26

Amor Amargo (Jennifer Brown)

FICHA TÉCNICA
Nome original: Bitter End       
Autora: Jennifer Brown
Tradução: Guilherme Meyer
País de origem: Estados Unidos
Número de páginas: 253
Ano de Lançamento: 2014
ISBN-13: 9788582353066
Editora: Guttemberg

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 10º livro lido em 2016 e foi AMOR AMARGO (Jennifer Brown). Desde que soube que este livro seria lançado, já fiquei mega curiosa para ler, em função do tema abordado e também por ter sido escrito pela Jennifer Brown, autora que me conquistou com o seu livro Lista Negra.

O livro nos traz a Alex, uma adolescente no seu último ano do ensino médio, planejando a viagem do sua vida com os seus melhores amigos, Zach e Bethany. A viagem será para o Colorado, lugar muito importante para Alex, porque foi indo para lá, que a mãe dela morreu em um trágico acidente de carro e, Alex sempre carregou a sensação que se soubesse o que a mãe estava procurando lá, ela aceitaria e se conformaria com sua morte. 


Alex tem mais duas irmãs, Célia e Shannin, mas nenhuma das duas compartilha com ela esta curiosidade sobre a mãe. O pai delas, após essa perda, se refugiou dentro do seu mundo. Ele é reservado, calado e não costuma participar da vida das filhas, logo, Alex, encontra na amizade com Zach e Bethany, o apoio que ela nunca encontrou em casa. Ela também confia muito em Georgia, a gerente da lanchonete onde Alex trabalha como atendente. Georgia é sempre carinhosa e presente em sua vida, e timidamente, ela imagina que a mãe poderia ser alguém como Georgia.

Porém aparece na vida dela, o Cole. Um jovem que veio transferido para a escola dela e que ela tem como responsabilidade, ajudar no reforço escolar. Cole é um daqueles meninos descolados, bonitos, espertos e não demora muito para que Alex se interesse por ele e ela é correspondida, porque ele também se mostra muito interessado por ela.
"Foi um beijo suave, lento, fácil. Um daqueles primeiros beijos em que nenhum dos dois tenta nada de muito ousado e que, de tão gostoso, parece que os dedos do pé estão se derretendo." página 71
O livro então irá se desenvolver no relacionamento de Alex e Cole. A principio, Cole é um namorado pra lá de fofo: carinhoso, cúmplice e apaixonado, porém, algumas de suas atitudes começam a gerar desconforto em Alex, principalmente porque ele odeia Zach e Bethany e isso gera um série de tensões no relacionamento. Pouco a pouco, Cole vai se revelando uma pessoa descontrolada, violenta e extremamente manipuladora.

A autora então aborda um tema pouco falado, mas infelizmente, muito presente na vida de muitos jovens nos dias de hoje: uma relação abusiva. Alex tem medo de Cole, ela se afasta dos amigos, mente e esconde das pessoas que mais ama, a verdadeira realidade do seu namoro. Mais que isso, Alex em muitas situações, se culpa pelo comportamento desequilibrado de Cole e ainda apaixonada, acredita em todas as vezes que ele pede perdão.
"E foi então que tudo começou a doer: o pulso, os quadris, o couro cabeludo, o pescoço. E mais que tudo isso junto: o coração" página 139
O livro é extremamente bem escrito e o desenvolvimento do tema proposto, muito consistente. Não é de uma hora para outra que Cole se revela para Alex, mas sim, tudo começa com pequenas atitudes que ela decide ignorar e relevar e quando se dá conta, está sofrendo todo tipo de violência. Para mim, que nunca viveu uma situação parecida, nem sequer conheço alguém que tenha vivido isso, é bem fácil julgar a Alex. Em várias partes do livro, eu me pegava gritando com ela: "Manda esse cara pro inferno!!!" Mas ao mesmo tempo, a argumentação da personagem não é fraca. Não apenas porque ela ama a pessoa que a diminui e sufoca, mas também porque ela sentia uma vergonha absurda em compartilhar esses abusos, com as outras pessoas e ser definida como uma fraca.

