17

A Garota Mais Fria de Coldtown (Holly Black)


Oi gente que ama livros, hoje eu venho com a resenha do 59º livro lido em 2015 e foi A GAROTA MAIS FRIA DE COLDTOWN (Holly Black). Me interessei pelo livro por causa da capa, achei instigante, original e muito bonita e comecei a ler sem saber absolutamente nada da história.

O livro nos traz a adolescente Tana acordando dentro de uma banheira em uma mansão. Na noite anterior ela participou de uma festa naquele lugar e após beber mais do que aguentava, acabou apagando no banheiro, porém quando ela acorda e sai de lá, descobre que todas as pessoas, seus colegas, foram assassinados. Em desespero, ela corre de cômodo em cômodo e descobre dois sobreviventes em um dos quartos da casa: Aidan, seu ex namorado e Gavriel, um jovem misterioso.

A casa foi atacada por vampiros e Aidan foi mordido. A própria Tana é arranhada por uma destas criaturas e está infectada. Toda esta realidade fantástica não é uma novidade para os personagens do livro porque eles sabem que vampiros existem. A própria Tana teve uma experiencia muito próxima a ela. Sua mãe foi transformada em vampira e Tana assistiu seu pai matá-la para que ela não bebesse o sangue das filhas e todos ali sabem que existem lugares pelo mundo chamados Coldtown que são espaços rodeados por muros altos onde vampiros vivem e alguns humanos também. Tana então precisa ir para Coldtown levar Aidan e descobrir se o arranhão que ela sofreu a transformou também.

O livro é uma aventura frenética no inicio. Um corre corre sem fim, uma narração acelerada e as descrições são bem interessantes e de certa forma dá para “assistir” tudo o que os per soagens fazem, sentem, se interessam. Porém este ritmo vai se perdendo lentamente conforme a narrativa avança. Algumas aventuras se repetem, alguns embates se tornam tediosos e o final é bem clichê.

Eu particularmente não gosto de fantasia e conheço pouquíssimo sobre a mitologia vampiresca, então não posso dizer com propriedade que o universo que a autora criou faz justiça a todos os clássicos vampiros da literatura. A forma como ela explica o surgimento das Coldtwons é interessante e eu apreciei o embasamento que ela deu para as características que o livro traz, porém, existem muitas explicações no decorrer da história e isso se tornou enfadonho para mim que não tem nesse gênero literário, uma predileção. Ao contrario, eu não gosto, então minha antipatia seria natural. Ainda assim, a escrita da Holly Black é boa, te prende e dá para perceber que é um texto que foi trabalhado, escrito com atenção, bom de ser lido até por quem não curte o estilo de história.

Alguns personagens na trama roubam a cena em diversos momentos, por exemplo, Midnight é uma adolescente que sonha ir para ColdTown para ser transformada em vampira porque existe a lenda que dentro destes lugares, há muito luxo e riqueza e pessoas são atraídas para este universo com esta ideia. Lucien é outro personagem que eu gostei. Sendo ele o vilão do enredo, apensar de pouca firmeza, ele foi construído a partir de características bem definidas.

A diagramação do livro é linda. Manchas nas páginas nos remetem à sangue e a abertura dos capítulos é muito estimulante. Cada capitulo é iniciado por uma citação de algum escritor famoso. A maioria destas citações são sombrias e mórbidas e claro, todas relacionadas com o assunto que o capitulo ira tratar. Achei bem apropriado e de muito bom gosto.


É um livro que eu não sei como recomendar porque não foi uma leitura excelente para mim. Eu estava precisando ler algo diferente e sair um pouco da minha zona de conforto, mas esta leitura, embora seja algo que nunca está dentro daquilo que quero ler, não atingiu completamente minha expectativa. De qualquer forma, eu acredito que quem aprecia o gênero, pode vir a gostar. Quem gosta de uma narrativa recheada de aventuras, irá se interessar pela trama e para quem quer ler mais uma história de vampiros, é uma boa oportunidade.


Um pouco sobre a autora: Holly Black é uma escritora americana que mora atualmente em New Jersey. Alguns dos seus livros publicados no Brasil são:

  • As Crônicas de Spiderwick: O Guia de Campo 
  • As Crônicas de Spiderwick: A Pedra da Visão 
  • As Crônicas de Spiderwick: O Segredo de Lucinda
  • As Crônicas de Spiderwick: A Árvore de Ferro 
  • As Crônicas de Spiderwick: A Ira de Mulgarath 
  • Gata Branca
  • A Garota mais Fria de ColdTown
  • Boneca de Ossos


Comentários
17 Comentários

17 comentários:

  1. Esse livro é completamente diferente do que eu pensei que seria.
    Eu tinha deixado ele de lado mas, depois da sua resenha, me arrependo de não ter lido logo..
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta dessa pegada de vampiros, se joga!!!! bj

      Excluir
  2. Oi, Ivi! Adorei a resenha. Confesso que comprei esse livro pela capa mas ainda não li. Espero que não me decepcione muito, pois também não sou muito fã de livros de vampiros, embora tenha lido um recentemente e tenha amado. Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá Ivi, tudo bem ?

    Eu já havia visto algumas resenhas deste livro em alguns canais literários do youtube. No começo fiquei interessado pela capa, mas depois passei a me apaixonar pelo contexto da história envolvendo os personagens. Adorei sua resenha e fiquei com mais curiosidade para ler ele, amo criaturas sobrenaturais e saber que o livro tem vampiros é algo incrível para mim.

