17

Fim (Fernanda Torres)

Ficha Técnica:
Nome Original: Fim
Autora: Fernanda Torres
País de Origem: Brasil
Número de Páginas: 203
Ano de Lançamento: 2013
ISBN-13: 9788535923599
Editora: Companhia das Letras

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 14º livro lido em 2017 e foi Fim (Fernanda Torres). Sempre gostei da Fernanda como atriz e em entrevistas, a achava extrovertida e inteligente, então, a curiosidade em conhecer sua voz narrativa, era imensa. Sendo assim, comecei a ler este livro bem animada.

O livro nos traz o fim da vida de cinco amigos: Álvaro, Sílvio, Ribeiro, Neto e Ciro. Eles se conheceram na juventude e assistiram a vida dum do outro e cada capítulo traz os momentos finais de suas histórias. Curiosamente, o último a morrer é o primeiro a compartilhar seus momentos finais. Este foi um homem com um casamento frustrante e sempre rumou de médico em médico, cuidando da saúde (talvez por isso tenha sido o último a morrer). Álvaro morreu com mais de 80 anos e além de falar do casamento falido, conta um pouco de como chegou até a hora derradeira.


Na sequência vem Sílvio, um verdadeiro maluco, totalmente imerso em drogas e sexo, que mesmo na terceira idade, viveu como se fosse um adolescente. Temos ainda o Ribeiro, que nunca se casou mas também nunca desistiu das mulheres. Conhecemos o Neto, o único homem comportado do grupo, contido e tranquilo. E por fim, o primeiro a morrer foi o Ciro, o mais bonito dos cinco amigos, o que poderia ter todas as mulheres.
“Aos vinte, assassinam-se amores, amizades, vai-se em frente como uma flecha afiada; só mais tarde se aprende quão raros são os reais afetos.” 
Os capítulos narrados na primeira voz pelos personagens principais, nos dão um panorama de como eles viam a si mesmos e como avaliavam a vida. Porem, ainda temos o relato de outros personagens que conheceram de perto estes homens e o interessante da narrativa é que algumas situações se repetiam, mas com uma perspectiva diferente, o que me pareceu ganhar mais luz sobre determinadas circunstancias.

Ao mesmo tempo que o livro me emocionou, afinal fala do fim da vida e da tristeza da morte, o livro também me divertiu. Me encontrei várias vezes rindo alto de algumas analogias maravilhosas que a autora inseriu no texto, sem perder o foco concreto do seu tema.
“As mulheres cultivam a fantasia de que o verdadeiro amor é capaz de transformar os homens. Quando isso não acontece, e isso nunca acontece, elas perdem o orgulho e vira esses farrapos que a gente vê por aí.” 
O livro traz cinco homens imperfeitos. Em maior ou menor escala, machistas, machistas e intolerantes. Nascidos na década de 30, personagens acostumados ao sistema, com medos, dúvidas e sonhos.

A história simples de cada um destes homens seria bem sem graça se fosse narrada por outro escritor qualquer, mas o diferencial deste livro é a intensidade na construção de cada personagem e de como a autora argumentou cada um deles e nos colocou dentro de suas cabeças e corações. A intimidade com as palavras que a Fernanda Torres usou para desenvolver esta trama, foi de uma inteligência maravilhosa e embora o livro seja pequeno e de para ser lido tranquilamente em uma única tarde, a força das palavras e das circunstancias ficará por muito tempo na minha mente.
“O amor nada tem de etéreo, é carne, é físico, e brutal.” 
Ela esquadrinha o Rio de Janeiro e nos coloca no calor da praia, na tensão do trânsito, na tensão do transporte público. Dá nome aos lugares e ruas e ambienta tão bem o leitor, que fica complicado não imaginar tudo. Faz uso de muita paixão e ousadia para nos apresentar relacionamentos e ao final do livro, eu me sentia a melhor amiga de cada um destes homens.

Foi uma leitura agradável, boa, intensa. Leve nos momentos engraçados, melancólicos nos momentos difíceis. Mas sobretudo, um livro bem escrito, bem trabalhado, trazido par ao leitor com muito capricho.


Super recomendo para quem quer uma leitura rápida, leve, mas nem por isso, desnecessária. O livro nos leva a refletir sim, mas sem preder o balanço. O livro fala de morte, mas traz muita vida em seus parágrafos e essa dicotomia foi incrivelmente trabalhada na narrativa.

Eu amei.

Observação: A leitura deste livro cumpre com um item do Desafio Literário 2017. O respectivo item é a leitura de um livro nacional.
Se vocês tiverem sugestões para o cumprimento dos outros itens, vou adorar conferir.


Um pouco sobre a autora: Fernanda Pinheiro Monteiro Torres, mais conhecida como Fernanda Torres, nasceu no Rio de Janeiro em 15 de setembro de 1965. Fernanda é polivalente, sendo atriz, escritora, produtora e roteirista brasileira. Filha do casal de atores Fernando Torres e Fernanda Montenegro, ingressou na literatura me 2013. Seus livros publicados são:
  • Fim
  • Sete Anos
Comentários
17 Comentários

17 comentários:

  1. Oi Ivi, eu gosto muito do trabalho da Fernanda nas telinhas e tenho curiosidade quanto a ela escritora. Achei interessante o livro abordar o fim, geralmente isso é o que menos esperamos nas histórias né. Fiquei imaginando como seria estar quase no fim e fazer um levantamento da minha vida. Será que estaria feliz? arrependida? Gostei muito da resenha e ela me convenceu a ler esse livro.
    Beijokas
    [SORTEIO]Baile Literário
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ivi!
    Interessante a proposta de o livro já nos dizer que a história trás o fim dos personagens. Fico feliz em saber que apesar desse fim trágico, o livro ainda tem um tom de leveza e graça. ^^
    Obrigada pela dica!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro e confesso que não faz muito o meu tipo de livro, mas achei ótimo que tenhas gostado! :)

    Bem, e muito bom quando a leitura e leve e ao mesmo tempo nos leva a reflexão... Para alem disso, adoro quando somos levados com todas as sensações na leitura! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Oie! Tudo bem?

