1

À Toda Prova (Harlan Coben)

Ficha Técnica:
Nome Original: Found
Autor: Harlan Coben
País de Origem: Estados Unidos
Tradução: Alves Calado
Número de Páginas: 224
Ano de Lançamento: 2015
ISBN: 978-85-8041-368-7
Editora: Arqueiro
SKOOB | GOODREADS

Como em Uma Questão de Segundos, devo alertar que o texto possui spoiler sobre a série de Mickey Bolitar. O terceiro e último livro (pelo menos por enquanto) permanece narrado pelo garoto e tem início no momento da exumação do corpo de seu pai.

O problema principal é o desaparecimento do suposto namorado de Ema, Jared Lowell, mas além disso, Mickey também investiga sobre o exame anti-doping de Troy que o tirou das quadras de basquete e sobre Brad Bolitar, seu pai.  Em meio a estas investigações, Mickey percebe relações importantes com a ajuda de Ema, Dona Morcega, Rachel e Colherada (mesmo que ainda esteja hospitalizado). Um vídeo antigo encontrado por acaso os ajuda ainda mais por desvendar alguns fatos do passado.
“Tudo mudou em um instante. Foi uma coisa que aprendi do modo mais difícil. O mundo da gente não desmorona pouco a pouco. Não se desfaz gradualmente nem se parte em pedacinhos. Pode ser destruído num estalar de dedos” – página 7.
Além do tema do vício em drogas por Kitty, também é abordado uso de esteroides e consequências do ato que revelam um personagem que parecia bem secundário e ganha bastante destaque durante a história. Símbolos fazem parte de toda a narrativa, como as deusas gregas Abeona (deusa das viagens de partida) e Adiona (deusa do retorno em segurança) e tem relação com várias atitudes dos personagens e lugares em que se encontram.
“Eu tinha ouvido dizer que o espirito humano é indomável, que não pode ser derrotado ou destruído e que, se você quiser alguma coisa de verdade, ele ganhará uma força imensurável”. – página 129
O livro aborda amizade, a questão de estar perto não importa o que aconteça e demonstra algumas pessoas nunca mudam, mas outras realmente são capazes de mudar por algo importante ou amado. Relata o desejo, as dificuldades e as consequências que as pessoas enfrentam por querer ser como “heróis”. O amor de pais aos filhos é novamente abordado, dessa vez de forma mais tensa e com consequências mais sérias na tentativa de protegê-los.

Pena que o título original tenha sido tão modificado aqui, já que o original faz muito mais sentido com os acontecimentos e com a pergunta mais importante da série. O final é bem inteligente, reconheço que fiquei surpresa com a bem explicada lógica de Mickey e feliz com o desfecho.
“No fim das contas, eu fiz mais o bem do que o mal. Salvei mais do que machuquei. Você é a totalidade da sua vida e não só uma parte”. – página 210
Os últimos capítulos insinuam continuação e como gostei bastante da série, espero que haja novas situações a serem desvendados por Mickey e seus amigos, curtiria acompanhar novas aventuras entre eles, além da recuperação de Kitty e outros acontecimentos na família Bolitar.


Um pouco sobre o autor: Vencedor de diversos prêmios, é o único escritor a ter recebido a trinca de ases da literatura policial americana: o Anthony, o Shamus e o Edgar Allan Poe, todos por livros da série de Myron Bolitar. Suas obras já foram traduzidas para 41 idiomas. Aclamado na França, Coben é conhecido como “o mestre das noites em claro”. Seu livro Não conte a ninguém foi transformado no premiado filme homônimo estrelado por Kristin Scott Thomas e François Cluzet, disponível no Brasil em DVD. Harlan nasceu em Newark, Nova Jersey. Depois de se formar em ciência política, trabalhou no setor de turismo. Hoje mora em Nova Jersey com os quatro filhos e a esposa. Alguns de seus livros publicados no Brasil são:

Série Myron Bolitar:
- Quebra de confiança
- Jogada mortal               
- Sem deixar rastros    
- O preço da vitória       
- Um passo em falso    
- Detalhe final
- O medo mais profundo            
- A promessa    
- Quando ela se foi       
- Alta tensão    

Série Mickey Bolitar:
- Refúgio
- Uma questão de segundos
- À toda prova

Livros Independentes:
- Não conte a ninguém
- Desaparecido para sempre
- Não há segunda chance
- O inocente
- Silêncio na floresta
- Confie em mim
- Cilada
- Fique comigo
- Seis anos depois
- Que falta você me faz
- Não fale com estranhos
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Não conhecia esse livro, mas pela resenha parece ser interessante.
    Não curto muito os livros do Harlan, por isso não conhecia.
    Ótima resenha. :)
    Obrigada pela visita no Blog As Meninas Que Lêem Livros.
    Bjs.

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014