3

Com Outros Olhos (Thati Machado)

FICHA TÉCNICA:
Nome Original: Com Outros Olhos
Autora: Thati Machado
País de Origem: Brasil
Páginas: 90
Data de lançamento: 19/04/2015
Editora: Garcia Edizioni
SKOOB

Sempre que gosto muito de algum livro, como ocorreu com PODER EXTRA G, costumo procurar outras obras do mesmo autor e foi assim que encontrei COM OUTROS OLHOS. Diferente do livro de Nina, o livro possui apenas dois capítulos disponíveis para leitura no wattpad, pois já foi publicado.
“Foi estranho, mas senti que aquilo era certo, que estava acontecendo na hora certa e que a vida sabia escrever as coisas com muito mais maestria do que eu poderia prever” – página 38.
Gostei da protagonista logo na sinopse, Lana é uma jovem atriz que decide ingressar em uma companhia de teatro sem que saibam de sua limitação provocada pela cegueira após um acidente de carro. Como fiquei curiosa para saber o que aconteceria com ela e como as pessoas reagiriam, comprei o livro, que chegou a minha casa alguns dias depois, com dedicatória, bottom e marcadores lindos, inclusive de Poder Extra G e Singular (livros que comentei anteriormente).

COM OUTROS OLHOS tem apenas 90 páginas, mas a história é bem desenvolvida, com vários detalhes e situações interessantes. Os capítulos são divididos em atos como uma peça de teatro. A protagonista Lana é forte e mesmo com a ajuda do irmão, decide se mostrar independente e deseja ser reconhecida somente pelo talento.

No  primeiro ato, o livro é narrado por Lana, relatando sua vida antes e depois do acidente, além da mágoa e “vingança” do ex-namorado. Lana continua a narração no segundo ato e a acompanhamos para a seleção do elenco na peça, na qual ganha o papel de Julieta, despertando indignação principalmente de Arthur, ator que interpretará Romeu. O diretor Julie não se deixa abalar, é conhecido pela sua ousadia e mantém o casal protagonista.

Fiquei surpresa ao perceber que no terceiro ato o livro ganha novo narrador: Artur. Ele explica sua reação ao ver Lana e sua preocupação ao trabalhar com ela simplesmente por reencontrá-la. Os próximos dois atos também são narrados por ele em seu conflito. Após Artur ser informado sobre a deficiência de Lana, ela volta a ser narradora, percebe semelhanças com ele e se aproximam. Quando tudo parece bem, Lucas retorna e pode colocar a relação deles em risco. 

Há vários trechos de Romeu e Julieta transcritos no livro, que se encaixam também na história do casal protagonista. A narração de Lana é absolutamente descritiva, cheia de sensações e detalhes, a reação dela na exposição sensorial é bem interessante. Outro detalhe abordado pela autora é sobre itens específicos utilizados pelos personagens, como forma de informação e conhecimento. No caso de Lana, é um celular com teclas como no alfabeto em braile, que possibilita a comunicação também por meio de mensagens.

Gosto bastante dos livros de Thati Machado pelos protagonistas normais, corajosos apesar de traumas e limitações. Se em PODER EXTRA G foi abordado a questão de aceitação mesmo estando fora dos padrões de peso, a abordagem de “Com outros olhos” retrata a deficiência e as reações e situações vividas por Lana de forma bem real: coragem, superação, felicidade quando é possível fazer algo que ninguém acredita, mas também tristeza / raiva ao perceber que situações tão comuns e fáceis para todos sejam bem mais complexas de serem realizadas devido a limitação.


O livro trata de determinação, superação, preconceito e aceitação, sendo que a surpresa feita por Arthur demonstra como uma ideia simples pode melhorar a vida de alguém. Quando uma situação que mudaria o futuro de Lana não ocorreu, isso só fez com que eu gostasse ainda mais do livro. Recomendo! :)
“E aquelas últimas palavras fizeram mágica dentro de mim, pois é exatamente isso que fazem as últimas palavras.. Antecipam algo extraordinário que está por vir.” – página 88.


Um pouco sobre a autora: Thati Machado mora em Niterói – RJ. Tem várias paixões: os livros, a escrita, os palcos e a lente das câmeras. Estudou artes cênicas e publicidade, trabalha como modelo Plus Size, é blogueira literária no www.nemteconto.org e todo o restante de seu tempo é destinado às histórias que habitam sua mente. Seus dois livros mais recentes: “Poder extra G” e “Singular” (em andamento) estão disponíveis para leitura pelo wattpad. Seus livros publicados são:

  • Ponte de Cristal
  • Com Outros Olhos
  • Papel, Caneta e Ação
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Que livro fofo. Sua resenha também.
    Adoro teatro e amo mais ainda quando leio livros que ele é cenário.
    Adorei os mimos.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza!
      Se você gosta de teatro, recomendo ainda mais o livro, você vai se sentir participando da peça! :)
      Se decidir ler, volte para comentarmos, quero saber sua opinião.
      Beijos!

      Excluir
  2. Nosssaaa já vai entrar pra minha listaaa!
    Amei a resenha, amo teatro tbm!
    Bjs

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014