22

Viagem #07 - Viajando no Motorhome - Samantha Figueiredo



Fazer uma viagem pela Califórnia, parar em várias cidades, fazer check-in e check-out toda hora, tirar e colocar malas no carro, ter que fazer reservas antecipadas em hotéis foi o que nos motivou a viajar de motorhome.

Há quem não curta esse tipo de viagem, acha que precisa ter espírito aventureiro, mas eu não concordo, se pudesse faria todas as próximas viagens da vida dessa forma.


Claro que tudo tem seu lado ruim, mas as desvantagens foram tão poucas que nem fizeram diferença.

Nós alugamos o motorhome de 7 passageiros que possui duas camas queen size, uma na parte traseira e uma em cima dos assentos do motorista e passageiro. Uma cama de casal que durante o dia é um sofá e uma cama de solteiro onde fica a mesa durante o dia e pode ser desmontada durante a noite. Nós não precisamos desmontar, pois éramos 4 pessoas e as outras camas já eram suficientes.

Levei toda a roupa de cama,  banho e panos de prato aqui do Brasil, lá nós compramos somente os travesseiros. A empresa Cruise America aluga tudo, o valor é em torno de U$50,00 por pessoa. Achamos caro, além de ter lido que eram bem ruins, por isso levamos tudo.


Os pratos, talheres, panelas, isso também pode ser alugado com um custo de uns U$100,00. Não levei nada daqui, optamos por comprar lá o que fosse necessário, mas mesmo não tendo optado pela locação, quando chegamos no motorhome, tudo da cozinha estava lá. 

Saí do Brasil com uma lista de compras pra abastecer o MH com o que usaríamos nas refeições, já que faríamos café da manhã e dependendo do dia, almoço e jantar.

A geladeira funciona com gás propano que é possível abastecer em alguns postos de gasolina por lá. Esse gás também é utilizado no aquecedor que nós usávamos sempre, pois fomos no inverno. Quando o MH está conectado na energia do RV Park (camping), ela para de consumir o gás e utiliza a energia elétrica.


O ar condicionado funciona quando o MH está ligado na energia, isso só acontece quando estamos nos RV Parks (campings). Ele também funciona quando o MH está ligado ou através do gerador, mas o custo é elevado, em torno de U$3,50 por hora de utilização. Nós só usamos o gerador pra utilização do microondas, mas nos 21 dias o relógio que calcula o consumo acabou não gerando cobrança.

Toda a roupa suja eu separava e lavava no RV Park. Normalmente eles possuem máquinas de lavar e secar por um custo de U$3,00 cada uma. Eu aproveitava pra lavar as toalhas e lençóis também.

É necessário fazer o dump no motorhome, isso significa que precisamos esvaziar o esgoto e abastecer a água que serve pro banho, lavar a louça, pra pia do banheiro, descarga... Essa água não é potável, por isso a água pra cozinhar era comprada em supermercado.


O dump é bem simples de fazer, nós assistimos alguns vídeos antes da viagem pra entender como funcionava isso e achamos bem simples. Demorávamos em torno de 20 minutos pra descarregar o esgoto e abastecer a água. Em 4 pessoas, era necessário fazer o dump a cada dois dias. Nós economizávamos muita água, o banho era rápido e por isso era possível. Conseguíamos esperar dois dias, senão é preciso fazer o dump dia sim, dia não...

Nós compramos uma vassoura no Walmart que era uma esponja firme com uma alça que torcia a água, era com ela que fazíamos a limpeza do chão. Isso nós fazíamos a cada dois dias...

O MH possui várias entradas USB e tomadas, mas elas só funcionam quando ligadas na energia do RV Park ou com o gerador (que expliquei acima). 

Nós levamos um carregador veicular e usamos pra carregar os celulares. Mesmo com o veículo desligado era possível carregar sem nenhum problema.

Antes da viagem achamos que seria complicado administrar tudo, mas no primeiro dia já estávamos adaptados, foi muito mais simples do que imaginamos.
Comentários
22 Comentários

22 comentários:

  1. Olá
    Realmente. Sua viagem foi cheia d e aventuras em? Eu tenho grande virando de ir para a Califórnia (Garota eu vou pra Califórnia rsrs) e uma viagem nesse estilo sem dúvidas deve ser inesquecível. Adorei conferir com foi essa viagem de Motorhome! Ate mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá! Que máximo. Acho isso tão legal, ainda quero viajar assim. Foi bom saber sobre sua viagem de motorhome. Bom saber que as desvantagens são poucas. E bom saber que é fácil e rápido o sistema de dump, que eu nem sabia que chamava assim. E que bom que não precisava repor a água todo dia, que economizando pode render até dois dias. Beijos'

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Adorei quando vi que era mais uma postagem sobre viagem. Particularmente, amo essa temática e foi incrível conferir mais esse relato da experiência. Sobre a adaptação, a gente sempre acha que vai ser difícil mesmo, mas acaba se acostumando rapido né?! Com certeza eu tenho um espírito aventureiro e não pensaria duas vezes ao viajar.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ici! Tudo bem?
    Nossa, que bacana isso! Realmente foi uma viagem diferente e que também concordo que vale a pena. Quero muito poder fazer isso um dia. Parabéns pela diversão.