    Bjs,
    Túlio.

    ResponderExcluir
  4. Oie...
    Quis muito ler esse livro, antes mesmo de saber do que se tratava, e admito que até ler sua resenha não fazia ideia de que era uma história de vampiros... Fiquei super animada com o ritmo inicial da leitura, mas saber que esse ritmo vai diminuindo e a narrativa fica tediosa e cansativa ascendeu um grande alerta vermelho, ainda pretendo ler o livro, mas acredito que não estou no momento para ele. Estou precisando urgente de leituras frenéticas do inicio ao fim.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar muito nesse livro, mas não sabia do que se tratava. Achei muito interessante a premissa, pois adoro livros sobre vampiros, e pelo que você disse vou amar esse, já que é aventura bem elaborada pela autora. Gostei de saber também que ela é a autora das "Crônicas de Spiderwick". Já assisti ao filme e amo, tô louca pra ler os livros!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  6. Oiie Ivi,

    Eu ainda não tinha lido esse livro, e adorei, só pelo fato de ter vampiros, fantasias. Adoro. Mas a capa achei que não retrata bem o conteudo do livro. Gente, estou mega curiosa para saber se a Tana, vai ser uma vampira do "mal" ou uma boa que não suga o sangue.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Ivi,
    Menina, eu curti muito a premissa do livro. Ainda não o conhecia mas gostei da capa e gostei muito da história. Mesmo você não tendo gostado tanto, sua resenha foi escrita muito bem de forma que você mostrou os pontos positivos e do livro e quais, na sua opinião, foram os negativos. Eu gosto do universo vampiresco e fiquei bastante interessada nessa leitura

    ResponderExcluir
  8. Olá Ivi,
    Bom que você saiu da sua zona de conforto e deu uma oportunidade, pena que não curtiu.
    Sinceramente, também não é meu estilo, não gosto de livros tão sanguinários. Como mata a mulher assim, tudo bem que era para ela não atacar as filhas... mas não aguento isso!!!
    O bom que é uma leitura frenética, isso ajuda um pouco.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Ivi *---*

    Sempre tive vontade de ler esse livro, a capa dele é bem legal, mas eu quero mesmo ler para poder conferir a leitura da Holly Black sozinha. Pela suas impressões, creio que não irei gostar. Adoro suas resenhas elas sempre são bem explicativas e interessantes.

    Bjos

    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Já vi o nome da autora em algum lugar, mas não conhecia o livro. O Enredo me pareceu bem diferente e inovador, apesar de ColdTown ter me lembrando House Of Night... Se bem que House of Night é una escola, mas muitos vampiros ficam por lá. De qualquer maneira achei bem legal essa busca de Tana de chegar em ColdTown para descobrir se vai virar Vampira ou não. E imagino que ela deve ser bem traumatizada pela mãe ter virado vampira e o pai ter siso obrigado a mata-la :/ Gosto de leituras Fantasiosas e sobrenaturais, então eu com certeza leria este livro.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  11. Oiê!
    Sou louco para comprar esse livro, acho ele bem bacana, na Black Friday, o kit do livro (Livro + caixa de madeira) tava por 9,90 no Amazon, e eu só não comprei pq o cartão que eu ia fazer as compras não foi liberado. A escrita da Holly é muito boa, e essa capa é uma maravilha!
    Bjks

    ResponderExcluir
  12. Olá Ivi,
    Já tinha visto esse livro muitas vezes por aí, mas era como você, não sabia do que se tratava.
    Confesso que fiquei bastante curiosa, pois adoro esse universo vampiresco. Fiquei curiosa em relação ao que acontecerá, pois a mocinha já viu a mãe ser morta e isso não é pouco, não é mesmo?
    Adorei sua resenha e, mesmo você não tendo gostado tanto da leitura, ela me instigou a ler.
    Beijos!
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá

    Lembro que comecei a ler esse livro e tive que parar não lembro por qual motivo e depois não peguei de novo pra ler, já li alguns livros de vampiros e achei a desse diferente, quanto ao fato de você não ter gostando da leitura,quando você não curte muito fantasia é meio difícil gostar de livros assim,mas só lendo mesmo pra ter uma opinião, pretendo tentar ler de novo, pois do pouco que li eu gostei tanto da história como da escrita da autora, uma pena o livro não ter te cativado.


    Bjss

    ResponderExcluir
  14. Coincidentemente me falaram desse livro essa semana. E foi uma recomendação positiva. Eu não a menos ideia que era a mesma escritora As Crônicas de Spiderwick, bom saber. Mesmo você dizendo não saber como recomendar, já recomendou. Eu gosto do gênero, apesar de ter me decepcionado com vários livros ultimamente, mas gostei da premissa desse. Valeu.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  15. Eu curto bastante o gênero, apesar de não ser o mais presente entre minhas leituras. Já tinha lido criticas muito positivas sobre esse, porém ainda não me interessei totalmente em ler. Da autora eu já li os dois primeiros de As Crônicas de Spiderwick, e o O Desafio de Ferro, que ela escreveu com a Cassandra Clare. Gostei muuuito da sua resenha!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  16. Oi Ivi, tudo bem?
    Eu particularmente curto o gênero e tenho a intenção de ler o livro, é que me foi muito recomendado por uma amiga, ela gostou bastante. Pena que não te agradou da mesma forma, creio que seja mais uma questão de preferencia por gênero mesmo! Gostei bastante da resenha!

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014