    http://blogleitoradramatica.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Já tinha visto essa tag em alguns canais no YouTube e adorei, porém, o tamanho me desanimou muito a responder. Mas adorei conferir suas respostas, e, em algumas, minhas respostas seriam parecidas.
    Com relação ao seu autor favorito, tenho muita curiosidade de ler os livros do John Boyne, inclusive, tenho um, mas ainda não surgiu a oportunidade de ler. O modo como você falou dos livros dele, me deixou mais animada para ler.
    Fiquei feliz também que você tenha dado uma oportunidade para a série Harry Potter, pois são livros que me marcaram muito.
    Adorei a tag e suas respostas. Talvez um dia eu anime responder também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi! Que tag legal, não tinha visto ela ainda e fiquei morrendo de vontade de reproduzir, haha. Gostei demais. Quanto ao John Boyne, eu sabia quem ele é sem saber quem ele é (conhece as obras, mas ainda não tinha associados estas a uma face humana). Adorei sua postagem, divertida e cheia de bons gostos!

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Vi essa TAG em um canal que eu sigo e achei maravilhosa, mas não tinha visto escrita ainda. Achei bem legal as suas respostas, você lê livros diferentes do que eu estou habituada então achei muito legal conhecer novos livros. Estou muito afim de responder ela lá no blog também.

    Beijo e Sucesso

    ResponderExcluir
  19. Oi Ivi!!

    Nossa, super adorei essa tag, de verdade! É, eu já percebi que você ama o John Boyne e super amei essa citação, muito verdadeira. Eu nunca li 50 Tons, mas eu pretendo ler. Que pena que você odiou, espero gostar pelo menos um pouco. Fico deveras feliz em ver HP nessa lista e por ele estar numa categoria tão boa, de fato quem dar uma chance para a história não se arrepende nunca.
    Adorei a tag e suas respostas.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    Ainda não conhecia essa tag, ando atolada nos estudos e não tenho mais tanto tempo para navegar pela blogosfera como antes :/ Achei muito legal as perguntas e algumas de suas respostas foram bem parecidas com minhas respostas. Como não se apaixonar pelo Gus né? Morro de curiosidade em ler os livros da Jodi Picoult, dizem que são fantásticos. Melancia é <3, li esse livros umas três vezes e adoro a temática dele, é um girl power maravilhoso.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Não gosto de responder tags, mas adoro ver as respostas em outros blogs. E essa tag foi perfeita.
    Tenho que concordar como você mil vez quando fala qual livro você detestou ler: Cinquenta tons. Até hoje não consigo engolir este livro

    ResponderExcluir
  22. Oi.

    Não conhecia esta tag, mas adorei! Adorei também as suas respostas. Algumas são até parecidas com as que seriam as minhas. Vou anotar alguns livros que você citou que eu ainda não conhecia para ler depois.

    ResponderExcluir
  23. Oie!

    Nossa Ivi que tag mais legal hahaha não conhecia, mas adorei o formato da mesma e as suas respostas. Achei muito inteligente as perguntas principalmente as letras mais dificies X, Y e Z... arrasou!
    Vou fazê-la tbm haha

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  24. Adorei a tag. Algumas de suas respostas foram muito semelhantes às que eu daria, como a letra D, por exemplo. Quanto à letra J, não julgo o livro pela capa, mas é claro que aprecio uma bela capa. Outra questão que me chamou a atenção foi sobre Kobo, Kindle e livro físico. Não conheço o Kobo, mas o Kindle é bárbaro, embora eu tenha paixão por livros físicos.

    Tatiana

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014