    Já vi muitas pessoas falando bem dos livros da Atriz e depois da sua resenha fiquei curiosa para conhecer os personagens que você citou, o livro em si não me chamou a atenção, mas a sua resenha conseguiu cativar minha curiosidade, espero ler ele em breve!

    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Nossa não sabia que ela escrevia, que interessante... Gostei da temática do livro, parece bem compenetrante. Gosto de livro assim como você falou que de tão detalhado, nós nos sentindo íntimos dos personagens. Adorei!

    ResponderExcluir
  6. Oii Ivi, tudo bem? Eu admiro muito a Fernanda como atriz e fiquei super empolgada quando vi que lançaria um livro. Até agora não tive o prazer de conferir, mas sua resenha me deixou ainda mais curiosa para conhecer a escrita dela. Espero gostar :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ivi!
    Não sabia que a Fernanda além de atriz, escreve livros! Esse enrendo do livro dela é bem diferente, deve ser bem interessante acompanhar as emoções desses senhores.
    Lidar com a morte nunca é fácil, tenho certeza que é uma leitura bem divertida, apesar disso.

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá,tudo bom?
    Já vi essa capa várias vezes por aí mas confesso que não sabia do que se tratava o livro e cá entre nós? Fiquei louca para lê-lo após sua resenha! Fiquei louca para conhecer esse livro que emociona e diverte ao mesmo tempo, com personagens imperfeitos que deixam reflexões ao mesmo tempo que divertem o leitor com suas histórias até seu fim, quando estão fazendo uma espécie de levantamento de suas vidas. Adorei a premissa, a resenha e as fotos. Sugestão anotada! Parabéns pela resenha!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ivi,

    Eu não conheço muito bem o trabalho da autora, mas confesso ter ficado bem curiosa a respeito desse livro, justamente por ele passar a mensagem de ser engraçado, incomum, imperfeito, mas emocionante ao mesmo tempo. A capa e o título também já chamam a atenção por si só. Fiquei muito feliz em ler sua resenha, pois não conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa para lê-lo.

    beijos =)

    ResponderExcluir
  10. Oii
    Não conhecia o livro e nem sabia que a atriz também era autora. hehe
    Acho que deve ser tão fácil para pessoas famosas serem publicadas e as vezes nem merece tal prestigio. Porém sua resenha me diz que esta em especial escreve muito bem e teve uma ideia bem original do meu ponto de vista. Jamis vi um livro assim. Bem interessante. =)

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  11. Oi Ivi,
    Ainda não li esse livro, mas tenho vontade, pois vejo muitas pessoas gostando. Achei legal o livro abordar um tema tão complicado e fazer isso de forma leve também, tornando a leitura, divertida em alguns momentos.
    A leitura parece que vai me agradar e vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ivi

    JÁ li algumas resenhas a respeito desse livro. O fato da ambientação ser tão boa, do livro nos fazer viajar pelo Rio, é uma coisa que chama minha atenção, mas o enredo como um tudo, essa coisa mais cotidiana, mais real, não chama muito minha atenção.
    Acho a capa muito legal, da primeira vez que a vi achei que fossem cogumelos! Hahahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Não sabia que a Fernanda Torres também era escritora.
    Parece ser uma narrativa bem interessante essa, de acompanhar a vida dos 5 homens. Cada um contando do seu jeito.
    Acho ela uma ótima atriz, e se te fez rir com a leitura, e te prendeu também, é uma boa escritora também.
    Ótima dica.

    ResponderExcluir
  14. Via direto esse livro na banca, pois é. Não sei se leria no momento, mas fico contente porque a atriz tem esse talento na escrita também.
    Www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem?? Nossa, eu nem sabia que a Fernanda Torres era escritora. Na verdade eu achei super bacana, geralmente as pessoas tem preconceito quando alguém que tem uma profissão conhecida se torna escritor, como se fosse obrigatório um escritor ter essa profissão única. Algumas pessoas realmente tem vários talentos né? Curti a premissa também, achei original o lance de cinco pessoas com histórias de vidas diferentes falarem dos seus últimos momentos. Esse vai pra lista! Bjossss

    http://porredelivros.com

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Eu já tinha ouvido falar desse livro e na época achei bem curiosa para conhecer a escrita da Fernanda Torres, porque eu acho ela incrível. Esse livro já está na minha lista a muito tempo e toda vez que vejo alguma resenha dele, só aumenta a minha vontade de ler. Fora que essa capa é linda, muito diferente e divertida.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  17. Olá Ivi!
    Nossa eu não sabia que a Fernanda Torres tinha livro publicado.A sua resenha está muito bem escrita e a história me parece ser bem interessante e inteligente. Entretanto, não me chamou muito a atenção, por isso, acredito que não o leria no momento.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014