9

Desaparecidas (Lauren Oliver)

Ficha Técnica:
Nome Original: Vanishing Girls
Autora: Lauren Oliver
País de Origem: Estados Unidos
Tradução: Cláudia Mello Belhassof
Número de Páginas: 304
Ano de Lançamento: 2015
ISBN-13: 9788576864462
Editora: Verus

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 16º livro lido em 2017 e foi Desaparecidas (Lauren Oliver). Comecei a ler este livro porque eu achei que uma adaptação dele estava para estrear no cinema. Mas a verdade é que um outro livro da autora foi adaptado e está para estrear e essa minha confusão só foi percebida quando eu estava finalizando esta leitura aqui.

O livro nos traz duas irmãs, Nick e Dara que sempre foram muito próximas e apegadas e depois de um acidente de carro, que deixou muitas cicatrizes em Nick, elas acabaram se afastando de um modo tão forte, que quando o livro se inicia e somos apresentados para a trama, elas nem se falam mais.
A verdade é a seguinte: você não precisa de habilidade nenhuma para quase morrer nem para quase viver. Página 3
Dara sempre foi mais ousada e inconsequente, enquanto Nick era mais contida e discreta. Dara conseguia tudo o que queria e Nick sempre se contentou em ser como ela era e o que dava um certo ânimo para ela, era a sua amizade com Parker, um garoto por quem ela tinha sentimentos além da amizade. Porém Dara acabou ficando com Parker, o que deixou Nick entregue à solidão.

O livro então irá se desenvovler em Nick tentar se reaproximar de Dara e tentar reaver a amizade que as duas tinham antes do acidente, e em uma narrativa que alterna os pontos de vista tanto de uma, como da outra irmã, conhecemos intimamente cada uma delas. Atrelado à esta busca de Nick, temos também o desaparecimento de uma garotinha na cidade onde vivem as irmãs e, em um primeiro momento, não conseguimos relacionar o que uma coisa tem a ver com a outra.
“Anos atrás, eu me lembro de ter aprendido sobre a marca de Caim na escola dominical e ter pensado que não era uma ideia tão ruim. Como seria conveniente se você pudesse ver de imediato o que havia de errado com as pessoas, se elas usassem suas doenças e seus crimes na pele como uma tatuagem.” página 46
Quando o desfecho do livro começou a ser descortinado diante dos meus olhos, eu fiquei tonta. Foi uma reviravolta tão bem feita e um final tão avassalador, que eu fiquei olhando para o livro por uns cinco minutos, no vazio de um grande susto. Toda a construção da narrativa e o desenvolvimento dos personagens nos levam por um caminho, quando na realidade, é tudo uma ilusão.

Eu adorei a história e em função deste final tão inesperado e bom, a leitura agregou demais. Além de ser um texto ágil, bonito e em algumas partes, bem sensível.
“Existe uma regra fundamental do universo que é a seguinte: se você está atrasada, vai perder o ônibus. Você também vai perder o ônibus se estiver chovendo ou tiver um lugar muito importante para ir, tipo prestar vestibular ou fazer um teste de direção.” página 76
Para quem gosta de surpresas, este livro é um prato cheio. Tem bastante drama familiar e relacionamentos complicados, mas tudo isso é inserido no ponto certo do enredo e em momento algum, me pareceu exagero os temas que a autora fez mão para dar vida aos personagens. 

Recomendo para quem gosta de ser surpreendido com uma narrativa forte, bonita e bem argumentada. Em retrospecto, analisei determinadas cenas do livro e na verdade, a autora dá pistas para o final, mas nos ilude com outras situações, o que em nenhum momento, me fez imaginar que o final seria aquele. Eu gosto muito deste tipo de surpresa e se você também gosta de ser enganado pelos autores, adorará este livro aqui.

Eu amei!!!


Um pouco sobre a autora: Lauren Oliver vem de uma família de escritores. Ela frequentou a Universidade de Chicago, se formando em filosofia e literatura. Seus livros publicados no Brasil são:
  • Antes que eu vá
  • Delírio
  • Pandemônio
  • Requiem
  • Desaparecidas


Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. Ola
    Eu também já fiz essa leitura e gostei bastante do desenvolvimento na trama. Adoro suspense e todos os elementos foram ótimos nesse contexto. Eu também adorei a história e fico feliz que você tenha curtido também. Impossível não ser surpreendido né?!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Oiiii,

    Preciso começar dizendo que: meu sonho era ter conseguido ler 16 livros desde o inicio do ano kkkk.
    Achei a capa desse livro muito bonita, meio diferente rs. E achei a história interessante, parece ser realmente de muito impacto, mas penso que ficarei bem chateada por ser iludida, embora eu sempre acabo ficando kkkkk.
    Vou anotar a dica aqui, parabéns pela resenha.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  3. Oie amore,
    Que capa mais linda... Já quero só pela capa, e vendo sua resenha, fiquei ainda mais curiosa pela leitura.
    Excelente resenha, parabéns!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei da sua resenha, e fiquei muito interessada pelo livro quando você mencionou que ele tem reviravolta! Isso sinceramente me conquista em uma leitura. A capa dele é bonita,outro ponto positivo.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não conhecia esse livro da Lauren. Li somente o Delírio...
    Mas esse parece ser bem o tipo de livro que eu gosto: cheio de drama, suspense e com um final surpresa.
    Fiquei curiosa para saber que fim levou o relacionamento das duas irmãs...
    E qual a ligação com o sumiço da garotinha.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ivi

    O livro que vai ser adaptado é Antes Que Eu Vá, e eu li justamente por conta da adaptação, mas dei uma estrela no Skoob! Hahaha Em breve tem resenha dele, não curti mesmo.
    Então eu meio que fiquei com um pé atrás com a autora, pois achei a escrita dela extremamente infantil.
    Eu curto reviravoltas e esse final inesperado chamou minha atenção, mas acho que não lerei tão cedo, pelo menos não até a minha implicância com a autora passar! Hahaha

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Oie
    adorei ler a resenha pois amo o livro e sem dúvidas é cheio de surpresas, arrisquem sem dó, eu descobri na metade mas mesmo assim valeu a pena ahhaah

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiee!
    Não conhecia esse livro, mas gostei da forma como você o descreveu.
    Me pareceu um drama com uma pitada de suspense e mistério que só se revelará no final.
    Fiquei curiosa!
    Um beijo...

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  9. Tenho muita vontade de ler qualquer coisa dessa autora, mas ainda não tive a chance!

    Esse livro parece ser um bom começo! Gosto de livros que nos captura e nos faz ficar encarando-o durante uns bons minutos, incrédula com o que acabou de acontecer!

    Ótima recomendação!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014