13

Os Meninos da Biblioteca (João Luiz Marques)

Ficha Técnica:
Autor: João Luiz Marques

Ilustração: Rômolo D'Hipólito
País de Origem: Brasil
Editora: Biruta
Número de Páginas: 168
Ano de Publicação: 2015
ISBN-13: 9788578481353
SKOOB
Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 72º livro lido em 2015 e foi OS MENINOS DA BIBLIOTECA (João Luiz Marques). Este livro chegou até mim através do Book Tour que o blog Saleta de Leitura organizou em parceria come Editora Biruta.

O livro nos traz o Heitor, um menino de 12 anos que é bastante popular na sua escola e bairro em função de ser um blogueiro de sucesso. Ele é o dono do blog “Le Heitor” e neste blog, ele fala das sua leituras e das suas experiências com os livros. Porém o sonho do Heitor é virar personagem de um livro, ir além das críticas e opiniões, mas ter a sua história lida por outros leitores e quando ele começa a pensar sobre como isso poderá acontecer, descobre que a biblioteca próxima da sua casa, uma biblioteca municipal chamada Anne Frank, será demolida porque a prefeitura pretende usar todo o quarteirão para investir em imóveis. Heitor fica completamente revoltado com isso e decide que irá tentar salvar a biblioteca e para isso conta com seus amigos da escola e também com participações muito especiais.

O livro então irá se desenvolver em Heitor organizar sua estratégia contra a prefeitura e para tanto, vemos o menino aprender sobre licitação, liminar, tombamento de patrimônio publico, e o mais importante, sobre unir as pessoas em torno de um objetivo que fará bem para toda uma comunidade.

Eu adorei a leitura. O livro é um infanto juvenil original, consistente, com uma linguagem muito apropriada para o publico alvo e sobretudo, um incentivo intenso para com a leitura. Enquanto lia, revisitei alguns personagens que fizeram parte da minha infância como a Narizinho, que sai dos livros de Monteiro Lobato para dar algumas ideias e apoio para Heitor. Temos também personagens que eu não conhecia, saídos de contos do universal Edgard Alan Poe e que despertaram em mim muita curiosidade. O livro é repleto de indicações maravilhosas e fala sobre amizade, família e estudos e eu me senti muito feliz ao concluir a leitura e perceber que literatura de qualidade está sendo produzida para nossos pré adolescentes. Como eu tenho um filho de 8 anos e que também gosta muito de ler, sempre acabo indicando para ele livros que me fizeram feliz na infância como títulos da série vaga-lume, ou Os Karas ou a Turma do Bairro e ao terminar de ler OS MENINOS DA BIBLIOTECA, sabia que podia indicar um livro contemporâneo e com a qualidade no mesmo nível.

O livro é recheado de ilustrações bem interessantes. O traço destas gravuras é diferente e talvez não caia na simpatia em um primeiro momento, mas conforme a leitura se desenvolve, você se familiariza com o traço e percebe o quanto ele é harmônico para com todo o conteúdo da história.

Ao final do livro ainda temos um pequeno compêndio de informações muito interessantes sobre a biblioteca que o protagonista defende, bem como sobre todo o quarteirão. Eu adorei entender de onde exatamente o autor encontrou a inspiração para a sua história.

Super recomendo a leitura para crianças entre 8 e 15 anos. O livro tem aventura, informação e reflexão. Os personagens são tão carismáticos que parece que você os conhece e sendo assim, entende a luta e a motivação de cada um deles. Recomendo também para professores desta idade escolar. O livro seria uma leitura muito pertinente em ações literárias bem desenvolvidas por profissionais da educação. Enquanto lia, imaginei salas de aula debatendo a luta de Heitor e discutindo a vida dos personagens que o autor inseriu na trama e que fazem parte de outros livros. Recomendo para mães e pais que podem ler um capitulo por dia para os filhos e assim, despertar o prazer da leitura em seus herdeiros.

Existe um trecho do livro em que Heitor precisa escrever um discurso sobre sua luta e eu achei uma fofura sem fim. Deixo aqui o trecho para vocês e garanto que não tem spoiler.


