19

As Pernas de Úrsula (Claudia Tajes)

FICHA TÉCNICA
Nome original: As Pernas de Úrsula
Autora: Claudia Tajes
País de origem: Brasil
Número de páginas: 127
Ano de Lançamento: 2002
ISBN-13: 9788525411549
Editora: L&PM

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 15º livro lido em 2016 e foi AS PERNAS DE ÚRSULA (Claudia Tajes). Dando uma organizada na estante, descobri este livro perdido e nem acreditei que eu tinha esquecido dele, porque afinal, adoro a autora. Sendo assim, comecei a ler quase que imediatamente.

O livro nos traz o Eduardo, um homem de meia idade, casado a um bom tempo com Alice. Eduardo é professor de Literatura em uma faculdade e também em um curso preparatório para o vestibular. Leva a sua vidinha sem grandes altos e baixos. Até que após o nascimento do seu primeiro filho, em uma noite em que ele e Alice saíram para jantar com alguns amigos, ele nota um par de pernas perfeitos, sedutoras e bem torneadas, e sua vida começa a mudar.

O livro começa exatamente na noite em que Eduardo se depara com o par de pernas feminino, de uma mulher muito bonita de quem ele não sabe absolutamente nada, porém a autora nos conta exatamente quem é o Eduardo, como é a sua família, como ele conheceu Alice, porque se casaram e ele sendo um homem fiel e apaixonado pela esposa, porque ele ficou tão impressionado com aquele par de pernas.

A história de Eduardo nos é contada de uma forma leve, sem grandes descrições, mas com muito humor. Cada página arrancava de mim uma gargalhada incontrolável em função das comparações que a autora fazia para exemplificar determinadas situações. A voz narrativa, toda em primeira pessoa sob a perspectiva do Eduardo, é simplesmente um show de humor e ficou extremamente convincente, quase como se realmente o livro tivesse sido escrito por um homem. Um jeito prático e despojado de lidar com a vida e, até um pouco irresponsável.

O livro se desenvolve em contar a história de Eduardo e a partir disso, de como ele fará para descobrir quem é a mulher, dona das pernas que o deixou tão alucinado.

Mais uma vez, a autora cumpriu muito bem com o seu objetivo. O livro que deseja nos divertir e relaxar, faz isso com propriedade e todas as piadas e cenas de humor desenvolvidas na trama, são muito bem feitas. O livro é divertido do começo ao fim, sem apelação ou humor duvidoso.

Porém o final do livro me deixou bem desgostosa. Não apreciei nenhum pouco a conclusão que a autora deu para a história e para a busca do Eduardo, porém, mesmo eu não curtindo nenhum pouco o final, ainda assim, a leitura foi incrivelmente prazerosa e fluida. O texto da Claudia é envolvente e cativante e na minha opinião, parece uma velha amiga nos contando uma história engraçada.
"Digam o que disserem os chamados homens de alma feminina, se é que isso existe, mas os outros, os de alma masculina mesmo, categoria na qual eu me incluo, jamais saberão ao certo o que fazer diante uma mulher que chora." 
Recomendo para quem gosta de uma leitura leve, despretensiosa e que esteja aberto a dar muita risada. O livro é divertido e muito bem desenvolvido. Vale super a pena!!!

Adorei!!!



Um pouco sobre a autora: Claudia Tajes nasceu em Porto Alegre em 1963. Foi redatora publicitária e hoje escritora. Alguns dos seus livros publicados são:

As Pernas de Úrsula
Dores, Amores & Assemelhados
Vida Dura
Só as Mulheres e as Baratas Sobreviverão
Comentários
19 Comentários

19 comentários:

  1. Oi, Ivi!
    Da autora, só conhecia a Vida Sexual da Mulher Feia. Vou dar uma olhada nesse livro. Curti sua resenha e ela me deixou bem interessada.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio do livro Marianas | Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  2. Oi Ivi!
    Tão bom quando encontramos um livro esquecido na estante né?
    Deve ser interessante esse fixação por um belo par de pernas. Que bom saber que o livro tem doses de humos e prende o leitor.
    Não conhecia, mas fiquei curiosa!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Olá Ivi

    Não conhecia o blog ainda. Adorei sua resenha, você expressa muito bem seu ponto de vista.
    O livro parece ser bem divertido, daria uma boa comedia essa caçada pelas pernas da mulher. Não é comum termos livros pelo ponto de vista de homens, é muito legal.