A conclusão do livro é muito emocionante e reflexiva e eu me vi chorando muito no último parágrafo. A história é forte, intensa e muito bem contada. Não existem furos na narrativa e a autora desenvolveu todos os personagens com excelência. Em alguns momentos, questionei não apenas a Alex e sua subserviência, mas também questionei os amigos, a família e os adultos que a cercavam e, me vi pensando em pessoas ao meu redor que podem estar sofrendo essa mesma situação, caladas pelos mesmos motivos da Alex: amor e vergonha. 


E o livro como se já não beirasse a perfeição, ainda traz um anexo muito pertinente sobre como se defender e como detectar possíveis relações abusivas. 

Eu adorei o livro. Foi uma história que com certeza ficará forte na minha cabeça e que me fará prestar mais atenção nas amigas, nas conhecidas, nas pessoas que podem chegar a viver isso. 
"Era disso que eram feitas as grandes amizades: perdão e amor incondicional. E massa de biscoitos, claro." página 131
Recomendo para quem aprecia uma escrita forte, com um tema original e com uma temática que faz pensar e refletir. Trata-se de um livro jovem/adulto que eu acredito sinceramente que deveria ser literatura obrigatória no ensino médio das escolas, como veículo de discussão sobre o tema. 

Foi uma excelente experiência de leitura para mim e com certeza, é um livro que eu sempre recomendarei.


Um pouco sobre a autora: Jennifer Brown nasceu no Kansas, Estados Unidos. Ela se formou em Psicologia e conseguiu alguns trabalhos de Recursos Humanos, mas não demorou muito para ela perceber que essa não seria sua profissão. Ela começou sua carreira de escritora, escrevendo colunas de humor para um jornal. Inclusive ganhou dois Erma Bombeck Global Humor Award (2005, 2006), mas deixou de ser colunista e agora se dedica em tempo integral para os livros jovem/adulto. Seus livros publicados no Brasil são:
Amor Amargo

Comentários
26 Comentários

26 comentários:

  1. Oi, Ivi!
    Realmente quem sofre de relação abusiva se isola do mundo por vergonha. E isso nunca acontece de um dia pro outro.
    Quero muito ler esse livro quanto Lista Negra, que aborda um tema bem sério também.
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe do sorteio do livro Marianas

    ResponderExcluir
  2. Oi Ivi,
    Eu não conhecia o livro e mesmo o achando muito interessante ele não é pra mim. Achei a história tensa e deve ser difícil para Alex se livrar dele (se é que ela quer se livrar dele), eu conheço uma menina aqui que é exatamente assim, o namoro dela é praticamente um casamento e tudo ela tem que pedir autorização para o namorado, mas não é só isso, ela vive presa à ele, ele controla tudo, roupas, lugares onde ela pode ir ou não e até o que comer. Gostei de como o livro aborda esse tema e vou apresentar pra ela, talvez com um livro ela caia na real e veja a besteira que está fazendo com a vida dela, pior de tudo é que ela só tem 15 anos.

    ResponderExcluir
  3. Nossa eu adorei o livro pela resenha, imagina o livro? Achei que o tema forte seria a morte da mãe e a amargura do pai, mas a autora ainda inseriu outro cenário de conflito muito pertinente para os dias de hoje. Acho normal você ficar irritada com a personagem que deve parecer ser uma tapada em alguns momentos, mas realmente a vergonha e o acobertamento das ações são partes desse tipo de relacionamento. Infelizmente.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    https://umavidaporlivro.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ivi! Caramba, esse livro deve ser bem tenso, né... Fui lendo sua resenha e pensando, acho que nunca li um livro que abordasse esse tema, já até incluí na minha lista do skoob para eu compra-lo. Fiquei curiosa pra saber como é o desfecho da história.
    Bj
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ivi
    As vezes ficamos assim mesmo em relação a um protagonista. Mas no fundo acabamos entendendo seus motivos. Tenho imensa vontade de ler este livro, mas infelizmente não tive oportunidade ainda.
    Adoro escritas fortes e gostei de sua recomendação.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ivi