Eu simplesmente amei a aventura do Heitor e me senti extremamente orgulhosa em participar de um Book Tour com um livro tão bom e dentro de um gênero que precisa ser mais difundido dentro da nossa literatura.

Amei!!!
Um pouco sobre o autor: João Luiz Marques é jornalista, nascido em São Paulo. Também se formou em Filosofia e fez extensão universitária em Jornalismo Cultural e Jornalismo Literário. Foi assessor de imprensa da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Trabalha com assessoria de imprensa e, há mais de dez anos, atende editoras, inclusive infanto juvenis. Os meninos da Biblioteca é seu primeiro livro.
Comentários
13 Comentários

13 comentários:

  1. Olá, Ivi.
    Eu já passei dos 15 mas me interessei pelo livro hehe. Já tinha lido uma outra resenha dele e me deu vontade de ler. A edição parece estar linda e a história parece ser bem original. Assim que der eu vou ler ele. E também vou indicar para uma amiga professora.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indica mesmo Sil, porque o livro é muito pertinente para a sala de aula!!!
      beijos

      Excluir
  2. Oi, Ivi!
    Esse livro parece ser muito fofo.
    E que não tem vontade de ser um personagem literário? Meu sonho hahahha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria ser uma personagem literária tb, tipo uma paroquiana do padre Bell.... hahahahahahahhaha
      beijos querida!!!

      Excluir
  3. Olá Ivi, tudo bem?

    Já tinha visto esse livro, e o adorei. Sabe, aqui na minha cidade que tem uma biblioteca que está deixado as moscas, e isso doí :/ dá vontade de fazer igual o Heitor <3.

    Beeijos


    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  4. Ah, fala sério... demolir a biblioteca municipal para usar o quarteirão para investir em imóveis... aff... achei muito legal o Heitor se empenhar tanto para defendê-la, aprendendo sobre coisas que não conhecia e ainda se esforçando para unir as pessoas com um objetivo comum. E bem que eu gostaria de ver a Narizinho dando ideias pra ele... acho que deveriam ter incluído a Emília na história também! rs...

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  5. Olá Ivi,
    Gostei muito da sua resenha. Esse livro me pareceu bem interessante e parece cumprir seu dever de entreter jovens. Já anotei para indicar para algumas primas que estão nessa faixa etária e que eu acredito já ter passado o momento de começar a ler.
    É muito bom o livro fazer menção a outras obras, pois desperta a curiosidade do leitor.
    Adorei a resenha.
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Oiiie
    Eu adoro livros do gênero e as ilustrações desse estão uma graça, sua resenha me deixou bem curiosa e espero poder ler o livro em breve e gostar

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei o livro, Ivi! As ilustrações são muito bonitas também. Muito interessante uma criança lutando para salvar uma biblioteca. Vou dar para o meu sobrinho ler, acho que ele vai gostar. E, claro, eu também lerei. Adoro histórias infanto-juvenis!

    http://leituras-compartilhadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Ivi, adorei a sua resenha e adorei a trama do livro. Eu sou suspeita de falar pois adoro esses infanto-juvenis e tenho a impressão que esse está com tudo. Quem sabe um dia quando surgir oportunidade eu dou uma conferida!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá, esse livro parecer ser fofinho. Apesar de não ser meu gênero de leitura, gostei pelo simples fato do personagem ser um blogueiro e pela situação em que ele é colocado para tentar salvar a biblioteca, que se chama Anne Frank. Amei a ideia do autor e estarei de olho no livro.
    Beijos,
    Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Achei esse livro bem interessante, gostei da história de Heitor, e me identifiquei muito com ele (além de ter o mesmo nome..). Ótima resenha

    Abraços, Heitor Botti
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Só o título do livro já me deixou encantada e agora que li essa resenha me sinto ainda mais encantada com as páginas desse livro que trazem uma grande história. <3 Vou querer ler com certeza e espero amar esse livro!

    Beijos e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014