    Bjos

    Everton equipe Rillismo
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que esse livro deve ser engraçado mesmo pela forma como você fala dele e sua diversão ter até superado o fato de não ter gostado do final.
    Eu estou curiosa para saber o que esse par de pernas tem de tão especial para o Eduardo ficar obcecado...
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  5. Olá Ivi,
    Confesso que a premissa já não tinha me atraído, quando li que o final te deixo desgostosa, me desanimei completamente.
    Apesar de ser um livro para relaxar, acho que não me sentiria confortável a ler.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente não me senti atraída. AfinaL se ele era casado, tinha acabado de ser pai e repentinamente se encontra atraído por um par de pernas e vira sua obsessão. Que grande falta de trato da autora... mesmo sendo divertido me aborreci com a premissa do livro. Com certeza não é minha praia literária. Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente não me senti atraída. AfinaL se ele era casado, tinha acabado de ser pai e repentinamente se encontra atraído por um par de pernas e vira sua obsessão. Que grande falta de trato da autora... mesmo sendo divertido me aborreci com a premissa do livro. Com certeza não é minha praia literária. Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  8. Oiee Ivi ^^
    Não fiquei muito curiosa quando vi a capa do livro, mas saber que ele é divertido e hilariante me deixou curiosa para conhecer, mesmo que não seja bem o tipo de livro que eu gosto de ler. Saber que você gostou da história também me animou, espero gostar também. Ainda não tinha lido sobre a autora *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Nunca ouvi falar nesse livro, muito menos na autora. Mas, gostei do seu ponto de vista sobre o livro, e como estou numa vibe mais leve, esse livro seria ideal para mim no momento, além de que ele parece ser divertido e eu adoro estórias que me fazem rir. Dica anotada!
    P.s: essa capa tem alguma relação com o livro, porque achei ela muito destoante da estória.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Ivi, eu não conhecia o livro ainda e confesso que sua resenha me cativou muito, eu adoro esses livros que conseguem tirar gargalhadas do leitor, e esse parece ser cativante e divertido, além de leve. Com certeza já está na minha lista!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi *---*

    Muito difícil não ficar curiosa com uma premissa dessa, o que um par de pernas tem de tão especial pra deixar um homem tão doido ahhahah Fiquei bem curiosa, mesmo sabendo que você não gostou do final. Vou adicionar o livro a listinha de leituras, sua resenha só me instigou ahhaha

    Bjos

    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ivi
    Ainda não tivesse oportunidade de ler nada da autora e nem ter conhecido ainda esse livro. Gostei bastante da premissa e acho que leria, mesmo você fazendo suas ressalvas com o final dele. Acho que é uma ótima dica, o título é intrigante rs


    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá!!!
    Que surpresa boa olhar na estante e ver que tem um livro que não leu e quase como um livro novo e alem disto proporcionar ótimos momentos e uma prazerosa leitura. Achei o livro interessante e passa de uma uma maneiro tão sincera, tranquila e envolvente que fiquei com vontade de ler logo. Parabéns pela escrita.

    Beijos
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  14. Oi Ivi!
    Eu não conhecia essa autora, mas fiquei envolvida em sua resenha. Mesmo com o final não tão satisfatório, a trama leve e despretensiosa vai me fazer rir em algumas situações. Gostei dessa dica, e vou procurar para ler. E quanto a esquecer livros na estante, eu já fiz isso kkkkkkk
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Não conhecia a autora e nem o livro. Acho que teria me interessado mais pela estória se Eduardo não fosse casado. Fico triste pela Alice e a possibilidade de ela ser traída pelo marido. Esperoque ele não faça nada disso e fique so no mistério da coisa mesmo. Pois se ele trair a mulher, não me agrada em nada essa leitura. É claro que isso acontece na vida real, mas não sei se gostaria de ler algo assim. Fico feliz que vc tenha gostado da leitura e achei legal a autora ser talentosa a ponta de conseguir narra como se fosse um homem. Obrigada pela dica de qualquer modo.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  16. MDS 15° RESENHA ????? E eu só li apenas 3 livros até agora, mas realmente não estou dando sorte kkkkk estou lendo livros que a leitura empaca e tal, mas agora comecei um que acho que vai dar certo.
    Enfim... Não conhecia As pernas de Ursula e estou falando do livro e não literalmente das pernas kkkkkkkkkkkkk (Ignora a piada sem graça kkkkkkk) Acho que livros narrados por personagens masculino sempre é mais divertido né? Eu fiquei curiosa para ler e dar gargalhadas também. Deve ser um livro muito rapido para ler.
    Que pena que o final não te agradou.

    http://www.colecoes-literarias.blogspot.com.br/2016/03/sorteio-diario-de-busca.html

    ResponderExcluir
  17. Pena que o final a deixou desgostosa, porque até ler isso o livro tinha me interessado bastante. Adorei saber que ele é leve e humorado, faz tempo que não leio um livro que tende ao cômico. Adorei saber disso. Quem sabe ao ler eu não tenha uma visão diferente do final?!

    Beijos,
    Mariana Baptista
    umavidaporlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
  18. Claudia Tajes é maravilhosa, mas esse livro dela ainda não li. Acho uma pena que o final tenha ficado a desejar para você, mas que bom que, ainda assim a leitura foi prazerosa. Eu tenho interesse em ler esse livro, o mais breve possível, pois estou precisando de uma leitura leve.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Não conhecia o livro e achei a história bem divertida. ótimo pra ler em uma tarde. Fiquei curiosa para saber quem é a dona da pernas bonitas que tanto impressionou Eduardo. Pena o final não ter te agradado, mas as vezes acontece né.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014