0

Fique Forte (Nick Vujicic)

Ficha Técnica:
Nome Original: Stand Strong
Autor: Nick Vujicic
País de Origem: Estados Unidos
Tradução: Paulo Polzonoff Junior
Número de Páginas: 190
Ano de Lançamento: 2015
ISBN: 978-85-8163-774-7
Editora: Novo Conceito
SKOOB | GOODREADS

Admiro demais a história de vida de Nick Vujicic e percebi que esse era o único livro dele que ainda não havia lido. O subtítulo já demonstra a abordagem sobre bullying (humilhação e violência moral e física), tema tão abordado atualmente no qual o autor tem várias experiências relatadas. A dedicatória menciona o filho Kiyoshi, com esperança de que o menino possa crescer em um mundo melhor.

No primeiro capítulo, Nick relata que ele é o “sonho” de qualquer bully (pessoa que pratica bullying) por ser indefeso, mas deixa claro que esse tipo de situação pode ocorrer com qualquer pessoa. Usando as situações pela qual passou na infância ou até atuais em um hotel com a esposa Kanae, Nick menciona a necessidade de criar um sistema de defesa anti-bullying para si próprio, se ater as coisas boas e destacar os pontos fortes, pois nós somos os responsáveis pela nossa felicidade.
“O que acontece em nossas vidas não tem a ver com acaso. Tem a ver com escolhas. Você e eu talvez não sejamos capazes de impedir que bullies e pessoas estúpidas digam e façam coisas cruéis, mas temos o poder de escolher como reagimos e como vivemos”. – página 27.
Afirma também a vítima de bullying também pode ser bully na tentativa de se encaixar no grupo de amigos e por ter estado dos dois lados – agressor e agredido tem visão total sobre a questão. O bullying pode ser usado como como uma lição aprendida, dá conselhos e adverte também sobre a importância de contar o ocorrido a alguém de confiança. Detalha os tipos de bullying existentes e finaliza propondo uma campanha contra esse tipo de agressão.
“[...] numa amizade, não é preciso combinar em tudo, desde que se combine numa única paixão importante”. – página 102.
Um trecho interessante é o que apresenta o Senhor Vu, empresário budista e demonstra que pessoas com crenças diferentes podem se unir, ser amigos ou trabalharem juntos por um propósito. Há também relatos sobre pessoas que escreveram para o autor, que se inspiraram por sua história de vida ou o conheceram por meio de vídeos de palestras, sendo que estas também são inspiradoras também para Nick, que teve sua vida totalmente alterada para melhor ao ajudar pessoas pelo mundo.
“Você não pode esconder quem é. Não pode negar aquilo em que realmente crê”. – página 105.
É um livro conscientizador, com direito a vários conselhos para encarar o bullying e alguns momentos até divertidos pelos fatos vividos por Nick Vujicic, mas reconheço que esperava mais. Como a maioria dos fatos relatados já haviam sido mencionados nos outros livros dele, a leitura não agregou muito para mim.
“Descobri que, apesar de você poder ferir e ser ferido com palavras, também pode curar e salvar com palavras”. – página 181.

Um Pouco Sobre o autor: Nick Vujicic é evangelizador, palestrante motivacional, presidente e fundador da Life Without Limbs, uma organização que ajuda a difundir mensagens de esperança em Cristo pelo mundo. Nick é uma inspiração para as pessoas em razão da atitude positiva e superação de obstáculos para realizar seus sonhos. Ele viveu por muito tempo na Austrália e atualmente reside na Califórnia com a esposa Kanae e os filhos, Kiyoshi e Dejan Levi. Seus livros publicados no Brasil são:
- Uma vida sem limites
- Indomável
- Superação
- Fique Forte
- Um amor sem limites

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014