3

Poder Extra G (Thati Machado)


A resenha de hoje é novamente de um livro lido pelo Wattpad, reconheço que o aplicativo se transformou em um dos mais usados no meu telefone celular. Um dia apareceu a recomendação de “Poder Extra G”, achei o título original, cliquei para ver a sinopse e o fato da história acontecer em Buenos Aires (cidade que eu amo) foi motivo suficiente para que eu começasse a leitura.
“Quem muito tem os pés no chão, esquece o quanto é maravilhoso se sentir nas nuvens”.
A maioria dos capítulos é narrada por Nina, fã de novelas mexicanas, trabalha em uma editora e viaja a Buenos Aires para se distrair e esquecer uma desilusão amorosa: descobriu traição de seu ex-namorado, que tinha vergonha de assumi-la por ela estar acima do peso. Nina demonstra que já sofreu por isso, mas que hoje é super bem resolvida e sabe fazer valer seus direitos. A amiga Marcela é daquelas bem sinceras e rende vários momentos engraçados.

Em meio a muitas “medialunas” (croissants) e doce de leite em terras portenhas, Nina conhece Nico. Ela queria apenas uma noite divertida, se surpreende por ele ser tão cavalheiro e respeitador. Como já era de se esperar, os dois se envolvem, mas a distância pode atrapalhar o futuro do casal.

São mencionados vários pontos turísticos da cidade de Buenos Aires, como a livraria El Ateneo (paraíso para os leitores), os bairros de Puerto Madero, La Boca e o parque Temaiken, que fiquei muito curiosa para conhecer. Além das medialunas e do doce de leite, o típico refrigerante de pomelo é citado e descrito de forma engraçada.

Me identifiquei absurdamente com as palavras de Nina, que descreve meus sentimentos sempre que volto da cidade: “Fiquei numa espécie de transe bizarro até que o avião decolou e Buenos Aires foi, gradativamente, ficando para trás. Os prédios, casas e avenidas foram diminuindo pouco a pouco e o meu coração começava a latejar. Aquilo era saudade antecipada”.

A surpresa do livro foi a abordagem sobre transtorno de identidade de gênero, de forma tão esclarecedora e delicada que o personagem Noah (lindo, por sinal) ganhou até livro. “Singular” está em andamento, os capítulos são postados duas vezes por semana e podem ser encontrados AQUI

Considerando que Nina é adotada, o tema de adoção também faz parte da história e duas surpresas enriquecem a trama e trazem alguns momentos tensos. Nina é a narradora principal, mas também há capítulos narrados por Nico, Noah, Marcela e Daniela (que aparece somente no final e dá um toque especial com sua narração).

Outra diferença do livro acontece nas partes hot, pois a autora avisa no começo do capítulo e escreve os trechos de forma que não interfiram com a história, para que os leitores que não gostem desse tipo de narração simplesmente passem para o próximo capítulo. Eu li tudo e gostei, até esperava capítulos assim pela evolução do relacionamento de Nina e Nico, mas admiro o cuidado e respeito da autora para que nenhum leitor perdesse alguma parte importante da trama.

Acima de tudo, o livro trata de amor próprio, aceitação e companheirismo. Nina leva a vida de forma leve, ironiza a si própria e está sempre disposta a ajudar (inclusive brigar) por aqueles que ama. A personagem inclusive “rouba” a vez da autora nos agradecimentos do livro, o que me pareceu bem original e divertido.

Recomendo para quem queira ler uma história diferente, com uma protagonista forte e poderosa, em uma história na qual são abordados temas complexos com delicadeza, como forma de reflexão. Se eu esperava apenas acompanhar lugares em Buenos Aires nos capítulos, terminei a leitura encantada com a história, com os personagens e os acontecimentos.
“Vida. Será que a consideramos por quão rápido as coisas acontecem ou por quão intensas elas se dão?”
Poder Extra G já está completo e pode ser encontrado AQUI



Um pouco sobre a autora: Thati Machado tem 24 anos e mora em Niterói – RJ. Tem várias paixões: os livros, a escrita, os palcos, a lente das câmeras. Estudou artes cênicas e publicidade, trabalha como modelo Plus Size, é blogueira literária no www.nemteconto.org e todo o restante de seu tempo é destinado às histórias que habitam sua mente. Seus dois livros mais recentes: “Poder extra G” e “Singular” (em andamento) estão disponíveis pelo wattpad. Seus livros publicados são:

  • Ponte de Cristal
  • Com Outros Olhos
  • Papel, Caneta e Ação
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. A história é tão maravilhosa e inspiradora que não consegui parar de ler e durante uma madrugada inteira li todo o livro, corrigindo, o devorei..
    Adorei o fato da Nina ser tão autoconfiante e poderosa, ela sabe que é linda e que pode conquistar tudo sem se preocupar com os padrões impostos pela nossa cruel sociedade, isso me inspirou a ser exatamente como ela,não estou dando a mínima importância para os que me julgam pelo meu físico, assim como ela, quero é ser feliz..
    Diga que a história é verdadeira e que essa diva existe! Please..rs
    Enfim, amei e vou, sem sombra de dúvidas, ler o próximo, Singular.

    ResponderExcluir
  2. A história é tão maravilhosa e inspiradora que não consegui parar de ler e durante uma madrugada inteira li todo o livro, corrigindo, o devorei..
    Adorei o fato da Nina ser tão autoconfiante e poderosa, ela sabe que é linda e que pode conquistar tudo sem se preocupar com os padrões impostos pela nossa cruel sociedade, isso me inspirou a ser exatamente como ela,não estou dando a mínima importância para os que me julgam pelo meu físico, assim como ela, quero é ser feliz..
    Diga que a história é verdadeira e que essa diva existe! Please..rs
    Enfim, amei e vou, sem sombra de dúvidas, ler o próximo, Singular.

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014