    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Eu adoro ler esses relatos de viagem por aqui! É como diz o velho ditado: "Se maomé não vai á montanha, a montanha vai até ele". kkk...
    Nunca viajei em um motorhome, mas, acredito que não seria uma viagem adequada pra mim, sei lá, não faz o meu tipo ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Ai meu Deus eu adoro essas coisas meio diário de bordo, fico me imaginando quando for sair do Brasil. Bom parece que foi bem legal suas experiências quando eu era mais nova meu sonho sempre foi morar nessa espécie de ônibus rsrs tem coisa melhor do que uma casa ambulante? Não né. Adorei você dando informações de como tudo funciona e como você se organizou espero que venham muitas viagens assim daqui pra frente um surto de beijos pra vc.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?! Nossa achei muito bacana você nos contar como foi o processo de adaptação para essa viagem. As vezes esquecemos que tem todos esses detalhes por detrás de uma viagem incrível.
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Simplesmente achei fantástica a forma de viajar em MH e fiquei com muita vontade de me aventurar também, embora tenha achado meio caro.
    Você contando parece ser um bicho de sete cabeças, mas acredito que na vivência seja mais fácil e fico feliz que no primeiro dia já estavam adaptados.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu me senti viajando com vocês com todos esses posts sobre a viagem e esse serviu para me ensinar um pouco. Sempre pensei como seria morar em um carro e acho que o MH é um bom exemplo de como as coisas acontecem. Você fez tudo parecer bem fácil, apesar de achar que no primeiro dia deve ser complicado. O lugar também pareceu ser bem confortável e isso me agradou.
    Espero viajar um dia assim para aproveitar a experiência, que deve ser única.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Nossa a sua viagem deve ter sido muito divertida, além de estar num país estrangeiro e conhecer novas paisagens você ainda teve a possibilidade de experimentar outro tipo de vivência no trailer, eu acho que adoraria, pois tenho muitas referências culturais de viagens assim é seria maravilhoso poder experimentar isso pessoalmente.
    Como sempre as fotos estão muito legais.
    Obrigada por dividir a sua experiência
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Nossa, que viagem inesquecível! Adorei a ideia que tiveram, e fico só imaginando tudo o que viveram nesses dias. E é tão bom conhecer outros lugares né? Adorei essa postagem
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Nunca imaginei que fosse possível fazer esse tipo de viagem, não conhecia esse motorhome e achei a ideia super genial, com certeza é muito mais prático viajar dessa forma! Pelas fotos esse transporte parece super bacana e confortável, sério, me deu vontade de viajar só de ver. É uma pena que a água não seja potável e que seja necessário comprá-la, mas ainda assim achei uma ideia interessante e quando for fazer esse tipo de viagem, com certeza pensarei no motorhome como uma opção viável.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  13. Oi Ivi!
    Como eu nunca viajei para fora do país, não sei como é ou deve ser o jeito mais fácil.
    Me parece que o motorhome é tipo um trailer? Que você anda nele e ainda pode dormir? E pelo jeito ele é mais econômico, então vale mais a pena.
    Parabéns pela viagem!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ola Ivi maravilhoso acompanhar essa viagem e a forma como está sendo o dia de vocês, as dificuldades e as simplicidade e facilidade de algumas tarefas, menina esse Trailer é grande hein e pelo visto bem confortável, fico no aguardo de mais aventuras de vocês na viagem. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  15. Amo uma boa aventura e por isso encararia uma viagem dessa fácil, fácil. Confesso que muitas das suas explicações me deixaram meio assustada, hahaha. Tava entendendo nada, mas deve ser porque é novo pra mim, mas como você disse, a adaptação é mais fácil. Com certeza uma ótima experiência.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  16. Olha, você disse que não precisa de espírito aventureiro, mas na verdade acho que precisa de um pouco sim... Rs... Até agora não entendi direito como esse dump funciona, mas de qualquer maneira não faria esse tipo de viagem. Já tenho que arrumar a casa todos os dias da minha vida, quando viajo gosto de me permitir uma folga ficando num hotel que faça tudo por mim... Hehe... Mas que bom que se adaptaram e que repetiria a experiência!

    ResponderExcluir
  17. Caramba, que viagem bacana. Sempre vejo isso em filmes, mas não sabia que era tão fácil poder fazer uma viagem dessas. Eu sempre tive espírito aventureiro, então faria uma viagem dessas sem pestanejar. Amei as dicas, e passe mais, passe tudo, com muitas fotos e valores.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  18. Oi, legal post, mas não sei se viajaria em Mh. Não se se me adaptaria. Porém, para você deve ter sido uma experiencia bem legal. Gostei de saber um pouco sobre ela.

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Olá, Ivi! Que legal a ideia de viajar num Motorhome! A Samantha é uma amiga? Deve dar uma sensação de liberdade maravilhosa, de poder ir pra onde quiser e mesmo assim estar ali, no conforto que cabe no MH! <3 Gostei de saber dosa detalhes e fico imaginando a aventura que certamente ficará registrada também na memória das crianças, não é? bem legal! ;)

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oie
    Ivi eu precisooo de uma viagem dessa pelo menos uma vez na minha vida o problema é que não gosto de viajar sozinha e a maioria dos meus amigos nunca topariam a gente sempre viaja junto mais todo mundo quer conforto quando falo em acampar ou fazer mochilão todo mundo olha como se eu fosse louca mais viajar por ai gastando pouco conhecendo lugares sem se preocupar demais com hotel, ou sem fazer muito plano de destino soa como o paraiso para mim.
    Adorei o post amei sua familia.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu li alguns posts sobre a viagem e vocês terem optado por motorhome foi uma das coisas que mais chamou a minha atenção. Eu não sabia praticamente nada sobre isso, nem mesmo que dava pra alugar um e por isso simplesmente amei seu post. Eu espero um dia conseguir viajar nesse estilo também, porque acho o máximo e com certeza vou lembrar desse post, pois ele ajuda muito.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Eu adorei esse diario de viajem! Eu sou apaixonada em viajar, apesar de não fazer muito isso rsrs, mas tenho uma lista enorme com lugares que eu queria conhecer. Fico muito feliz que vocês tenha feito uma passeio agradavel e adorei conhecer o motorhome.

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014