    Eu não conhecia esse livro da autora de Lista Negra.
    Fiquei com uma vontade imensa de ler, gosto de histórias fortes e essa de uma relação abusiva deve mexer muito com a gente.
    Já vou anotar o nome aqui.
    Gostei da capa também.

    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. 10 livros já? E eu aqui parada no 3°, mas pensa em um livro parado, entediante e depressivo.
    Sou completamente louca para ler amor amargo. Nunca li nada da autora e esse é um dos seus livros que está na minha longa lista de desejados.
    Só de saber que o livro te fez chorar já fico ansiosa, adoro livros com temas mais fortes e reflexíveis.
    Amei a resenha

    ResponderExcluir
  8. Olá linda,

    Já estou na leitura n°25 desse ano haha e estou bem atrasada.

    Esse livro vai ter que se comprado rapidamente e lido. Eu estou lendo um livro semelhante a esse chamado No Escuro que trata sobre relacionamentos abusivos e suas consequências terríveis sob as vítimas que tem medo de denunciar os abusos e se acham culpadas pela violência causada por seus parceiros.

    Gosto de livros chocantes e que deixam lições valiosas vindas de temas polêmicos e muito pouco explorados na mídia.

    Amei sua resenha <3
    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-o-enigma-das-estrelas.html

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem?
    Eu sempre vejo muitas resenhas positivas a respeito desse livro, não só desse livro, mas de todos da autora. Eu estou com o A Lista Negra dela aqui, porém ainda não tive a oportunidade de o ler. Mas eu adorei a premissa de Amor Amargo, gosto muito de livros que tratam de assuntos polêmicos.

    ResponderExcluir
  10. Ivi essa não é a primeira resenha positiva e estimulante que leio sobre esse livro.
    Gostei da temática abordada, e da forma envolvente e bem fundamentada desenvolvida pela autora.
    Com certeza ele já está entre as leituras necessárias e obrigatórias.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. Olá! Eu quero tanto comprar e ler esse livro, pois só vejo falarem bem dele e também porque as resenhas que vejo são sempre positivas.

    Beijos,
    Leia a resenha de "Uma canção de amor"

    ResponderExcluir
  12. Olá Ivi,
    Estou prestes a iniciar essa leitura, mas com um certo receio, pois não sei se estou preparada para a leitura.
    Gostei muito da sua opinião e me animei de ler, mesmo com o receio.
    Quero entender o final que foi emocionante pra ti.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. NOSSA. EU PRECISO DESSE LIVRO.
    Não esperava nada de um livro com esse nome essa capa. Com um pouco de medo do final já. Mas LOUCA para fazer essa leitura. Nunca li um livro com esse tema, então não pode falta na minha estantes.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    O tema do livro é realmente muito forte e intenso, e precisa ser discutido pois varias garotas e mulheres acabam em relacionamentos assim e dificilmente conseguem sair deles... Algumas vezes acabam ate em tragédia. Imagino que se eu lesse o livro eu iria ficar muito revoltada com a situação, então não sei se leria por isso. Mas tenho certeza de que é um livro excelente e que precisa ser lido.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  15. Eu desejo ler este livro por questão do tema proposto. Conheço pessoas que assam por isto e mesmo assim não querem se desfazer de relacionamentos e tem diversos argumentos e realmente é normal se irritar. Mas gosto de livros com temas polêmicos para ver como cada um lida com o fato.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?

    Ainda não tive oportunidade de ler Lista Negra, mas depois de tantas recomendações da Pam,do Garota It, fiquei bem curiosa sobre esse livro. Aí veio o lançamento de Amor Amargo e fiquei mais curiosa ainda depois de ler a sinopse, mas foi outro que ainda não tive oportunidade de ler.

    A Jennifer parece escrever sempre sobre temas fortes e reflexivos, relacionado com os jovens. Esse tipo de livro deve realmente ser uma leitura obrigatória nas escolas, como você falou.

    Obrigada pela dica, pois depois dessa resenha e conhecer um pouco mais da história, estou ansiosa por essa leitura.

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Este livro esta em minhas metas a muito tempo desde que li A lista negra da autora e me apaixonei pela narrativa dela , imagino que Amor amargo deva ser tão bom quanto, gosto de livros que abordam temas fortes que nos fazem refletir , parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Desde o lançamento desse livro que ele se encontra na minha wishlist, porque além de ter uma capa bonita, é um livro da Jennifer Brown e assim como você, eu gostei super de A Lista Negra.
    Estou muito curiosa para como esse relacionamento será abordado, é um assunto que atiça minha curiosidade.

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Ivi, esse livro arranca muitos elogios dos leitores e sempre fui curiosa para ler aquele livro A Lista Negra da autora, imagina quando vi o lançamento desse? sua resenha me cativou mais ainda para ir atrás dele o quanto antes. Meus parabéns!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi Ivi!
    Que bom que nessa segunda leitura a autora não decepcionou você.
    É raro vermos livros com personagens adolescentes tratarem do tema relacionamentos abusivos. Temática bem válida.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Estes relacionamentos destrutivos costumam ser muito devastadores e, geralmente, a pessoa que se apaixona por alguém assim, custa para dar-se conta do problema e se deixa envolver. Acho muito bacana um livro que traga essa discussão à tona, pois talvez isso encoraje pessoas envolvidas em situações desse tipo a tomarem uma atitude. Adorei a premissa do livro e já anotei a dica. Gostei muito da resenha.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  22. Já li A Lista Negra da Jennifer Brown e adorei! Tanto ela quanto Amor Amargo tratam de temas fortes, bullying e relacionamentos abusivos respectivamente, mas Amor Amargo aborda um tema pouco abordado no universo literário e isso me faz ficar muito interessado na leitura, pois só vejo avaliações positivas como a sua, além da Pam Gonçalves <3 morrer de amores por ele kkk
    Adorei a resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  23. Parece bem interessante e o tipo de livro que busco. Temas reflexivos e que passam sentimento. Amei a resenha, deu pra ter bem a noção do que esperar do livro =]
    Bjs
    http://gordicesliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá Ivi,

    Eu tô desesperada atrás desse livro. Meu feeling sobre ele é o melhor possível pelos comentários que esse livro tem recebido. O outro dela achei muito pesado e quero conhecê-la por esse. Tomara que dê certo comigo.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi, Ivi. Bem, não se "sinta culpada" por não entender a protagonista. Eu também não entendia até que passei por isso. Não é fácil e é exatamente como imagino que seja o desenrolar da trama: a mulher se sente acuada, com medo de contar às pessoas próximas, inventa desculpas para os outros e para ela mesma, acredita nos pedidos de perdão... não é nada fácil se libertar.
    Super quero ler esse livro pois, como era de se esperar, gosto demais quando trazem esse tipo de tema.

    AH, que foto incrível essa com o fundo em preto e branco ♥♥♥♥ me conta como você fez esse fundo? Imprimiu diferentes capas de livros e colou? Estou apaixonada *-*

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras|Vem participar da resenha premiada e top comentarista de abril ♥

    ResponderExcluir
  26. Olá Yvi;

    O título do livro me atraiu e quando li em sua resenha que ele trata o assunto de relação abusiva já me identifiquei com Alex, e é exatamente do modo que você descreveu.
    Infelizmente passei por isso e não percebia a minha real situação. Fiquei muito interessada em saber o desfecho do livro.

    Beijos da Camila;
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014